07 nov 2018

Bodas de casamento: todos os detalhes da nossa renovação de votos

por
Gabi Miranda

Casamento, Destaque

bodas de casamento

Uma das minhas metas 2018 era comemorar meus 10 anos de casamento. Ou seja, celebrar nossas bodas de casamento! Eu já tinha desistido pensando nas finanças. Eu dou muito mais prioridade agora para gastar dinheiro com o que realmente é essencial. Então, há poucos dias de completarmos 10 anos de casados, fiquei pensando a respeito. Pra mim era essencial esse matrimônio.

E fiquei pensando em tudo o que conquistamos durante esses 10 anos. E o que não conquistamos. Pensei muito em tudo o que aconteceu no último ano. Em tudo o que temos. O que não temos. E cheguei a conclusão: precisamos celebrar! Celebrar o que somos, a família que construímos. Celebrar a nossas vidas. Sim, era uma bela forma de agradecer.

Não precisava ser uma mega festa, ter 200 convidados. Só precisávamos de poucos amigos, a nossa família e um reverendo.

A escolha do reverendo

bodas de casamento

Há 3 anos, aproximadamente, um casal de amigos nosso casou numa cerimônia emocionante e eu lembro de falar no ouvido do marido: esse reverendo vai realizar nossa cerimônia de bodas de casamento.

Então, às vésperas de completarmos nossos 10 anos de casados, entrei em contato com o reverendo Otávio – o mesmo que realizou o casamento desse nosso casal de amigos. Ele prontamente respondeu e simplesmente disse que faria a nossa renovação de votos.

O reverendo Otávio é como um anjo, desses que aparece em nossas vidas para de fato nos abençoar. E se a nossa renovação de votos foi possível, eu devo isso a ele.

Marcamos uma reunião, conversamos, respondemos uma entrevista. E o reverendo Otávio nos indicou a leitura de 2 livros: “as cinco linguagens do amor” e “como mudar o que mais irrita no casamento“. Ele, inclusive, lançara ainda esse ano um curso online para casais, no qual abordará diversos assuntos comuns da vida a dois. O objetivo do curso é levar os casais à reflexão, estimulando-os a desenvolverem estratégias de ajuda mútua. Tenha mais informações do curso AQUI.

A recepção da bodas de casamento

Decidimos que seria algo simples e que gataríamos o mínimo possível. Para isso, decidimos convidar apenas os padrinhos do nosso casamento, aqueles que estavam no altar conosco há 10 anos. Três casais de amigos que não estavam, mas que com certeza fariam parte desse momento. E a nossa família direta: pais e irmãos.

Já tínhamos definido que não gastaríamos dinheiro com buffet. Recorri a ajuda da Mari (blog Mami e Mais) que fez um delicioso strogonoff de frango. E o menu que servimos foi: entradinhas (torradinhas com patê), almoço (salada, arroz, estrogonoff e batata palha), sobremesa (frutas, torta de limão e pudim, bolo e mousse de chocolate – contribuições das minhas amigas Dani e Lizandra).

bodas de casamento

Para o álbum de casamento

Quem me conhece sabe que em dias de evento eu simplesmente esqueço o aparelho de celular e vivo de fato o momento presente. Eu acabo postando bem pouco nas redes sociais. Pra falar a verdade, posto quase nada quando estamos em festas, principalmente se for algo da nossa família. Acho que é um dos momentos que posso afirmar com certeza que mais aproveito.

bodas de casamento

Resultado: poucos registros no celular.

Por isso, dessa vez, fiz questão de termos uma fotógrafa fazendo registros da nossa bodas de casamento. É muito bom poder prestar atenção em tudo o que está acontecendo no momento da festa, curtir as pessoas, compartilhar sorrisos e histórias, viver aquela experiência sem a preocupação de ter que tirar foto, postar no Instagram, encaminhar para fulano que não estava presente! Melhor ainda é contar com alguém capturando os sentimentos daquele instante e depois olhar cada registro e sentir pulsar aquela alegria novamente.

A profissional escolhida foi a Ana Paula Brandino, da Intensify Photo, @intensify.photo, a mesma que há um ano fez um ensaio fotográfico meu AQUI. A Ana estava de licença maternidade, mas gentilmente disse que faria as fotos com todo amor e prazer. E ela fez mais, elas fez de corpo e alma. Todas as fotos ficaram incrivelmente lindas! Indico de olhos fechados o trabalho da Ana.

A lembrancinha – o significado das amêndoas para o casamento

Eu queria seguir a linha da simplicidade, porém queria uma lembrancinha que tivesse significado. Então, escolhi amêndoas. Eu mesmo comprei alguns gramas de amêndoas, coloquei em saquinhos e fechei com uma fita dourada que tinha em casa.

bodas de casamento

Pesquisando, descobri que as amêndoas tinha um significado para o casamento. Elas são uma opção bastante procurada para lembrancinha de casamento. Colocadas em caixinhas, tubos ou saquinhos mais finos, podem ser colocadas na saída do evento (não faça como eu que acabei esquecendo de dar para os convidados).

Diz a tradição, que as amêndoas simbolizam os votos que os convidados desejam aos noivos. Frequentemente são entregues a cada convidado cinco amêndoas. Cada amêndoa representa um voto ao casal. Os votos tradicionais são:

  • Felicidade
  • Fertilidade
  • Longevidade
  • Riqueza
  • Saúde

Sobre realizar sonhos

Precisamos de muito pouco para realizar sonhos. Essa bodas de casamento era um dos meus sonhos. E foi até melhor do que todos os sonhos que já tive sobre esse dia. Foi uma cerimônia linda, cheia de benção, palavras lindas e pessoas queridas em volta. Tudo o que é essencial para mim estava reunido ali.

Meu marido e parceiro.

bodas de casamento

Leia também: a renovação de votos que fizemos um para o outro

Meus filhos

E achei lindo e significante o Benjamin ali junto de nós durante a cerimônia toda.

Mesmo que um deles tenha dormido a cerimônia toda, rs

bodas de casamento

Amigos verdadeiros

bodas de casamento

Leia a homenagem linda que a Dani, minha amiga, minha irmã do coração, madrinha do nosso casamento e da Stella fez:

Sobre amor e celebração

Minha irmã amada

Meu pai

bodas de casamento

Versículos

O Reverendo Otávio nos enviou uma lista com alguns versículos e pediu que escolhêssemos 1 deles para o momento da cerimônia. O que mais tivesse a ver com a nossa história de vida, com o nosso momento. Achei uma missão difícil e fiquei em dúvida entre dois.

Para minha emoção, reverendo Otávio citou os dois versículos:

É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar – Eclesiastes 4.9,10

Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém, a maior delas é o amor – 1 Coríntios 13.13

E assim, realizamos mais um sonho juntos.

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.