21 jun 2018

Brotas: o que fazer em família ou em casal

por
Gabi Miranda

Maternidade, Viagem

Eu nunca imaginei fazer turismo em Brotas. Nunca foi uma opção de destino, até que recebemos um convite para conhecer a Pousada das Nascentes. E lá fomos pesquisar o que Brotas oferecia. Brotas é a capital do turismo de aventura, no interior de São Paulo. É a terra do príncipe Daniel, o cantor. Um lugar lindo que eu comparei várias vezes à Toscana. Não, eu nunca fui para Toscana, a não ser em filmes. Brotas possui uma paisagem encantadora, a estrada que pegamos do bairro onde estávamos (Patrimônio) até o centro de Brotas, parecia uma estrada rural, cheia de vinhedos, curvas e aquele céu aberto azul da cor do mar.

Brotas está localizada muito perto de São Paulo capital, foram aproximadamente 3 horas de viagem, e têm inúmeros atrativos naturais e gastronômicos. É um destino rápido e acessível, além de surpreendente em todos os sentidos. E é um destino para ir em família ou casal. Quando vimos o roteiro, achamos que era uma viagem voltada mais para casal. Quis ir só com o marido, tentamos articular algo, mas não teve jeito. Não encontramos alguém que pudesse ficar com as crianças. Junto de nós, foram a Mari (do blog Mami e Mais) e o Rodrigo, seu marido. Descobrimos que Brotas é um destino tanto para casal, quanto para família com crianças. Abaixo, você confere nosso final de semana na cidade e todo o nosso roteiro.

O que fazer em Brotas

Onde se hospedar

Brotas

Fomos para Brotas numa sexta-feira. Ficamos hospedados na Pousada das Nascentes. Localizada no bairro de Patrimônio, é uma pousada muito, muito aconchegante. Um lugar tranquilo, com atendimento incrível. A Delma, dona da pousada, é uma pessoa calorosa e muito atenciosa. Ela nos recebeu acolhedoramente, com direito a bolo, chá, cachacinha chamada Gabriela e uma conversa pra lá de boa.

A pousada das Nascentes tem uma atmosfera mais romântica. As suítes são especialmente decoradas para casal. Tem hidromassagem e uma cama super gostosa. Mas a Delma adaptou tudo para que nossos filhos se sentissem em casa também.

Brotas

O café da manhã é caseiro e farto. Oferece pratos quentes, diversos tipos de pães (doces e salgados), bolos, frutas, sucos, chás.

Brotas

A Pousada ainda oferece piscina, serviço de bar e internet gratuita. Todas as suítes possuem hidromassagem e são equipadas com ar condicionado, frigobar, TV e DVD. Além disso, a pousada oferece algumas programações temáticas que a Delma prepara de acordo com datas sazonais. Por exemplo, fomos no final de semana anterior ao Dia dos Namorados. Então teve muitas surpresas para os casais que ali estavam hospedados.

Brotas

A Pousada das Nascentes ainda oferece a opção de traçar um roteiro para os hóspedes onde se inclui as belezas de Brotas, como por exemplo, as cachoeiras, parques e restaurantes da cidade. Delma preparou um roteiro incrível para nós. Veja abaixo tudo o que conhecemos em Brotas.

Cervejaria HZB

 

Localizada em São Pedro, perto da Serra do Itaqueri, a cervejaria HZB é um ótimo lugar para petiscar e tomar uma cerveja de verdade. É uma cervejaria artesanal, e oferece uma bebida natural e saudável, produzida sem produtos químicos ou conservantes.  O Claudio, dono da cervejaria e quem nos recebeu muito bem, é rigoroso em relação aos padrões de qualidade da cerveja. As receitas são exclusivas, oferecendo ao consumidor um produto diferenciado em cor, aroma e sabor.

As Cervejas são consideradas gourmets  e produzidas segundo a autêntica Lei da Pureza, editada em 1516 na Alemanha. Essa lei é rigorosa, permite apenas o uso de quatro ingredientes na produção da cerveja. São eles: malte, água, lúpulo e levedura.

Ao todo são 7 tipos de cervejas e experimentamos as: HZB Pilsen,  HZB Red Lager, HZB Stout e HZB IPA – India Pale Ale. Ainda tem um sabor sazonal, a HZB BOCK, uma cerveja especial de inverno, mas que ainda não estava disponível quando fomos.

Brotas

Nós fomos conhecer a cervejaria HZB na sexta-feira mesmo. Fomos muito bem recebidos pelo Claudio que nos contou toda sua história e nos ensinou tudo sobre cerveja. Viramos, oficialmente, tomadores dessa bebida. Às sextas-feiras acontece show de rock com bandas diferentes no espaço físico da HZB. À noite o ambiente é propício para comer petiscos, beber e papear.

Recanto das Cachoeiras

Foi no Recanto das Cachoeiras que agradeci por estar com as crianças. Eu teria me arrependido de conhecer um lugar desses sem elas. É um parque para quem ama natureza e aventura. Abre às 9:00 e fecha às 17:00 e oferece diversas atrações para turistas que gostam de natureza e aventura. Tem opções para crianças e adultos.

Fizemos a trilha da Pedra Branca que nos levou a três cachoeiras incríveis. Deu muita vontade de entrar e embora não estivesse frio, o tempo não estava tão propício para isso. Mas o passeio já vale muito a pena pelo visual. Durante a caminhada curtimos a natureza, respiramos ar puro, nos desligamos completamente do mundo. E ficamos ligados no momento presente.

Brotas

Entre as atividades que o parque oferece, estão o arvorismo, tirolesa, rapel guiado, cavalgada e passeio de quadrimoto. Marido e Rodrigo fizeram arvorismo. Eu e Mari tirolesa. Mari, Rodrigo e Benjamin fizeram cavalgada e eu fiquei muito orgulhosa do Ben. Eu, marido e Stella estávamos prontos e em cima dos nossos cavalos. Stella estava com o marido e quando o cavalo começou a andar, ela começou a reclamar de dor. A cela do cavalo estava apertando suas coxas. Eu, que já estava morrendo de medo, desisti na hora para ficar com ela. Mas aí marido desceu do cavalo e acabou desistindo de montar novamente. Nessa, a Stella curtiu um passeio a cavalo ali mesmo, guiada por um instrutor.

Brotas

Brotas

Leia também: por que as pessoas desestimulam as viagens com crianças?

Além do contato com a natureza e das diferentes atividades, o Parque Recanto das Cachoeiras dispõe de infraestruturas como estacionamento, recepção, guarda-volumes, vestiários, piscina, salão de jogos, lanchonete. Também possui um restaurante onde são preparados pratos típicos de fazenda, mas quando fomos o restaurante estava fechado para manutenção. Então, nos alimentamos na lanchonete que tem várias opções de petisco. A isca de peixe é deliciosa, fica a dica!

O Recanto das Cachoeiras é um lugar delicioso, onde crianças, jovens e adultos curtem e interagem com animais e a natureza. Tem um visual incrível! Vale a pena só pela paisagem.

Brotas

Leve tênis, roupa de banho, protetor solar, repelente e câmera digital (com bateria, né Mari?! rs). A taxa de visitação é de R$ 60,00 por pessoa (criança de três a dez anos paga R$ 30,00) e dá direito ao uso da piscina, salão multiuso, playground, áreas de descanso e, além disso, contemplação, mirantes, trilhas para as Cachoeiras Santo Antônio e Roseira.

Adega Casarão

No sábado à noite saímos para jantar, mas antes fomos conhecer a Adega Casarão. Gente, parada obrigatória para quem for jantar no restaurante que vou falar logo abaixo, pois um é pertinho do outro. Está no centro de Brotas e te faz viajar no tempo. Eu viajei para minha infância, na casa do meu avô paterno. O lugar não é parecido com a casa do meu avô, mas me trouxe lembranças de lá. E acho que é porque lá é um lugar cheio de história. A começar pela arquitetura. Depois, porque além de cachaças nobres, a Adega Casarão ainda oferece doces caseiros, geleias, compotas, bolachas caseiras, mel, pimentas, queijos, salames. Muitos produtos caseiros, num ambiente acolhedor e cheio de objetos antigos.

Brotas

A Adega Casarão é composta por dois ambientes. Era uma casa construída em 1860. Os tonéis das cachaças ficam na parte de baixo, chamada de porão. Ali experimentamos algumas cachaças e licores. Sim, alguns produtos podem ser degustados na hora. E não tem como sair da Adega sem levar algumas dessas delícias. Por fim, ganhamos uma cachaça do Fred, dono da Adega Casarão, que também nos ensinou como tomar uma cachaça.

Brotas

Brotas Bar

Você não pode ir à Brotas e não fazer uma refeição no Brotas Bar! Foi considerado o melhor restaurante da região de Brotas pelo Guia 4 Rodas. E recebeu a certificação de Excelência nos serviços conferida pelo TripAdvisor, pois oferece uma gastronomia para gostos exigentes.

Brotas

Tem uma gastronomia excelente! Bem sofisticada e diferenciada, além de pratos deliciosos, apresenta drinks exclusivos e exóticos, como a famosa Caipirinha de Banana, que o marido provou.

O cardápio inclui petiscos, saladas, carnes premium, peixes grelhados, risotos, massas frescas artesanais, pizzas quadradas, tábuas de frios, fondue salgado e sanduíches especiais, e oferece, além disso tudo, uma carta de vinhos selecionados. E a Entrada! Não deixe de pedir de entrada o bolinho de queijo coalho. Eu provei um filé mignon com risoto de queijo, estava insuportavelmente delicioso. Marido me surpreendeu indo na mesma escolha. As crianças foram de pizza. Que pizza!!!

Brotas

Brotas

A sobremesa é outra coisa dos deuses. Estávamos em 4 adultos e, como resultado, cada um pediu uma diferente. Logo, experimentamos de tudo. Cada um comendo do prato do outro. A gente pega intimidade, aí já era, não tem mais vergonha de nada.

Brotas

Leia também: lugares para viajar nas férias de julho

Além de uma gastronomia impecável e saborosa, o atendimento é excelente e o ambiente muito agradável. A decoração do Brotas Bar foi inspirada no turismo de aventura que Brotas oferece. Portanto, lembra muito a natureza e os esportes de aventura praticados no rio Jacaré Pepira e nas inúmeras cachoeiras existentes na região de Brotas.  No mezanino, você janta observando os caiaques em tamanho real e as luminárias produzidas com capacetes iguais aos utilizados no Rafting ou, além disso, ainda em uma mesa construída em formato de bote.

Brotas

E não basta ser bom em gastronomia, atendimento, decoração. O Brotas Bar quis ser mais que perfeito ao pensar nas famílias com crianças. Para entreter as crianças enquanto os pais jantam, o local oferece uma área para recreação com piscina de bolinha e escorregador, onde meus filhos se divertiram após acordarem de um sono profundo.

Super indico esse lugar!

Brotas

Brotas em família ou casal

Essa foi a nossa viagem e roteiro para Brotas. Lembrando que fomos na sexta e voltamos no final da tarde de domingo. No domingo, por fim, ainda voltamos para aproveitar o Recanto das Cachoeiras.

Brotas é um destino perfeito para finais de semana, férias, feriados. Seja para momentos especiais a dois ou em família. Cheio de belezas naturais, é um cenário lindo para casais em lua de mel ou jovens que procuram aventura tanto quanto para famílias que querem curtir o momento presente.

Eu que nunca pensei em ir para Brotas, agora só penso em voltar no verão. E a Pousada das Nascentes é a minha opção, porque além de oferecer conforto, tem toda essa facilidade de montar um roteiro para você viver momentos inesquecíveis.

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.