06 fev 2014

A casa com criança

por
Gabi Miranda

Organização, Terapia do lar

Houve um tempo em que a casa bagunçada me incomodava. Quando digo casa bagunçada, me refiro à bagunça de criança: brinquedos, roupas e acessórios infantis espalhados pelos quatro cantos, de todos os cômodos.

Com o tempo, fui me acostumando à casa com crianças. Os brinquedos espalhados, principalmente, pararam de me perturbar e passaram a transformar o ambiente em festa, cheio de vida, cor, alegria.

Em nossa nova casa, me deparo com brinquedos espalhados frequentemente, pois diferente da outra casa, onde os brinquedos já ficavam armazenados em caixas na sala, Benjamin traz os brinquedos constantemente para sala e ali alguns vão ficando…

São brinquedos espalhados, adesivos colados onde não deve e daqui a pouco (na outra casa já tinha) paredes e portas rabiscadas.

casa com criança

Como nosso apartamento é pequeno, acho que fica mais evidente quando os brinquedos estão espalhados. Benjamin não tem uma área só pra ele além do seu quarto – por sinal, bem pequeno. Portanto, ele pode explorar os espaços comuns da casa, inclusive a varanda. Sempre o deixamos à vontade para espalhar seus brinquedos, contanto que tenha limites. Brincou, guardou.

Mas não tem jeito, não tem como deixar a casa impecável 100%. Os brinquedos já fazem parte da decoração, tem sempre um, dois ou três em cima dos móveis. Tem sempre carrinhos, soldadinhos e peças de montar jogadas no chão. Até dentro dos armários da cozinha passei a me deparar com algum brinquedo.

casa com criança

Desencane!

O negócio é não encanar e relaxar, se deixar levar pela infância do nosso filho, se jogar de cabeça. Infância é um período tão passageiro e só nos damos conta na vida adulta.

Casa com criança é casa com energia, alto astral! Aliás, deixa de ser casa para ser lar. E crianças precisam de liberdade para se expor, criar e explorar o seu mundo. Como li outro dia de uma arquiteta, “um lar com crianças tem sua energia renovada diariamente”.

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.