19 jan 2018

Casa organizada em 5 passos

por
Gabi Miranda

Colunas, Tudo Arrumado

Com a correria do dia a dia muitas pessoas não conseguem manter a casa organizada por muito tempo. Mas com alguns truques conseguimos deixar minimamente organizada.

A falta de tempo, às vezes até a preguiça, nos faz deixar as coisas espalhadas e fora do lugar, e a bagunça vai se acumulando. Mas com um pouco de disciplina é possível manter tudo em ordem, veja!

 

Dicas para manter a casa organizada

1 – Diga não ao excesso

A oferta por novos produtos aumenta a cada dia, mas o espaço físico da sua casa continua o mesmo. Se você não controlar o consumismo ou descartar com frequência algumas peças antes de adquirir outras, o excesso será cada vez maior e a bagunça também. A maioria das pessoas não usa tudo que tem, e às vezes nem se lembra que possui algumas coisas, ocupando o espaço com tralhas que poderiam ser descartadas.

2 – Desapegue

Mantenha em sua casa somente os itens que você realmente gosta, usa e que te fazem se sentir bem. Tudo que não serve mais, está fora de moda, ou já não faz o seu estilo, doe. Com certeza será muito útil a alguém. Além disso, você libera espaço para o novo e faz a energia fluir.

3 – Padronize

Quando criamos um padrão para organizar, temos a sensação de ordem e harmonia. Cabides de cores e modelos diferentes, por exemplo, fazem o armário parecer bagunçado, mesmo que ele não esteja. O mesmo vale para cestas, caixas, etc.

4 – Defina um lugar para cada coisa

Cada objeto da casa deve possuir um endereço fixo ou uma “casinha”, para onde deve voltar após a utilização. No caso das roupas, o ideal é agrupá-las por categorias: calças, camisetas de manga curta, camiseta de manga longa, pijamas, etc. e definir o melhor lugar no armário para que essas peças fiquem todas juntas. O mesmo vale para os itens de cozinha, lavanderia, brinquedos, etc.

5 – Sempre devolva os objetos para o devido lugar após o uso

Após definir um endereço fixo para cada objeto, o mesmo deve ser devolvido para lá sempre que for utilizado. No início pode ser um pouco difícil, mas aos poucos se tornará um hábito. Crie essa disciplina para que a bagunça não volte a se acumular novamente.

E você, tem alguma outra dica para manter a casa organizada? Conte pra gente aqui nos comentários!

compartilhe!

0

comente!

Comente!