25 fev 2016

Casais inteligentes enriquecem juntos

por
Gabi Miranda

Destaque, Livros

“Casais inteligentes enriquecem juntos” é leitura obrigatória sobre finanças familiar

Casais inteligentes

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos é uma das obras mais famosa do mestre em administração e finanças Gustavo Cerbasi. Li esse livro na época em que escolhi ter uma relação saudável com o dinheiro, já namorava a pessoa que hoje é meu marido e tínhamos planos de dividir a vida. Ele sempre foi uma pessoa mais controlada financeiramente, sempre teve uma relação saudável com o dinheiro e me incentivou bastante nesse processo. Além de todas as minhas dificuldades com relação ao dinheiro eu também precisava lidar com a ideia de dividir, somar e unir o meu dinheiro com o do meu parceiro. Ou seja, o que é de um passa a ser dos dois (e isso não quer dizer que precisam ter uma conta única). O meu problema é que sempre tive dificuldade em aceitar que meu parceiro pagasse minhas contas. Não suporto imaginar ter que pedir dinheiro para comprar algo pra mim. Ou ter que comunicar cada gasto meu.

Esse livro me ensinou várias coisas, entre elas que o dinheiro de um casal inteligente deve ser administrado em conjunto. Com o casamento, passamos a ter dois salários, duas formas diferentes de lidar com o dinheiro e é preciso planejamento e equilíbrio para que tudo dê certo. Por aqui não seguimos sugestões do autor como ter cartões de crédito e contas bancárias individuais, mas usamos o cartão um do outro sem problema, administramos nossas despesas e orçamento familiar em conjunto.

A dificuldade de planejar é um problema de quase todas as famílias e decorrem de decisões ou escolhas ruins. O dinheiro pode se tornar uma grande adversidade no relacionamento. O excesso ou a falta dele pode levar ao fim do casamento e o casal sequer perceber o motivo. A falta dele faz com que os casais parem de fazer várias coisas que no início de um relacionamento faziam (sair para jantar, passeios, viagens, etc). O excesso pode levar a um desacordo de hábitos e como administrar o dinheiro. Em “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, Gustavo Cerbasi, ensina elaborar um orçamento familiar equilibrado, indica pequenas economias, mostra como estabelecer metas e administrar os investimentos.

O livro traz testes e aborda vários temas, como:

  • Planejamento ao longo da vida;
  • Finanças do namoro e do noivado;
  • Finanças dos recém-casados;
  • Finanças dos casais com filhos;
  • Como cuidar dos imprevistos;
  • Investimentos;

Super indico a leitura. Leia “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” e tenha uma união amorosa e financeiramente feliz! 😉

compartilhe!

0

comente!

0 resposta para “Casais inteligentes enriquecem juntos”

  1. […] o livro “Pais Inteligentes enriquecem seus filhos“, de Gustavo Cerbasi, autor de “Casais Inteligentes enriquecem juntos“. Nessa obra, o autor dá dicas de como ensinar e preparar os filhos para usar o dinheiro de […]

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.