05 abr 2018

Cataratas de Foz do Iguaçu: lado argentino ou brasileiro?

por
Gabi Miranda

Destaque, Maternidade, Viagem

Foz do Iguaçu é a 2ª cidade mais visitada no Brasil, enquanto o Rio de Janeiro ocupa a primeira posição. É a terra das Cataratas do Iguaçu, eleita uma das 7 maravilhas da natureza. Sempre tive o sonho de conhecer a cidade e quem realizou foi o Recanto Cataratas Resort junto com a Yes Iguassu – uma agência de turismo localizada dentro do resort, com guias profissionais, especializada para auxiliar e levar hóspedes e visitantes para conhecer o melhor de Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu tem alguns pontos turísticos para conhecer: Cataratas, Usina Hidrelétrica Itaipu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Mesquista, Templo Budista. Nosso roteiro, portanto, previa os principais: uma passada para jantar em Puerto Iguazu, na Argentina, Paraguai para comprar o presente de aniversário antecipado do Benjamin, um templo Budista e, claro, as Cataratas. Ainda tivemos a oportunidade de conhecer o Parque das Aves e a Mesquita. Confira abaixo nosso roteiro.

Roteiro em Foz do Iguaçu

Primeiro dia

Com motorista particular, na primeira noite, a Yes Iguassu nos levou para conhecer o Free Shop da Argentina (Duty Free Shop Puerto Iguazu), um lugar bem bacana para quem quer fazer compras de artigos internacionais. Como a Argentina está numa crise pior que a nossa, eu não achei nada muito barato lá não. Valeu o passeio para garantir alguns chocolates diferentes e que amo.

Em seguida, o Bruno, motorista da Yes, nos levou para conhecer uma feirinha bem conhecida nesse lado Argentino. Um lugar pitoresco, simples, mas muito bacana para fazer compras de azeite, doce de leite, entre outras comidinhas.

Depois fomos jantar na Argentina, no restaurante El Quicho del Tio querido. Lugar super agradável e muito bem indicado turisticamente.

Segundo dia

Curtimos o resort pela manhã e à tarde fomos ao Paraguai. Nossa intenção era uma só: comprar o videogame do Benjamin. O Paraguai não é um lugar para passeio, não é bonito e é bem sujo. É tanta sujeira que deixa o lugar mais feio e assustador.

É conhecido como um ótimo lugar para compras. Fomos em dois lugares bem indicados: Shopping Paris e Cell Shop. Gostei mais do Cell Shop, que é como se fosse uma galeria grande, vários andares, cada um de um segmento. Foi nesse lugar que compramos o videogame numa preço mais digno que no Brasil. Eles dão NF e ainda conferem e testam o produto antes de sairmos na loja. Nele comprei também um carregador portátil de celular. No último andar do Shopping Paris é uma loja de importados também (Shopping China) e lá compramos o som do carro, pois desde que roubaram estávamos sem som.

Cataratas de Foz do Iguaçu

Terceiro dia

Enfim, fomos conhecer as Cataratas de Iguaçu. Fizemos o passeio do lado Argentino. É um passeio de um dia inteiro, um trilha total de aproximadamente 9 km, onde é possível realizar três circuitos. É possível não completar o passeio todo? Sim, mas garanto que vale a pena fazê-lo todo. Estávamos eu e marido com as duas crianças e seguimos até o final. Não só a gente, mas as crianças curtiram muito. No primeiro circuito é aonde tem a famosa Garganta do Diabo. Um espetáculo à parte. Foi a coisa da natureza mais impressionante que já vi na minha vida. Ao chegar ali fiquei emocionada de sentir a força que a natureza tem. Aqui no lado argentino temos uma visão de cima das Cataratas.

Quarto dia

Fomos ao Parque Nacional de Iguaçu para conhecer o lado brasileiro das Cataratas. Leva-se meio dia para esse passeio. Nesse lugar temos uma vista panorâmica das Cataratas, como resultado, uma vista belíssima…!

Belíssima, mas não tão impressionante quanto o lado Argentino. Aliás, não tem nada mais poderoso que a Garganta do Diabo. Mas a beleza do lugar todo é admirável. Dá vontade de sentar e ficar apreciando. Até o som da água, dos dois lados, é algo que mexe com a gente. O lado brasileiro tem uma parte em que você vê as cataratas de frente, anda na trilha bem no meio entre cataratas e rio, como se estivesse embaixo da queda de água. É uma delícia porque a gente se molha inteiro, é um banho na alma.

Nas cataratas do lado brasileiro tem o famoso passeio Macuco Safari. É um passeio de lancha que vai até um ponto da Garganta do Diabo e próximo do Salto San Martín. É um passeio seguro, que começa com um jipe numa trilha na mata até chegar no ponto da lancha. Ficamos semanas pensando se faríamos ou não esse passeio. Assistimos diversos vídeos e confesso que fiquei com medo de ir por conta das crianças. Um dia antes do passeio às cataratas do lado brasileiro, ainda cogitamos, mas decidimos não expor as crianças, principalmente a Stella que é menor. Todo mundo que já foi, confirma que esse passeio é maravilhoso.

Mas que lado conhecer das Cataratas de Foz do Iguaçu? Lado argentino ou brasileiro?

Que lado conhecer das Cataratas? É muito difícil escolher um só. Se tiver a oportunidade de conhecer os dois lados, indico fazer isso e não vai se arrepender. Um lado é complemento do outro. As vistas são bem diferentes. O lado argentino é mais caro, já o brasileiro tem um preço mais em conta. Se for para escolher entre um e outro, minha humilde sugestão é: conheça o lado argentino. É muito mais surpreendente e incrível.

Assista o vídeo que fiz nos passeio. Não repare a tremedeira. A produção não está lá essas coisas, mas achei que valia compartilhar.

Dicas para passeio nas Cataratas

Levar garrafinha de água. Do lado argentino, uma garrafinha de água custa R$10, juro! Eu disse no início do post que a crise lá está bem pior. Troque pesos antes de ir, pois lá todo dinheiro gasto em real você recebe troco em peso. Outra opção é usar o cartão de crédito. Não perca tempo, energia e dinheiro comprando capa ou guarda chuva. Umas das delícias do passeio é deixar-se molhar. É um banho na alma.

Quinto dia

Dia de ir embora, curtimos o resort pela manhã e antes de nos levar para o aeroporto, a Yes Iguassu nos levou para conhecer o Templo Budista e a Mesquita. São dois passeios tranquilos e que vale a pena para quem gosta mesmo. Entre os dois, escolho o templo. O lugar é lindo e transmite muita paz. Tem uma vista bacana para o a Ponte da Amizade e o Paraguai.

Depois do passeio das Cataratas, tivemos tempo para conhecer o Parque das Aves – um lugar que recupera e conserva aves e outras espécies, localizado em meio a Mata Atlântica, ao lado do Parque Nacional Iguaçu. Como resultado, é um passeio bem atrativo para as crianças. Ondem elas podem ver de pertinho várias espécies de animais. O Benjamin amou esse passeio. Na fase escolar em que ele se encontra, esse é o tipo de passeio que ele fica super interessado e curioso.

Viagem com crianças para Foz do Iguaçu

Nos primeiros dias, tivemos alguns perrengues com as crianças. Coisa de mal comportamento mesmo, mas que me tirou do sério e me deixou bem chateada. A ponto de pensar que queria ter feito a viagem sozinha com o marido. A verdade é que essa viagem foi inesquecível. O Benjamin, ao mesmo tempo que está numa fase difícil de lidar com o comportamento, está também num momento em que tem mais disposição para encarar os passeios. E ele já tem uma memória que guarda as recordações dos momentos vividos. Já temos viagens que ele não esquece e comenta sempre. Com certeza a viagem para Foz do Iguaçu entrou para a memória. Stella também tem curtido muito e demonstra ser uma boa companheira de viagem.

O resort Recanto Cataratas, onde ficamos hospedados, é uma opção maravilhosa, com muitas opções de atividades e ainda conta com recreação. Uma viagem para Foz do Iguaçu com crianças é uma oportunidade de fazê-las ter contato com a natureza, brincadeiras ao ar livre e fazer a família toda esquecer um pouco o mundo digital. É uma viagem com atividades e programas para adultos e crianças, todos aproveitam muito.

Dicas cheias de bossa

Para fazer o passeio nas Cataratas, não indico levar carrinho, porque tem muitas escadas… acaba sendo um transtorno carregar esse acessório.

Se for alugar carro, é necessário fazer um seguro para dirigir. E um seguro específico se for sair do país com ele.

O mais indicado para atravessar as fronteiras, é ir com alguém conhecido e nada melhor do que guias da cidade. Além de serem bem profissionais, conhecem todos os macetes para atravessar do Brasil para a Argentina ou Paraguai.

compartilhe!

6

comente!

6 respostas para “Cataratas de Foz do Iguaçu: lado argentino ou brasileiro?”

  1. Está aí um passeio que quero muito fazer com a familia. Quero ir para conhecer os dois lados.

  2. Adorei as dicas. Lugar que esta na minha lista para conhecer.

  3. Alê Nunes disse:

    Passeio lindo! Ainda quero conhecer as Cataratas.

  4. Regina Dias disse:

    Que lugar incrível!!!! Certeza de que adoraria os dois lados kkkk esta semana uma colega estava falando sobre Foz e dizendo como a pessoa se sente pequena e insignificante diante da natureza…

  5. Amei as dicas. Eu não sabia que era segunda cidade mais visitada do Brasil.
    Você acha que 4 dias são suficientes ou é melhor esperar ter mais tempo para aproveitar melhor?
    Beijos
    Chris

  6. Talita Rodrigues Nunes disse:

    Que delícia de viagem, Gabis! Amei todos os passeios! Definitivamente, preciso voltar a Foz com o Vinicius!

Comente!