08 out 2014

Chegou o grande dia: o passeio escolar

por
Gabi Miranda

Comportamento, Educação, Filhos

E ontem foi o grande dia! O primeiro passeio escolar do Benjamin. O primeiro (talvez o segundo, terceiro, quarto…também) passeio escolar do filho, desperta inúmeros sentimentos nos pais. Enquanto as crianças são tomadas pela ansiedade, os pais são tomados por preocupações, inseguranças, incertezas e aquela nítida sensação de que seu bebê já é uma criança que está crescendo e ganhando o mundo (ou mundo ganhando ela).

passeio escolar

Benjamin no ônibus de passeio e assistindo a peça Peter Pan

No dia anterior ao passeio, acordei meio esquisita, sem muita vontade de nada, até que na metade do dia lembrei do passeio. No dia D, eu sentia um frio na barriga incontrolável. Ocupei-me com os meus compromissos para não ficar pensando muito. Liguei na escola apenas no início da tarde, quando fui informada que já tinham voltado, almoçado e estavam todos dormindo. Quando eu e meu Ben nos encontramos, ao ser indagado como tinha sido o passeio, ele respondeu: “na próxima vez quero que você vá junto e quero sentar em seu colo”. É muito amor!

Benjamin dormiu de tão exausto a noite toda e só falamos do passeio hoje, quando ele me contou animadamente vários detalhes, inclusive que foi no ônibus sentado ao lado da sua admirada Mariana. O passeio foi ao teatro de Baruei e ele assistiu à peça Peter Pan (imagine ele contando empolgado que viu Peter Pan, Capitão Gancho, Sininho…)

Apesar de toda preocupação que me rondou desde o comunicado sobre o passeio, sempre senti que a chance da minha resposta ser negativa era 0,99999%. Porque quando parei para pensar racionalmente, não tinha motivo para não deixá-lo ir. Se fosse um passeio num sítio, algum lugar com piscina, ok, era bem provável que a chande dele não ir nessa idade fosse de 99,999999%. Mas era um passeio cultural.

Passeios assim devem fazer parte da grade de atividades de uma escola

É uma experiência enriquecedora que só faz alargar o conhecimento, além do desenvolvimento e autonomia da criança. Eles aprendem, se socializam, fazem outras conexões com o mundo. Como bons pais, devemos estimular, respeitar, aceitar o crescimento deles e controlar a nossa angústia. A experiência é impulsionadora até para nós. 😉

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “Chegou o grande dia: o passeio escolar”

  1. Lele disse:

    Que bom que passaram por essa sem traumas! heheh
    A gente fica estranha mesmo, mas eles curtem demais.
    beijo enorme
    Lele

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.