06 out 2015

Com o que se preocupar na hora de montar o lanche das crianças

por
Gabi Miranda

Alimentação, Filhos

lanches

Semana passada participei de um encontro na Tostex Paraíso para conversamos sobre a importância de montarmos um lanche saudável para os pequenos. A nutricionista Liane Buchman, da clínica BodyHealth, contou com o que devemos nos preocupar na hora de montar o lanche das crianças. Foi um bate papo agradável sobre como comer bem e ser feliz. Acredito que para incluir certos alimentos na vida da criança, é preciso que ela tenha contato em casa. Ideal mesmo se os pais consumirem tudo isso. Por aqui a dificuldade maior é a mãe comer muitos dos alimentos tão necessários. Adoreis as dicas e o bate papo, me fez repensar várias coisas sobre a alimentação do Benjamin e avaliar o que farei de diferente com a Stella. Minha esperança é fazê-la comer coisas que o Benjamin não come e, quem sabe, incentivá-lo.

Abaixo, dicas valiosas sobre os alimentos que não podem faltar no lanche das crianças. Segundo a nutricionista Liane, os lanches devem conter nutrientes que contemplem:

1) Hidratação. É muito importante as crianças ingerirem água. Elas acabam acostumando com suco que tem sabor e acabam não gostando de beber água, mas precisamos ensiná-los a gostar de água;

2) Frutas, verduras e legumes. As frutas sempre são melhores opções até que suco natural, pois contém mais vitaminas, minerais, fibras e até carboidratos, que garantem mais energia. Isso não quer dizer que sucos não são bem vindos. Eles são, mas precisamos criar o hábito de comer frutas. Verduras e legumes são mega importantes  não podem faltar na alimentação das crianças. Hoje em dia elas até ficam orgulhosas de levarem esses dois itens na lancheira. Para incentivá-las ao consumo, podemos convidá-las para lavar esses itens e explicar a importância deles em nossa vida alimentar. Precisamos incluir minerais, vitaminas e fibras, que nos protege de doenças, fazem as células funcionarem e nos protege de micróbios e poluição.

3) Alimentos ricos em proteínas. As proteínas são construtoras de tecidos, da musculatura, da imunidade de hormônios. São fundamentais para o crescimento. Exemplos de alimentos ricos em proteínas:

  • Vitamina com leite;
  • Patê de atum – pode ser consumido num sanduíche;
  • Pasta de frango desfiado – pode ser consumido num sanduíche e como recheio na tapioca;
  • Ovos mexidos ou omeletes;
  • Queijos.

 

4) Cálcio. Essencial para a saúde cardiovascular e crescimento mineral ósseo. Crianças devem consumir, por dia, ao menos 3 porções dos grupos de alimentos ricos em cálcio. Exemplos de alimentos ricos em cálcio:

  • Vitaminas de leite e frutas;
  • Iogurtes;
  • Leite;
  • Sanduíche com queijos muçarela ou minas;
  • Iogurtes com granolas, aveia ou cereais.

 

5) Carboidratos. São as principais fontes de energia do nosso organismo e, portanto, devem estar sempre presentes na alimentação, mas sem excesso, pois o exagero pode aumentar o risco de doenças como aumento da pressão arterial, diabetes, colesterol, entre outras. Carboidratos podem estar nos pães, por exemplo, o ideal é escolher algum que contenha mais fibras.

6) Gorduras boas. Elas oferecem proteção cardiovascular e ao metabolismo. Devemos estimular o contato das crianças com alimentos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, como as castanhas do Pará, a castanha de caju, nozes, amêndoas, macadâmia, além de frutas como abacate e açaí. Exemplo de lanches compostos por gorduras boas:

  • Banana + sanduíche integral de pasta de atum + iogurte + mix de castanhas;
  • Mexerica + sanduíche com queijo + vitamina de abacate;
  • Uvas + sanduíche de queijo + pote de açaí com granola;
  • Damascos secos + mix de castanhas + sanduíche de queijo + vitamina de banana;
  • Salada de frutas com iogurte e granola + sanduíche de atum.

 

As dicas são da Liane Buchman, mãe, nutricionista, educadora física, corredora e triatleta, da clínica BodyHealth.

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