21 maio 2018

Como aumentar sua dose diária de otimismo

por
Gabi Miranda

Comportamento, Destaque, Maternidade

otimismo

Em seu livro “O que eu sei de verdade”, Oprah Winfrey comenta que leva seus prazeres muito a sério. Eu também! E uma das coisas que levo muito a sério é manter meu otimismo e tentar sempre ver o lado bom da vida. Sempre tem. Felicidade e prazer são estados de espíritos que deveríamos experimentar todos os dias. Mas como aumentar a dose diária de otimismo?

Primeiro, acredito que precisamos nos conectar com as nossas motivações. Saber o que nos motiva é o primordial para mantermos nosso otimismo para cima. Depois encontrar satisfação em tudo o que fazemos. E como diz Oprah no livro citado, algumas motivações tem cotação mais alta que outras, claro. Mas quando vivemos o momento de forma consciente, ficamos mais tempo conectados com o prazer que recebemos. E quando estamos conscientes, conseguimos nos sentir abençoados com tudo o que temos e recebemos.

A forma como você lida com os problemas cotidianos que acontecem na sua vida, é outro ponto que contribui para aumentar sua dose diária de otimismo. Se você reclama de tudo, só enxerga as coisas ruins, desculpa, amiga, mas sua vida continuará da mesma forma. Coisas boas acontecem todos os dias em nossa vida! Só o fato de acordar, tocar o chão com os pés, caminhar livremente e exercer suas funções matinais, é uma baita de uma coisa maravilhosa! Pense num monte de pessoas que não tem saúde suficiente e dependem do outro para fazer as coisas mais simples e que no dia a dia não damos o verdadeiro valor. Lembre-se: coisas boas acontecem todos os dias. Até o que não parece bom é para o nosso bem. Repare só. Tudo depende de como você aceita e abraça os acontecimentos na sua vida.

Leia também: fui ao meu velório e renasci

Não estou dizendo que seus problemas são irrelevantes, mas só que todo mundo tem problema. E todos nós continuaremos tendo problemas, falhas e imperfeições. Mas partir do princípio como se o seu problema fosse o maior do mundo, não contribui em nada para a sua vida. Pelo contrário, as coisas ruins só aumentam e não param de acontecer. Demorei muito tempo para enfiar na minha cabeça que nossos pensamentos possuem poderes incríveis. Ainda hoje, tenho certa desconfiança e me pego pensando: “caramba! como pode isso?!”. Seja pro bem ou pro mal, nossos pensamentos tem uma grande influência sobre tudo o que acontece em nossa vida.

Se você pensa o tempo todo “não vai dar certo, não vai dar certo, não vai dar certo”, miga sua louca, vou te contar que a chance de não dar certo mesmo é grande. Mesmos as situações que te deixam ansiosa, estressada, você precisa encarar de outra forma. Pode pensar “não vai dar certo”? Pode! Mas deve pensar também “se não der certo, posso tentar outro jeito”, “se não der certo, é porque não é o momento”,”se não der certo, não era pra ser”. Mas antes, pense: vai dar certo! O importante é ter maturidade e disposição para receber o que vier e enxergar todas as situações como coisas minimamente boas.

Bancar de vítima não contribui em nada para a tal busca da felicidade. E ninguém é feliz o tempo todo. Portanto, não fique achando que aquela mina que você segue no instagram e vive postando como a vida dela é maravilhosa, é realmente feliz. Como disse acima, todo mundo tem problema, todo mundo tem dias de altos e baixos, inclusive essa mina com vida bacanuda do instagram. Aceite isso. Uma casa grandiosa, o carro do ano, o casamento perfeito, viagens, pode parecer felicidade. Mas não é.

Não fique esperando para ser feliz quando conquistar todas as coisas que você deseja. A felicidade está no aqui e agora. Pode estar dentro de um apartamento de 50m², num casamento harmonioso com um marido que realmente te apóie, nos filhos saudáveis (ou por que tem que ter marido e filhos mesmo?), no fazer o que você gosta e realmente te dá prazer nesse presente momento. Não espere realizar ou fazer acontecer, para então ser feliz. A vida está acontecendo o tempo todo. Então por que a gente tem que esperar para ser feliz ou tem sempre que condicionar a nossa felicidade a algo ou a alguém?

Como aumentar a dose diária de otimismo

Dito essa (não tão) breve abertura, tentarei ser mais objetiva de como aumentar a sua dose diária de otimismo. Quero dizer que nem sempre fui otimista e que em alguns dias fraquejo. Mas alguns hábitos me ajudam bastante para isso e vou listar alguns deles abaixo.

Seja grato

Todos os dias, agradeça pelo menos três coisas pelas quais você é grato

Eu uso um caderninho que chamo de diário da gratidão. Ele fica na minha cabeceira com uma caneta ao lado e antes de dormir eu anoto três coisas pelas quais fui grata naquele dia. Muitos dias eu simplesmente agradeço por estar caminhando na rua e recebendo o sol no meu rosto. Agradeça coisas simples e que passam desapercebidas.

Faça meditação

Algo novo na minha vida e que ainda não se tornou natural, eu me obrigo todos os dias a meditar pelo menos 10 minutos. Por incrível que pareça isso tem me ajudado muito, inclusive a baixar minha ansiedade. É um momento que reparo na minha respiração, pensamentos e no meu corpo. Toda vez que faço, ao longo do dia fica mais fácil encarar pequenas adversidades que surgem.

Seja gentil com alguém

Você tem que ser gentil com todo mundo, proposital e intencionalmente. Sem esperar nada em troca. Tenho reparado que quando somos gentis também com pessoas desconhecidas tem um significado ainda maior. Tente fazer algo de bom por alguém todos os dias, seja um conhecido ou não.

Atividade física

Na minha lista de satisfações, realizar atividade física ainda tem uma cotação bem baixa, uma estrela. Mas sigo persistindo, pois toda vez que faço uma atividade física me sinto com mente e corpo mais dispostos para encarar o dia.

Ler um livro ou assistir um filme ou uma série

Nem que sejam 5 ou 10 páginas de um livro, isso me dá muito ânimo. Tente fazer isso também. Que seja pela manhã, assim que acordar ao invés de pegar o celular ainda na cama (eu sei que você faz isso, vai!), leia algumas páginas de um bom livro. Série tem sido um outro grande prazer que estou levando a sério. Nem que seja pelo menos um episódio por dia ou três por semana.

Celebre pequenas conquistas

A gente fica muito focado em cumprir todos os itens daquela lista de afazeres diários que montamos. Quando celebramos nossas conquistas, mesmo que sejam as menores, nos tornamos mais corajosos para encarar a vida. Ou seja, quando celebramos os itens riscados da nossa listinha aí de metas, ganhamos mais força para realizar os itens não ticados.

Resumo

Não queira fazer tudo de uma vez. Escolha um item ou substitua por algo que você gosta, vá devagar. Aumente sua dose diária de otimismo, focando nas coisas que fazem sentido para você. Dê um significado para suas motivações e celebre. A vida é bonita apesar de, e você recebe de volta o que dá. O seu nível de otimismo é determinado pela maneira como você enxerga a vida.

 

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.