10 set 2018

Como ensinar a criança a fazer xixi no banheiro

por
Gabi Miranda

Desenvolvimento, Destaque, Filhos

fazer xixi no banheiro

Estamos vivendo aqui o desafio de ensinar uma criança a fazer xixi no banheiro. Explico! Há um ano desfraldamos a Stella e foi um desfralde muito respeitoso e tranquilo. Ela estava com 2 anos e 2 meses, mas há alguns meses dava indícios de que estava pronta. A escola já havia tentado nos convencer disso, mas eu fui um pouco relutante. confesso. Recebemos dois avisos da escola e só no segundo eu respondi que Stella podia estar preparada, mas eu não. Sim, tem isso também, né? A família toda tem que estar pronta para o desfralde, principalmente a mãe.

Enfim, quando decidimos fazer o desfralde foi tudo rápido e tranquilo. Exceto quando viajávamos porque a Stella saia da sua rotina e preferia sempre fazer em seu penico. Ah, o penico! Nosso aliado na hora do desfralde. Mas chega uma hora que já deu, né? Aqui, porque não temos muito espaço nos banheiros, o penico acaba ficando num cantinho da sala, próximo a porta do banheiro. E isso já tem me incomodado. E lugar de fazer xixi (e coco!) é no banheiro.

Mas quando o assunto é fazer xixi no banheiro, algumas crianças não querem saber. Alguns se assustam e outros tem certa “aversão” mesmo – que é o caso da Stella. Ela curte mesmo a liberdade de ir sozinha ao seu penico, sentar e fazer o que tem que fazer. Ela leva até o Ipad junto. Acho que de tanto nos observar, ela começou a imitar. Enquanto que ir ao banheiro sozinha para ela não dá ainda. Ela precisa de ajuda. E ela prefere não pedir.

Tem hora certa para ensinar a criança a fazer xixi no banheiro?

Acho que  criança começa a fazer xixi no banheiro de acordo com o crescimento e amadurecimento. Cada uma no seu tempo. E também idade para isso. Não dá para deixar uma criança de 3 anos, idade da Stella, usar o banheiro sozinha. Ela precisa de ajuda para usar o vaso sanitário. Acho que a partir dos 5 anos as crianças passam a ter tamanho para irem no banheiro de casa sozinhas. Ainda assim, sempre com supervisão. Quando chegar a hora, algumas dicas podem ajudar a criança nesse momento.

Dicas comportamentais e simples para ajudar e incentivar as crianças a usarem sozinhas o banheiro

Local atraente e confortável

O banheiro precisa, de alguma maneira, ser atraente e confortável para que meninas e meninos fiquem à vontade para fazer suas necessidades. Se o vaso for para adultos, o ideal é que tenha um redutor. E, melhor ainda se a criança conseguir apoiar as pernas, para ficar firme e tranquila. Uma caixa pequena ou um banquinho em frente ao vaso já é suficiente para adequar com a pouca altura delas. Na maioria dos casos, elas têm medo de ficar com as pernas penduradas, ou mesmo cair. Os pais não devem levar isso como manha, birra ou frescura. É preciso se colocar no lugar da criança. Ter empatia.

Tenha paciência

Após a adaptação do local, é a hora de mostrar as alterações para criança. Explique, com paciência, a importância dessa nova rotina ao usar o banheiro. Atitudes como pressionar, gritar ou desmerecê-las são altamente desnecessárias neste processo de aprendizado.

Rotina

Os pais devem incluir na rotina as idas frequentes ao banheiro. O exemplo e o incentivo são essenciais neste momento. O organismo da criança reage melhor quando ela dorme cedo e acorda cedo. No entanto, quando essa rotina é quebrada, aparecem alguns problemas. É recomendável evitar a ingestão de líquidos ou alimentos com cafeína e chocolate, com no mínimo 2 horas antes dela ir dormir. Também é importante criar o hábito de urinar antes de deitar e logo ao acordar.

Dica cheia de Bossa

Se você está passando pela fase do desfralde, o site www.semxixinacama.com.br, reúne informações sobre a Enurese Noturna e tem o objetivo de orientar as famílias sobre como lidar com o xixi na cama sem traumas, alertando sobre a importância do diagnóstico correto e da busca por tratamento médico adequado. 😉

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.