12 dez 2018

Como lidar com pessoas tóxicas e transformar sua vida em 2019

por
Gabi Miranda

Comportamento, Produtividade

Como lidar com pessoas tóxicas? Eu sinceramente não lido. Pareço boazinha, mas não tenho paciência nenhuma para lidar com pessoas tóxicas. Logo, trabalho minha mente para não me deixar perturbar com pessoas desse tipo e de preferência fico longe delas. Sério! Mas já tive contato com muitas pessoas tóxicas e aprendi um pouco como lidar com elas. Pessoas tóxicas podem causar sérios danos ao nosso bem-estar físico e emocional. Elas têm a capacidade de ser uma influência negativa sobre nós e sobre a nossa vida.

Com certeza você já deve ter escutado falar na frase: você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. Taí mais um motivo para evitar as pessoas tóxicas. Mas sempre tem um ser humano tóxico que não larga do nosso pé, seja no trabalho, no bairro, na faculdade, até nas redes sociais. Eu já tive alguns e quando dei um basta, minha vida melhorou 101%. E agora, na minha vida, faz jus a máxima: a nossa qualidade de vida melhora drasticamente quando nos aproximamos de pessoas boas, inteligentes, positivas e amáveis. 

Para o bem da nossa saúde mental, precisamos aprender a distinguir quem merece tudo de nós e quem não merece absolutamente nada.

como lidar com pessoas tóxicas

Mas o que são pessoas tóxicas?

Pessoas tóxicas existem e estão em todos os lugares. É o tipo de pessoa que transmite algum sentimento ruim e que afeta a nossa mente, o nosso dia. Pode ser aquela pessoa que só reclama da vida. Ou ainda aquela que só critica tudo o que você e os outros fazem. Elas também podem ter o perfil de vítimas (aquela que o culpado é sempre o outro). Pior, podem ser pessoas invejosas, gananciosas, fofoqueiras, negativas. Etc, etc, etc. Em geral, são pessoas que esgotam as nossas energias.

E como se proteger e lidar com pessoas tóxicas e transformar a sua vida em 2019?

7 maneiras para lidar com pessoas tóxicas e transformar sua vida em 2019

como lidar com pessoas tóxicas

1. Estabeleça limites físicos

Você decide quanto tempo e energia deseja dedicar às pessoas em sua vida. Portanto, para as pessoas tóxicas talvez seja necessário estabelecer limites claros e firmes sobre o tempo que você vai gastar com ela. Porque não tem jeito, às vezes é inevitável, vamos supor que você trabalha com uma pessoa tóxica, não dá para evitá-la o tempo todo. Mas dá para limitar o tempo que você vai dedicar o seu tempo para ela. Por exemplo, você pode se recusar a ficar no café fofocando sobre a empresa.

2. Estabeleça limites emocionais

Às vezes não podemos sempre limitar a quantidade de tempo que vamos gastar com certas pessoas. Afinal, não podemos escolher os colegas de trabalho, professores ou chefes.

Nesses casos, limite a energia emocional que você gasta com elas. Ou seja, não reclame sobre eles em seu tempo livre, recuse-se a permitir que eles ditem o tipo de dia que você vai ter, e lembre-se de que você pode regular seus sentimentos.

3. Concentre-se em controlar como você responde aos outros

Temos a tendência de desejar como determinada pessoa poderia se portar. Exemplo: “espero que meu tio não beba demais na festa de Natal”. Você não pode controlar isso! Mas pode decidir convidar o tal tio ou não. pode decidir não se importar com o que vai acontecer se seu tio beber. Não é problema seu!

Quero dizer: você não pode controlar o que outras pessoas fazem. Você pode escolher como lidar com a situação. Investir energia em desejar que outras pessoas fossem diferentes só desperdiça seu tempo, sua energia mental.

4. Não deixe que pessoas tóxicas regulem seus pensamentos

Pensar coisas como “Ela sempre estraga meu dia” ou “Ele me faz sentir mal comigo mesmo”, dá poder das pessoas tóxicas sobre você.

Quando você se pegar pensando de maneira destrutiva, tenha uma conversa mais saudável consigo mesmo. Responda lembrando-se de suas escolhas e de que você não precisa ser uma vítima.

5. Eles se envolvem em habilidades saudáveis ​​de enfrentamento

Mesmo quando você estabelece limites saudáveis ​​com pessoas tóxicas, elas ainda podem estar drenando sua energia. É importante envolver-se em estratégias de enfrentamento saudáveis ​​que o ajudem a permanecer forte. Como?

Utilize de hábitos positivos para se relacionar com pessoas tóxicas. Gratidão, meditação e compaixão são três hábitos que nos ajudam a enfrentar qualquer situação e pessoa negativa na vida.

Leia também: desligue – uma guia simples sobre meditação

6. Pratique a compaixão

Pessoas tóxicas definitivamente não são totalmente felizes. Podemos pensar que elas passam por dificuldades. No entanto, todo mundo enfrenta suas batalhas e nem sabemos o tamanho delas. Ou seja, todo mundo passa por dificuldades. De qualquer forma, tente praticar a compaixão com as pessoas tóxicas. Tente eliminar o sofrimento, a angústia das pessoas tóxicas.

7. Permaneça fiel aos seus valores e dê um tempo para recarregar suas energias

Sair de um emprego para escapar de um ambiente tóxico não significa que você não tenha sido forte o suficiente para cortá-lo. Em vez disso, isso pode significar que você decidiu priorizar seu bem-estar. Da mesma forma, cortar um ente querido de sua vida não significa que você é cruel. Pode significar que você decidiu que a coisa mais saudável que você poderia fazer era terminar o contato.

Quando você sabe o que é mais importante para você, priorizar sua vida se torna mais fácil. Isso não significa que você não cometa erros às vezes. Mas antes que você possa se comportar de acordo com suas crenças, você precisa saber quais são seus valores. Ou seja, autoconhecimento é importantíssimo.

Evite ou aprenda a lidar com pessoas tóxicas e transforme seu 2019!!!

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.