01 fev 2019

Como montar uma lancheira saudável na volta às aulas

por
Gabi Miranda

Filhos

Voltaram as aulas, uhuuuuu! E com isso começa também aquela correria diária de montar uma lancheira saudável, separar uniforme, organizar mochila, etc, etc, etc. Confesso que aqui a maior dificuldade é a lancheira! A Stella come de tudo, o Ben nem tanto. E aí sempre caio no mesmo desafio: Como montar uma lancheira saudável para as crianças?

Pois eu tenho algumas dicas para transformar os lanchinhos escolares em opções deliciosas, saudáveis e nutritivas. Leia o post inteiro, porque a melhor dica sempre fica pro final. 😉

Como montar uma lancheira saudável na volta às aulas

como montar uma lancheira saudável

Evite repetições

Sei que é difícil, mas tente variar os alimentos para que a criança não enjoe facilmente. Com a Stella é até mais fácil fazer isso, já com o Benjamin… ela até me cobrou nas férias de não colocar tomate cereja na lancheira dela. Disse que um amiguinho sempre leva e ela adora.

Cuidado com os alimentos que precisam de refrigeração


Alimentos como iogurtes e frios podem estragar se mantidos fora da temperatura. Ainda mais com esse calorão que tem feito. O ideal é não enviar alimentos que necessitam de refrigeração ou enviar devidamente armazenado numa vasilha ou bolsinha térmica.

Inclua frutas

Sabemos que o consumo de frutas é muito importante, pois possui vitaminas e minerais. Portanto, inclua todos os dias uma fruta na lancheira. E aí podemos variar, pois temos no Brasil uma grande oferta de frutas. Aproveite e deixe a criança escolher a fruta que ela deseja levar.

Bebidas

Toda escola pede para mandar uma garrafinha de água na mochila da criança. Isso é para que ela possa beber ao longo do dia. Mas para o lanche, sucos naturais é uma ótima sugestão. E para manter o suco geladinho, uma dica é congelar a bebida em forminhas de gelo um dia antes. Aqui sempre enviamos suco de caixinha, hábito que que gostaria de eliminar. Primeiro porque é caro. Segundo porque o suco natural é mais saudável. Se optar por essa opção, busque por sucos integrais, sem adição de açúcar e aditivos. Existem muitas opções no supermercado.

Não lancheira não pode faltar uma opção de carboidrato

Não sei como meu primogênito não enjoa, mas ele leva todo dia bisnaguinha. A gente tenta variar, mas não pode faltar de jeito nenhum. No entanto, ele não experimenta outras opções. Mas teria torta salgada, wrap, biscoitos integrais (com ou sem recheio), pão de queijo e até barras de cereais. Stella é mais receptiva para outros alimentos.

Dica cheia de bossa para montar uma lancheira saudável na volta às aulas

Quando nos tornamos mãe ganhamos inúmeras habilidades que não imaginávamos. Gestão de pessoas. De tempo. De logística. De compras. Fazemos malabarismos e contorcionismo para dar conta de tudo. Enfermagem e nutrição são outras áreas que passamos a dominar. E praticidade é a nossa palavra de ordem. Portanto, tudo bem se precisar delegar uma tarefa ou outra e tudo bem se o muffin que vai na lancheira não foi feito por você. O que importa é de onde ele e vem, se é saudável e se foi feito com o mesmo amor que você faria.

E eu só conheço uma empresa que preenche todos os requezitos: PANELA DE DUAS! (no Instagram: @paneladeduas)

Essa panela é formada pela Mari e Neima, duas amigas apaixonadas por cozinha. E nasceu do desejo que elas sentiam em oferecer comida de verdade aos filhos delas e que desde 2017 chega na nossa casa e para nossos filhos. Elas oferecem muitas comidinhas deliciosas e nutritivas, desde cardápio de lanche, como cestas de café da manhã para presentear alguém especial, kit festa infantil (para escola, festa no parque ou em casa).

como montar uma lancheira saudável

Minha dica para montar uma lancheira saudável para as crianças levarem para a escola, é o cardápio de lanches da Panela de Duas. Nele encontramos muitas sugestões como bolos, tortas salgadas, muffins, patê e muitas outras opções para compor um lanchinho saudável. Aqui estamos falando da lancheira das crianças, mas pode ser também para o adulto que tem o hábito de uma alimentação equilibrada.

E para facilitar ainda mais, montei abaixo uma sugestão de cardápio que leva opções de lanche da Panela de Duas.

Sugestão de Cardápio

Dia 1:  3 bisnaguinhas com requeijão, 1 caixinha de achocolatado e 1 maçã

Dia 2: 1 tortinha de massa de aveia, 1 caixinha de suco de soja com sabor e 1 pera

Dia 3: 1 tortinha de queijo, 4 tomates cereja com azeite, 1 caixinha de água de coco e 1 banana

Dia 4: 1 muffin salgado de milho, 2 cenouras baby, 1 iogurte e 1 carambola cortada.

Dia 5: 1 bolinho caseiro tradicional, suco natural ou integral de frutas e 1 potinho de melancia picada.

Eu ainda incluiria a tradicional e deliciosa granola doce artesanal das meninas. É uma opção super saborosa que pode ser consumida com iogurte, leite, frutas e também sozinha, como um snack mesmo. A Stella ama comer assim e para levar para a escola é bem prático, além de continuar sendo saudável sem acompanhamento.

como montar uma lancheira saudável

Caso queiram conhecer mais o trabalho e as opções das meninas, enviem um e-mail para: paneladeduas@gmail.com

E não deixem de conhecer o Instagram delas: @paneladeduas

Espero que tenham gostado dessas dicas. Um saudável ano letivo para todos! 🙂

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