15 fev 2018

Como organizo o mês com planner

Há um ano, comecei a me organizar com Planner e funcionou muito bem pra mim. Muito mais que métodos digitais. Eu preciso ter anotado em papel tudo o que preciso fazer e o Planner acabou sendo bem funcional pra mim. Com a nova fase de vida, confesso que me vi um pouco bagunçada e sem saber como organizar a rotina. A verdade é que as coisas vão se encaixando conforme a gente vai se adaptando ao novo modelo de vida. Acompanho vários blogs sobre organização e eles tem me ajudado muito nessa nova etapa. Dois deles são blogs que leio e me inspiro constantemente: Vida Organizada e Eu Organizado.

Com a Thais Godinho, do Vida Organizada, por exemplo, aprendi a fazer o checklist mensal. Todo mês ela coloca no blog dela sugestões de atividades para realizar naquele determinado mês. São itens que ela pretende realizar, mas que cabem para qualquer pessoa. Desde que comecei a utilizar o Planner, passei a fazer isso também. Então, além de todas as tarefas cotidianas/semanais, tenho uma lista de afazeres do mês.

Como organizo o mês com meu Planner

Meu checklist para fevereiro está assim:

  • Colocar em prática a rotina volta às aulas

    Parece que não, mas esse é um item que demanda tempo, precisamos colocar em prática alguns dias antes de voltar às aulas. Aí vem o Carnaval e dá aquela bagunçada de novo e precisa retomar a rotina. Ou seja, é algo que leva um tempinho para entrar nos eixos.

  • Planejar rotina de sono com o fim do horário de verão

    Talvez por trabalhar com consultoria do sono e saber da importância de uma noite bem dormida para o desenvolvimento das crianças, eu fico bem encanada com isso. Aqui o horário ideal para as crianças estarem na cama é às 20:00. E com o fim do horário de verão isso bagunça, portanto, é necessário planejar a rotina nessa fase também.

  • Implementar sistema de mesada para o Benjamin

    O Benjamin tem pedido um Xbox One e achei que é uma boa oportunidade para ele aprender o valor das coisas, e, principalmente que para possuirmos bens materiais, precisamos trabalhar para conquistar. As coisas não chegam até a gente de mão beijada. Ele tem tudo o que quer, mas está na hora de aprender a dar valor a tudo isso.

  • Separar documentos para IR

    Em março começa o recolhimento do Imposto de Renda. Agora é hora de reunir toda papelada para a declaração. Em 2017, fiz tudo antecipadamente e foi a melhor coisa. Esse é o tipo de coisa que não gosto de deixar para última hora.

  • Agendar consultas médicas pra mim

    No fim do mês de janeiro surgiu um cisto na minha axila, um negócio que até agora está rendendo. Tive que ir ao pronto socorro, tomar medicamentos e o negócio ainda está aqui. Desde então, decidi fazer um check-up e marquei várias consultas médicas.

  • Anotar no planner todos os compromissos escolares do ano

    Isso eu não fiz ano passado e dessa vez quero fazer. Acredito que assim já conseguimos nos programar melhor com as atividades escolares e também é um jeito de ficar mais próxima dessa área. Algo que era um dos meus desejos quando parasse de trabalhar fora.

  • Pesquisar lanche para as crianças levarem para a escola

    Tenho muita dificuldade em montar a lancheira das crianças. Sempre foi o marido quem ficava com essa tarefa e o lanche sempre vai igual: suco, bisnaguinha e um danone. Enfim, tenho aqui um desafio e quem está me ajudando com isso é a Chefe de Papinha. Ela tem uma apostila incrível chamada Lancheira Prática que tem justamente o objetivo de ajudar pais e mães como eu nessa tarefa de montar a lancheira todo santo dia. Merece um post a parte sobre isso.

  • Pesquisar métodos de estudos para ajudar o Benjamin

    Não sei vocês, mas aqui tenho muita dificuldade na hora dos estudos e da lição de casa. É um stress enorme. Marido que acaba ficando com essa tarefa, mas eu também quero participar desse momento. Só que confesso, não tenho muita paciência. Então, quero pesquisar alguma forma dessa hora ser mais leve e o negócio fluir melhor. Dicas? Aceito!

  • Planejar nossa viagem

    Pintou uma oportunidade muito bacana. Vamos fazer uma viagem muito legal, para um lugar que sempre tive o sonho de conhecer aqui no Brasil. Marido já começou a fazer roteiro e quero ver com ele, planejar tudo direitinho para conseguirmos fazer tudo o que queremos.

Todas as atividades do mês, eu coloco numa página livre que tem no meu planner logo no início do mês, antes de começar os dias da semana.

Ali, coloco também uma frase inspiração. A desse mês é:

Eu tenho medos bobos, e coragens absurdas. Clarice Lispector

como organizo o mês com planner

Fevereiro é um mês curtinho. Já estamos na metade dele e eu só realizei um item da minha lista. Ele está pintado em amarelo. Essa é uma dica que comecei a seguir recentemente: pintar as atividades já realizadas. Elas ficam em destaque das outras e me lembra que não preciso mais me preocupar com aquele item. Faço isso para as atividades diárias também. 😉

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “Como organizo o mês com planner”

  1. […] Gabis divide comigo essa paixão por planners. Ela fez um post super bacana mostrando como ela organiza o mês com uma lista de […]

  2. Talita Rodrigues Nunes disse:

    Muito legal esse post! Eu comecei a fazer algo nesse sentido, mas ainda está muito rudimentar. Vou estudar mais sobre isso e ver se coloco em prática por aqui!

Comente!