05 set 2018

Como os livros infantis podem ajudar na educação do seu filho

por
Gabi Miranda

Educação, Filhos, Livros, Livros infantis

Além de ser muito prazeroso, o hábito da leitura traz diversos benefícios para adultos e crianças, tais como: aumento do vocabulário e do repertório cultural, fortalecimento dos vínculos familiares e estímulo da empatia e do senso crítico. Mas, além disso, a literatura também é uma ótima aliada de pais e educadores(as) na educação dos pequenos. Com toda a sua ludicidade e linguagem leve e acessível, os livros infantis são ideais para auxiliar na rotina das crianças – alimentação, higiene e desfralde – e para tratar temas difíceis – como medo, bullying, perdas, separação e saudade.

Pensando nisso, o Blog Leiturinha listou 7 livros infantis que abordam questões como essas, mostrando que, além de ser fundamental para o desenvolvimento infantil e para a vida, a literatura também pode ser um ótimo apoio na educação dos pequenos. Confira!

7 Formas como os livros infantis podem ajudar na educação do seu filho

1. Conversando sobre bullying

O bullying é caracterizado por qualquer ato de violência, seja física, psicológica ou emocional, direcionada, repetidamente, a alguém, podendo gerar consequências na formação da personalidade do indivíduo. Confira, então, um livro para conversar com seu filho sobre o tema:

Morcego Bobo

Editora: Wmf Martins Fontes

livros infantis


Um morcego chega no pedaço e a bicharada vai dar as boas-vindas. Mas, sempre que conversavam, o morcego falava cada coisas estranha… O céu ficava embaixo, e a montanha em cima, por exemplo. Ele “enxergava tudo do jeito errado. Pelo menos era isso que os filhotes dos animais da floresta achavam.”. Este livro retrata a história de um morcego mal compreendido pelos outros animais, só porque via o mundo de uma forma diferente. Os animais da floresta, sem compreenderem o morcego, diziam que ele era bobo, louco e, portanto, um tanto perigoso. Infelizmente a vida real não é tão diferente…

2. Conversando sobre a separação dos pais

Ainda que a decisão seja tomada em conjunto e de forma consensual, o término de um casamento é sempre um marco na vida do casal e, claro, dos filhos. Confira um livro que pode ajudar a conversar com o pequeno nesse momento tão delicado:

Lá e Aqui
Editora: Pequena Zahar

livros infantis

Nesta obra suave e delicada, um drama familiar ganha contornos poéticos. E o que parecia ser uma divisão, aos poucos torna-se multiplicação e mais motivos para sentir-se em casa.

3. Conversando sobre a saudade

A falta de uma pessoa, lugar ou situação é normal, sendo um sinal de que o que passou foi bom e marcante. O problema é que a saudade pode significar sentimentos doloridos, como angústia e tristeza. Confira um livro para conversar sobre esse sentimento com seu filho:

Cartas ao papai
Editora: Cereja

Livros infantis


Há muito tempo as cartas cumprem sua missão de levar abraços quentinhos a quem está distante. Neste livro, acompanhamos as correspondências que viajam para longe, entre pai e filha, até que um dia, uma carta especial volta ao remetente. Um livro que materializa o sentimento de estarmos de “cabeça para baixo” quando precisamos viver no exterior, longe de quem amamos.

4. Conversando sobre o medo

Na medida certa, o medo tem o papel de nos proteger de possíveis riscos e ameaças, ou seja, sentir medo é natural. Na infância, como tantas outras coisas, é o momento em que os pequenos descobrem e conhecem esse sentimento. Confira um livro para conversar sobre o medo com seu pequeno:

Quem vem lá?
Editora:  Letra A Editora

livros infantis


Em uma tarde tranquila no parque florestal, o silêncio foi interrompido pela correria do pequeno Asdrúbal…”Socorrooo… Socorro… lá vem o monstrooo…” e assim foi uma confusão só. Todos da floresta ficaram com muito medo do tal monstro que assustava tanto o Asdrúbal. Será que era mesmo um grande monstro? Este livro representa o medo dos animais, mas, será que os animais têm medos bobos?

5. Conversando sobre a mudança de escola

São muitos os motivos que levam os pais a trocar os filhos de escola. Mas, independente disso, é importante que a família dê todo o apoio ao pequeno para que o processo aconteça da maneira mais tranquila possível. Confira um livro que pode ajudar seu pequeno nesse processo:

Meu primeiro dia de aula
Editora: Nova Alexandria

livros infantis

Chegou o grande dia, o primeiro dia de aula! Com um pouco de medo, Paula se prepara para sua nova experiência. No caminho para a nova escola, a garotinha conversa com os seus pais e eles lhes contam que quando eram crianças o primeiro dia de aula foi muito legal. Esta é uma história que irá mostrar ao pequeno leitor o quanto as mudanças são boas e que o primeiro dia de aula em uma nova escola não é ruim, logo acontece a adaptação. Aproveite este momento para conversar com o seu pequeno sobre este assunto!

6. Conversando sobre o desfralde

O momento do desfralde é um marco para a vida do bebê e da família como um todo! Deixar as fraldas para trás implica uma grande transformação na vida da criança e muitas adaptações na rotina familiar. Porém, os livros podem ajudar nesse momento! Confira esse:

Cocô no Trono
Editora: Cia das Letrinhas

livros infantis


“Esta é a história de um porquinho que faz cocô tipo pudim”… e de uma cobra, de um elefante e também do seu pequeno, que faz cocô na privada igual gente grande. Neste livro, Benoît Charlat ensina aos pequenos, de forma bem humorada e genial, como é legal fazer cocô no trono! Portanto, ótimo para a fase do desfralde.

7. Conversando sobre a chegada de um irmãozinho

A chegada de um irmãozinho muda os hábitos e a rotina da casa e isso demanda uma adaptação, que pode ser tranquila ou um pouco mais turbulenta, a depender, principalmente, de como os pais vão lidar e abordar esse assunto com ele. Confira um livro que pode ajudar seu filho a lidar com isso:

Eu não gosto de você
Editora: Jujuba

livros infantis

“E, para completar, minha mãe disse que no começo o bebê só chora, mama, dorme e faz cocô. Eu achei isso muito chato, porque ele nem ia brincar comigo.”. Este livro traz como narradora uma menina que acaba de descobrir que terá um irmãozinho em um futuro bem próximo. Toda a saga, seus sentimentos, os medos e as viradas da vida, são muito bem descritos, fazendo com que muitos pequenos se identifiquem com cada uma dessas fases.

Você também pode gostar de:

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.