31 jan 2018

Como voltar a rotina do sono das crianças com o fim das férias

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Sono

Com o fim das férias escolares, chega o momento de reimplantar a rotina do sono das crianças. Muitos pais ficam preocupados em como restabelecer essa ordem. Como especialista do sono e mãe de duas crianças, afirmo: o ideal é fazer isso aos poucos, sem stress. Alguns dias antes das voltas às aulas, é indicado trazer os pequenos para a realidade. Ou seja, começar a acordar um pouco mais cedo, e, consequentemente, dormir mais cedo. O mau hábito das férias, de ir dormir tarde e acordar ao meio dia, são perdidos facilmente se os pais seguirem algumas regras alguns dias antes da volta às aulas.

rotina do sono

É muito importante as crianças terem boas noites de sono. A criança que não dorme bem inclina-se a ficar agitada e com dificuldade de concentração. Uma boa rotina de sono garante o bom funcionamento do organismo, aumenta a capacidade de aprendizado e a fixação de informações. Durante o sono, são secretados vários hormônios, entre eles o GH, hormônio do conhecimento, que é essencial na fase do desenvolvimento infantil.

Os hábitos podem ser restabelecidos facilmente se os pais seguirem religiosamente uma rotina com horários fixos para atividades diárias como jantar e tomar banho.

Baixar o ritmo de atividades estimulantes comuns nas férias, como jogar vídeo game, ficar no ipad, ver televisão, contribuem para uma noite de sono agitada. Portanto, no fim das férias, o ideal é diminuir o compasso.

E quanto tempo cada criança precisa dormir?

Isso varia de acordo com a idade da criança. Quanto mais nova, maior é a necessidade de horas que ela precisa dormir.  Em geral, as crianças com idade pré escolar, entre 3 e 5 anos, precisam de 13 horas de sono por dia. Enquanto as de idade entre 6 e 12 anos devem dormir ao menos 10 horas. É comum os pais colocarem a criança na rotina da casa, afinal cada família tem uma rotina diferente. Mas quanto mais próximo da quantidade de horas necessárias a criança dormir, melhor para ela. Isso garante um sono mais tranquilo e de mais qualidade.

Dicas para regular a rotina do sono das crianças:

  • É importante manter a rotina de alimentação durante o dia. Fazer o jantar mais cedo, de preferência duas horas (ou mais) antes de dormir.
  • O banho é uma ótima atividade para fazer parte da rotina de sono. Dê um banho relaxante na criança, vale o banho de balde.
  • Não tem problema abusar da tecnologia nas férias, mas use-a com moderação ao anoitecer. Uma hora antes de preparar a criança para dormir, desligue os aparelhos eletrônicos (TV, celular, iPad), pois eles estimulam a produção de adrenalina e impedem que o sono venha com mais facilidade.
  • Quando estiver chegando a hora de dormir, por volta das 19h/20h, proponha uma atividade calma para a criança, como ler um livro.
  • Prepare o quarto da criança para dormir. Todos dormimos melhor num ambiente propício para isso. A luz e o silêncio são fundamentais para contribuir para um bom sono, mantenha o ambiente escuro e silencioso. A luz prejudica a produção do cortisol e da melatonina, e acaba causando a sensação de cansaço pela manhã.

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