04 abr 2018

Melasma: cuide da sua pele

por
Gabi Miranda

Destaque, Gravidez, Maternidade

Melasma: manchas escuras no rosto

Já diz o ditado, se conselho fosse bom, a gente vendia. Mas vou deixar meu conselho pra você: cuide da sua pele. E da pele do seu filho também. Não sei o que acontece quando estamos chegando aos 40, só sei que uma chavinha vira e a gente começa a se cuidar mais. Não deixe chegar perto dos 40 para então começar a cuidar. Passe protetor solar todos os dias, pelo menos duas vezes ao dia.

Se você parar para pensar que a pele é o maior e mais desprotegido órgão do corpo humano, não vai se assustar de saber que a nossa pele também está exposta a inúmeros problemas. Afinal, está passiva a raios solares, fungos e vírus desde que nascemos. Algumas doenças de pele mais conhecidas são: acne, micose, câncer, urticária, escaras, entre outras. Não sei se podemos considerar uma doença, mas as manchas escuras no rosto, conhecidas com melasma, também são um problema de pele.

O que é melasma?

Fixadas em várias regiões do rosto (testa, maçã do rosto, nariz e buço), é comum aparecer na gravidez ou na menopausa, pois está ligada as alterações hormonais e podem piorar com a exposição ao sol. Tive melasma na gestação do Benjamin, que sumiu logo após seu nascimento. Há um ano e meio passei a me incomodar com as manchas escuras que voltaram a aparecer em meu rosto. Não sei porque, mas achei que era herança da gestação da Stella. Outro dia, olhando fotos dessa época, descobri que meu rosto estava limpinho na gravidez dela.

Na ocasião, cheguei a ir na dermatologista que me passou o tratamento e eu nem comecei. Passado um ano e pouco, as manchas pioraram, tomei chá de vergonha e voltei à especialista. Em 30 dias passando o medicamento indicado, as manchas sumiram e meu rosto está limpinho.

Veja o antes e depois da minha pele com tratamento

Com 15 dias de tratamento, mostrei no stories a evolução. Já estava bem melhor, mas após 30 dias, o resultado é 100%. Recebi muitas mensagens de pessoas me perguntando qual o produto que tinha feito esse milagre tão rápido. Estava usando um ácido. Digo estava, porque agora vou me dar alta (e voltarei em breve à dermatologista para ela confirmar). E muito protetor solar. Agora ele não sai da minha bolsa. Não digo o nome da pomada porque o ideal é que cada pessoa procure seu dermatologista e veja o produto mais indicado para seu tipo de pele. Ainda mais quando se trata desses ácidos.

Meu grande impulso para cuidar da melasma que estava tomando conta do meu rosto, foi o Instagram. Todo dia eu dou as caras lá para fazer vídeos e me deparava com aquele rosto manchado. Vocês não tem noção de como isso começou a me incomodar. As doenças de pele geralmente nos afetam psicologicamente, afetando nossas relações e a nossa forma de nos enxergar em relação ao mundo. Eu comecei a me sentir mal com as manchas na pele para então buscar uma alternativa. Agora estou feliz da vida com o resultado positivo no mês do meu aniversário. Ou seja, vou completar 37 com carinha de menininha. 😉

compartilhe!

0

comente!

tags:

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.