23 jan 2019

Cultive emoções positivas

Pare e pense. Você cultiva emoções positivas?

Nem sempre soube lidar com todas as minhas emoções. Mas tento sempre cultivar emoções positivas. Quanto mais a gente se conhece, mais aprendemos a lidar com os nossos sentimentos.

O fato é que por vezes, compreender nossos sentimentos é um trabalho confuso e difícil. Mas com a prática pode se tornar algo muito produtivo. Não podemos esquecer que somos indivíduos com físico e emocional, portanto é preciso que haja um equilíbrio entre amos. E quando temos filhos, precisamos de atenção e equilíbrio redobrados.

Leia também: hábitos que mudarão sua vida em 2019

O primeiro contato com as emoções é feito com ainda estamos no útero. Por isso, quem já passou pela gravidez, ouve muito “não fique triste, pois você passa esse sentimento para o bebê”. Sim, as emoções da mãe são sentidas pelo bebê. Dizem ainda que as experiências intrauterinas, somada aos acontecimentos vivenciados ao longo dos primeiros 7 anos da criança, são responsáveis por desenvolver os programas emocionais de cada pessoa. E são elas que criarão os padrões comportamentais e emocionais que influenciarão toda a vida dos nossos filhos. Sim, nossa responsabilidade é enorme!

emoções positivas

Contudo isso, o nosso comportamento também vai refletir no comportamento dos nossos filhos. E devemos desejar e ensinar que nossos filhos tenham emoções positivas. Para isso, precisamos cultivar.

Quais são as emoções positivas?

As principais emoções positivas são o amor e a alegria. São elas que geram uma quantidade maior de dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-esta. Essas emoções contribuem diretamente na motivação, disposição e produtividade das pessoas. Mas existem outras emoções positivas, como:

  1. Gratidão
  2. Alegria
  3. Esperança
  4. Serenidade
  5. Inspiração

Como cultivar essas emoções positivas

Existe algo que podemos fazer para nutrir as emoções positivas?

É a maneira como lidamos com nossos pensamentos, sentimentos e com o mundo que determina nossa felicidade e autorrealização. Seja a melhor pessoa que você pode ser. Em casa, no trabalho, para seus filhos, amigos, para o mundo.

emoções positivas

Reconhecer a emoção

No topo da lista é reconhecer a emoção, entender porque você está sentindo isso. É o lance do autoconhecimento. Quando você sabe identificar e nomear o que está sentindo (se é alegria, raiva, medo, tristeza, frustração), o próximo passo é descobrir por que esse sentimento surgiu. O que aconteceu que fez desencadear essa emoção? E, se for uma emoção negativa, deve se perguntar e conhecer: quais serão as consequências se essa emoção persistir.

Viva a experiência da emoção e do pensamento

Respire, conte até 10 (isso contribui para não agirmos de forma impulsiva) e sinta essa emoção (por pouco tempo) porque ela também é importante para o nosso processo de transformação emocional.

Suas ações precisam estar de acordo com os seus valores

Esteja alerta e não desvirtue do que é realmente importante para você. Quando temos uma emoção negativa, acontece também o sequestro da nossa razão. Portanto, é normal ter uma reação negativa, seja por palavras ou ações. Não deixe que isso te afaste dos seus valores. Conte sempre até 10.

Medite

A meditação é uma ótima ferramenta nesse processo. A ideia ao meditar não é não pensar em nada. Pelo contrário, é importante deixar que as emoções apareçam, para que, em seguida, possamos deixá-las ir embora e consigamos seguir em frente. A meditação não impede de sentir emoções, da mesma forma que não impede de pensar – apenas faz você se dar conta de suas emoções e de seus pensamentos mais rapidamente.

emoções positivas

Quando você nota que uma emoção está tomando conta, é capaz de recuar e contemplá-la. Então, percebe que seus pensamentos e emoções ditam quem você é. Você não é triste; você está triste. Você não é mal-humorado; você está mal-humorado. Separar você de como você se sente é o caminho para a libertação, a rota direta para um retorno a uma mente tranquila e racional.

Leia também: desligue – um guia simples de meditação

 

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.