07 jan 2016
Dengue mata! Dicas para preveni-la
Chegou o verão e com ele uma grande preocupação: a Dengue. Todo mundo já sabe, mas nunca é demais repetir, a Dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e aparece principalmente nas áreas tropicais e subtropicais, como o Brasil. O surto acontece justamente no verão, período de grandes chuvas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.
A Dengue é uma doença séria e mata! Possui quatro tipos e todos com os mesmos sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, no corpo, dor abdominal (principalmente em crianças), perda do paladar e apetite, manchas na pele, náuseas e vômitos, tontura, moleza, cansaço.
Como combater a Dengue? A melhor maneira é agir de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito. O mosquito nasce e se cria em água parada, portanto é fundamental eliminar qualquer residente que possa acumular água. Em casa, conseguimos fazer isso tomando alguns simples cuidados:
- acúmulo de água parada;
- manter garrafas sempre de cabeça pra baixo;
- colocar areia nos pratinhos de vaso das plantas;
- manter ralos fechados;
- limpar as calhas;
- colocar tela de mosquiteiro nas janelas;
- não descartar lixo em lugares inapropriados;
- manter latas de lixos sempre tampadas;
Stellinha recebeu um presente de Natal da Multicoisas que achei um grande aliado contra o mosquito da Dengue. Foi o sapinho Mata Mosquito. Ele atrái e mata qualquer tipo de inseto, desde pernilongos até mosquito da Dengue, evitando a proliferação de bactérias e doenças causadas por esses bichinhos inimigos. Ele é como se fosse um abajur, reproduz uma luz ultra-violeta mantendo o ambiente noturno agradável. O mosquito é atraído por essa luz, sugado pelo aparelho e morre preso no compartimento inferior. Não faz barulho nenhum, não solta cheiro até porque não faz uso de inseticidas e mantém o ambiente seguro não só para bebês, mas para toda família.
Fora de casa já é mais complicado evitar que mosquito da Dengue se reproduza, portanto, o que podemos fazer é nos proteger, principalmente as crianças, com repelente. Aqui sempre mandamos um repelente na mochila da escola do Benjamin para que possa ser passado nele mais de uma vez durante o dia. Em viagens também carregamos sempre um repelente e agora temos esse Sapinho amigo que com certeza será nosso companheiro em nossas próximas explorações.
Veja mais informações sobre o mosquito da Dengue AQUI.
comente!
Que coisa bacana Gabi, eu estou usando apenas o mosquiteiro no berço da minha bebê. Pensei em colocar aqueles repelentes de tomada, mas não é recomendado. Agora falta pouco para ela poder usar repelente. Essa dia veio em boa hora, adorei. bjs