22 jan 2018

Descarte e organização do closet

Marie Kondo diz em seu livro “isso me traz alegria” que só começamos a transformar nossa vida quando queremos fazer isso de verdade. E o que precisamos fazer? Nos conhecer. Sim, autoconhecimento é fundamental para grandes mudanças e transformações em nossa vida. Há um ano, quando li “A mágica da arrumação” e em seguida assisti o documentário Minimalismo passei a me questionar muito sobre o que é importante na minha vida. Na época, fiz o primeiro grande descarte e organização do closet, mas ao longo do ano fui percebendo que não tinha sido suficiente.

Foi quando ganhei um sorteio, da personal organizer Viviane do Tudo Arrumado, para organizar as gavetas do meu closet que me dei conta que precisava de ajuda profissional para o closet inteiro. Passado alguns meses, voltei a falar com ela para colocar meu propósito em prática: realizar o descarte e organização do closet.

Já fui consumista pra caramba e precisei de muito autoconhecimento para descobrir que não posso comprar algo só pra ter. Que é essencial levar em consideração muitos fatores importantes até encontrar e comprar algum item que eu goste ou que seja necessário. Organizar nossa casa envolve bem mais do que decidir o que manter e o que desapegar. Como tenho dificuldade em desapegar… Sou dessas que sempre acho que poderei usar determinado item algum dia ou que algo poderá ser útil. A verdade é uma só: se o objeto em questão não foi usado nos últimos seis meses, nunca mais será. E ainda: você sempre pode se virar sem ele.

Desapegar é bem difícil. E organizar também é. Porque não é simplesmente descartar, mas manter aquilo que tem a ver com o nosso estilo de vida e que nos traga felicidade. E organizar significa confrontar a si mesmo, exige que pensemos em por que descartar, manter e onde guardar, nos obriga a enxergar a vida com outras prioridades. Organizar é também outra oportunidade de aprendizado, de reavaliar a relação que temos com nossos pertences, criar um novo estilo de vida, de abrir espaço para coisas boas acontecerem. Indico fazê-lo com a ajuda de um profissional, pois sim, facilita um pouco as coisas e deixa o transcurso mais leve.

As recompensas da organização

Foram dois dias intensos nesse processo de descarte e organização do closet junto com a personal Organizer Viviane e acho que consegui passar nessa prova de fogo. Sem a ajuda da Vivi acho que não teria esse resultado. Ela consegue oferecer soluções simples e fáceis para o que você imaginar organizar. Encontra o lugar ideal para todas as suas coisas. Oferece um preço super digno e acessível. É um investimento que ao final resultou em ganho de tempo, espaço e energia para me dedicar à minha família e as coisas que realmente importam nesse momento de vida em que me encontro.

Abaixo, é possível ter uma ideia de tudo o que eu e marido tiramos do closet.

Descarte e organização do closet

descarte e organização do closet

Ao olhar essa foto, ainda sinto certa vergonha e não acredito como cabia tudo em nosso mini closet. Muitas pessoas comentaram que não tinham metade da quantidade de sapatos que eu tinha. Ou que só tinham 2 calças jeans. Mesmo tendo descartado várias, não preciso comprar calça jeans pelo resto da minha vida. Ainda fiquei com 36 calças (entre jeans e outros tecidos). Dessas, 14 calças são jeans. Pode parecer uma desculpa, mas com a desordem do meu closet eu não tinha noção de tudo o que possuía, mal dava para enxergar todas as peças. Essa comparação pode ser feita entre o antes e depois.

Antes e depois do descarte e organização do closet

Em breve, sairá vídeo no canal mostrando o antes e depois. Fica bem mais visível no vídeo. Mas nas imagens dá para se ter uma ideia da grande mudança.

descarte e organização do closet

descarte e organização do closet

Adorei a solução temporária que a Vivi deu para as bolsas. Todas ficavam amarrotadas uma em cima da outra. Vivi colocou uma bexiga cheia dentro de cada uma para que ganhassem firmeza. Assim, a bolsa não corre o risco de ficar deformada. O ideal é colocar um enchimento com espuma, mas como preciso investir no material, vai ficar mais pra frente.

Para as bolsas pequenas que ficaram, a Vivi usou uma caixinha organizadora.Achei isso excelente, pois antes eu ficava caçando a bolsinha no meio da bagunça e agora elas tem um cantinho especial para elas. Ficou tão organizado, prático e lindo!

Cabia tudo o closet?

Nãoooo…! E por isso a bagunça era ainda maior.

Para as roupas não ficarem todas amarrotadas no closet, tiramos todos os casacos e afins (itens que uso menos) e colocamos num guarda-roupa que tinha livre no quarto de hóspedes. Livre naquelas, né? A Vivi também tirou tudo de dentro e solucionou a minha vida. Assim, no  cabideiro do closet acabou ficando calças, vestidos, camisas, itens que uso mais no dia a dia.

Sempre achei que o motivo do meu closet parecer bagunçado era o tamanho dele. Na verdade, o problema era excesso de itens que não faziam sentido na minha vida e a falta de organização. Agora ele até parece maior. Closet organizado e espaço otimizado, com certeza me ajudará na hora de me vestir e quando pensar em consumir algo. Dessa forma, estou conseguindo enxergar melhor tudo o que tenho. Muitas coisas não uso há algum tempo e agora vou fazer o exercício de usá-las e o que não for usado dentro de um prazo, será descartado. Vou começar outro processo que poderá contribuir muito para isso, o da consultoria de imagem. Com certeza pode ser que saia ainda mais itens do closet.

Esse resultado já fez com que eu me sentisse mais leve e forte para buscar as coisas que são úteis e importantes na minha vida. 😉

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “Descarte e organização do closet”

  1. MARLENE GALVAO disse:

    Estou decidida a fazer isso no meu guarda roupas.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

?