28 abr 2020

Dicas de atividades para manter a saúde mental na quarentena

Como manter a saúde mentar na quarentena??? Essa é uma pergunta que tem sido frequente lá no meu perfil do Instagram. As pessoas querem saber como mantenho o humor com essa crise toda que o mundo está passando, como faço para ficar de bom humor todo dia. É claro que não é todo dia que estou bem e de bom humor!!! Normalmente, já temos dias bons e não tão bons. Vivendo na quarentena então… as emoções parecem uma montanha russa. Você começa o dia cheio de energia e pode chegar ao final dele um pouco pra baixo. Eu já tive altos e baixos nesse período. Já gargalhei, já chorei, já caí na frequência baixa dos outros, já respondi (quando devia ter silenciado), já cantei, dancei e por aí vai….

saúde mental na quarentena

Mas em geral tenho tentado levar os dias com mais leveza e humor. Ah o humor, ele nos salva. E eu tenho a sorte de ter um amor (marido) muito bem humorado. Ele me salva e faz muitos desses dias melhores. E para manter a saúde mental, tenho focado em algumas atividades que eu sei me fazem bem e mantém a minha energia numa frequência elevada. Vou compartilhar nesse post aqui, logo aí abaixo o que tenho feito. 😉

Dicas de atividades para manter a saúde mental na quarentena

Antes de mais nada, acho válido dizer que o importante não é nos mantermos ocupados para controlar as emoções. Não é nada disso! É importante deixar que as emoções apareçam, para que em seguida possamos deixá-las ir. Reprimir sentimentos não é nada bom. E acho que as atividades compartilhadas aqui, pra mim particularmente, tem o intuito de me fazer dar conta das emoções. Vamos lembrar que nossa vida não é essa crise que estamos vivendo. Você não é triste, você está triste. Você não é mal-humorado. Você está mal-humorado. É essencial separar você de como você se sente. E acho que essas atividades tem me ajudado muito nesse sentido. É libertador. Agora vamos lá?

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Atividade física / Yoga

Eu nunca menti pra ninguém o tamanho da minha preguiça para fazer atividade física. Porém, não me falta coragem! Toda vez que faço alguma atividade, meu corpo e minha mente ficam bem. Então, sempre penso no depois. É o depois que me dá força para fazer. No início da quarentena, eu estava firme e forte fazendo meus treinos em casa, mas conforme os dias foram passando fiquei desanimada. É muito difícil seguir uma rotina de exercícios em casa. Então, comecei a fazer Yoga com um aplicativo chamado Down Dog e tem sido tranquilo seguir. Faço todos os dias após a meditação. E há dias que me animo e faço treinos que a Monica, minha personal me enviou. E confesso que começo a sentir saudade de correr ao ar livre.

Meditação

Essa era uma atividade que já estava inserida na minha vida e eu só intensifiquei. Tenho feito as meditações com o Tadashi Kadamoto no perfil dele no Instagram. Ele faz todo santo dia às 06:00 e às 20:00. Eu faço sempre de manhã e algumas vezes à noite. Além disso, durante o dia tenho feito meditações curtinhas com um aplicativo que adooooro chamado Insight Timer e alguns exercícios de respiração. Meditar é algo que me faz mais feliz, mais leve e me deixa de bom-humor. E me faz lidar melhor e enxergar de outra perspectiva os problemas.

Caso queira saber mais, AQUI tem um guia simples de meditação

Livros

Tenho lido bastante desde que esse ano começou. Ler sempre mantém a minha mente sã. Tenho lido romance, sobre comportamento humano, meditação, enfim… temas diversos e que tem ampliado minha mente. Ler pra mim já é uma salvação. E lá no perfil da minha empresa Mirtilo Comunicação, compartilhamos algumas dicas para ajudar quem não tem o hábito da leitura (acho que vale a pena dar uma olhada).

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Rotina diária de desenvolvimento pessoal

Eu criei uma rotina diária de desenvolvimento pessoal que envolve ler e estudar sobre assuntos que possam me capacitar a me desenvolver para me tornar uma pessoa melhor. Então, tenho lido, assistido a vídeos e tenho feito cursos diversos com esse intuito. Isso tem me dado uma clareza maior desse momento que estamos vivendo e de mim como indivíduo. Eu já vinha num processo de autoconhecimento e espiritualidade, estou dando mais atenção nesse período. Tanto que já aprendi um pouco sobre Ayurveda e tenho começado a colocar em prática algumas coisas indicadas num livro que li e amei sobre o tema “O sabor da harmonia – receitas Ayurvédicas para o bem-estar“.

Desligar

Tenho me desligado de forma consciente das redes sociais e dos noticiários. Nas redes sociais ainda sou um pouco mais ativa porque trabalho com isso, mas tenho usado muito mais para compartilhar algo do que ficar olhando o que as pessoas estão postando. Tenho focado em produzir algo de maneira mais eficiente, em vez de desperdiçar minha energia com coisas que não posso controlar.

Não reclamar / Aceitar

Em vez de reclamar como as coisas estão ou como deveriam ser, aceitei como elas são. Sim, a vida não está fácil para ninguém. As crianças estão tendo aulas online, os pais sendo professores e trabalhando home-office, empreendedores como eu, perdendo clientes… e assim é. Está todo mundo passando perrengue. Então, depois, inclusive de perder alguns clientes na minha empresa, parei de desejar que fosse tudo diferente. Todo mundo queria que fosse diferente. Então, o que podemos fazer? Nos concentrar 100% em fazer o melhor do que fizemos até agora.

Escolher não reclamar e ser genuinamente grato por tudo o que possuo, por tudo que construí até o momento, foi uma decisão importante nesse processo. Agora é pensar em como usar isso tudo a nosso favor, como fazer com que essa fase nos dê um retorno triunfante quando essa crise toda passar.

Filmes e Séries

Acho que nunca assisti a tantos filmes e séries na vida. E tem sido uma boa ferramenta de entretenimento para “fugir” da crise. Evito os filmes de epidemia e afins. Tenho curtido as comédias, um pouquinho de drama, filmes infantis com as crianças… criamos sem querer uma rotina para isso. Na quinta-feira tem começado nossas sessões de pipocas, mas sábado e domingo são os dias campeões, quando temos ficado sem culpa em frente à televisão abusando da Netflix. 🙂

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Rotina

Pra mim é importante manter a rotina. Nesse período tá difícil seguir a rotina da vida normal, mas tenho tentado manter certa disciplina com horário para acordar, horário para refeições e dormir. Já teve semana que fiquei perdida e com os horários bagunçados e é nítido como sofro alterações no humor, mas principalmente na produtividade. Sair da rotina e procrastinar de vez em quando, OK. Mas se deixar, um mau hábito vira rotina e difícil mesmo é tirar ele do caminho. Acreditem, incluir um bom hábito é difícil, demora dias, semanas, quiçá meses. Mas inserir um mau hábito é fácil, ele impregna…. então, mesmo que seja uma rotina diferente do habitual, eu super indico ter uma.

Autocuidado e bem estar

Além de todos esses itens que estou listando aqui e que considero na linha do autocuidado. Afinal, tudo isso faz parte de um conjunto para promover bem estar e qualidade de vida, também tenho olhado para meu corpo como parte da minha mente. Quero dizer que tenho cuidado um pouco mais de mim nesse sentido corporal, algo que eu não dava muita atenção antes. Esses cuidados inclui um banho com mais atenção plena, uma automassagem com óleo corporal, esfoliação no rosto, hidratação nos cabelos, ingerir mais água (tenho tomado mais de 2 litros de água por dia), não tomar refrigerantes (isso já era algo que tinha incorporado e depois de tanto tempo sem beber refri, abri uma exceção na Páscoa), evitando doces em excessos. Tenho pesquisado e usado óleos essenciais, incensos para purificar a casa e para meditar.

Essas são algumas ações das quais tenho praticado. Esse conjunto de atividades tem trazido um outro benefício enorme, além de saúde mental, que é o autoconhecimento. Com isso conseguimos entender melhor quem somos e porque agimos de determinada maneira. E descobrimos uma força interior com capacidade para lidar com os desafios que todos estamos enfrentando. 😉

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