29 ago 2018

Dicas de livros infantis para dar de presente

por
Gabi Miranda

Destaque, Livros, Livros infantis

dicas de livros infantis

O que não falta por aqui, são dicas de livros infantis para compartilharmos. Enfim, criamos o hábito de ler todas as noites para as crianças. Digo enfim, porque eu já havia tentado inúmeras vezes e nunca emplacava essa minha meta. Muito por conta da idade e dos interesses. O Benjamin agora está numa fase, até por conta da escola, muito interessado por leituras. Ele começou até a ler um livro sozinho (vai terminar em 2020 hahaha, mas estou achando o máximo esse interesse dele e também seu esforço). A Stella antes estava numa fase que não parava quieta na hora da leitura. No entanto, agora ela ouve com atenção, tece comentários e vira e mexe quer ela mesma contar a história.

Leia também: o ursinho apavorado (um dos livros preferidos da Stella)

O hábito pegou de tal forma, que toda noite eles mesmos pedem a história. Tem noites que atrasamos a rotina noturna por aqui e mesmo assim, precisamos ler algum livro. Para evitar brigas, cada noite um deles escolhe um livro (e ainda assim, rola brigas). As crianças tem muitos livros infantis!!! Tantos que a gente faz um rodízio na prateleira de livros. E como os nossos amigos e familiares sabem que gosto muito de livros, e incentivo a leitura das crianças, eles acabam ganhando muitos livros infantis de presente. Meu pai é o campeão em presentear as crianças com livros. E eu amo!!! Ele sempre dá uns títulos diferentes que ninguém daria (e depois vou fazer um post dos últimos livros que ele deu para o Benjamin).

Eu adoro dar livros infantis de presente. E particularmente acho bem difícil escolher livros interessantes para crianças. Tem muita diversidade, muita coisa boa e muita coisa ruim também. E é um presente cujo o investimento é alto, portanto acho que precisamos saber escolher criteriosamente. Depois do aniversário das crianças, mostrei no stories o tanto de livros que eles ganharam de presente. Sem exagero, foram muitos. Então, algumas pessoas adoraram as dicas de livros infantis! Portanto, hoje vou compartilhar algumas dicas de livros infantis que fazem sucesso por aqui!

Dicas de livros infantis para dar de presente

Pomelo e as cores

Esse é um livro que não vamos nos desfazer NUNCA! Primeiro porque Benjamin ganhou aos 3 anos do primeiro melhor amigo dele e tem até uma dedicatória. Segundo porque foi o primeiro livro que o Benjamin leu sozinho quando estava começando a ler. Terceiro porque é um livro lindo de doer. É um livro originalmente francês e mostra o pequeno elefante, Pomelo, descobrindo as mais diversas cores, em diferentes formatos. É cheio de imagens coloridas.

Em suas 118 páginas, encontramos em uma a descrição da cor e na outra a ilustração sempre envolvendo Pomelo. É um livrinho que também descreve as definições de tons poeticamente, como: “o laranja cheio de emoções do outono”. Ou “o vermelho de uma promessa que vai se concretizar” (traz a ilustração de um morango amadurecendo). Além desse livro, existe no Brasil o “Pomelo e os Opostos” e “Pomelo cresce”. Nós não temos, mas imagino que devem ser tão bons quanto o “Pomelo e as cores”.

dicas de livros infantis

A revolta dos gizes de cera

O Benjamin ganhou no aniversário de 7 anos, da tia Rosana. Esse livro é incrivelmente divertido! Os gizes de cera simplesmente param com suas atividades, se escondem na caixa e deixam, cada cor, uma carta ao seu dono, Diego. Nas cartas, eles expressam a opinião de como Diego faz uso de cada um deles. Cada giz conta sua história, como se sentem em relação ao seu uso e dão sugestões ao Diego de como eles podem ser usados em outros desenhos e não sempre no mesmo.

Como o caso do giz rosa que reclama não ter sido usado nenhuma vez no último ano. Então, ele faz uma reivindicação e diz que não é uma cor só de meninas, que não serve só para pintar princesas. Que dinossauros e monstros podem ser rosa. O giz bege diz que não aguenta mais ser chamado de marrom claro. Enquanto isso, há uma briga (a carta preferida minha e do Benjamin) entre as cores laranja e amarelo. Ambos acreditam ser a verdadeira cor do sol. Enfim, será que Diego dá conta dessa irreverente confusão? É um livro infantil incrível!

Dicas de livros infantis

Pequeno manual de monstros caseiros

Presente do meu pai para a Stella. E pra mim, a maior surpresa. É daqueles livros que toda criança precisa conhecer. Confesso, a Stella teve medo no início. Ficou um pouquinho assustada porque fala de monstros. Já o Benjamin compreendeu bem a ideia do livro. A ideia do livro é apresentar todos os monstros que habitam a nossa “casa” (que estão na nossa cabeça, na nossa imaginação). Aqueles monstros que no dia a dia causam bagunça em nossa vida. Até nós adultos identificamos alguns dos nossos monstros. É um livro divertido, porque o autor brinca de forma que a linguagem parece ser científica e parece que faz um relatório de pesquisa de cada monstro. Cada monstro tem uma descrição e os nomes por si já são engraçados. São eles:

Leia também: 2 dicas de livros infantis para crianças a partir de 2 anos

ATCHINUS – o monstro do espirro e do nariz escorrendo;
NARCISUS MEAMO – o monstro do espelho;
KERULÓGO – a monstra da impaciência;
NUNDOU – o monstro da possessividade;
MILIMPULSUS – o monstro do telefone;
PATAPUM – o monstro saltitante;
AHNÃO – o monstro das surpresas;
DR. BAGUNSUS – o monstro da bagunça;
HISTER ICA – a monstra do berro;
VORÁCIO – o monstro da gulodice e do apetite insaciável;
KIKENT – o monstro da queimadura;
CHUÁ – o monstro da derramação;
GIRACUCA, O Magnific & Tagarelus, O Breve – os monstros da falta de sono;
STUPIDUS IMPULSIVUS – o monstro da besteira e do temperamento irracional;
OBSCURUS KAMERUS – o monstro da escuridão;
RAIO CATÓDICO – o monstro da televisão;
ROUPANIK – o monstro da indecisão roupística ou o monstro do “o que é que eu vou vestir?”;
AIKI SOO NU – o monstro do cansaço.

Como dá para ver, são monstros que convivem com a gente diariamente. E a ideia que tive do livro é aprender a encarar esses monstrinhos de forma divertida. Aprender a driblar algumas situações de forma mais leve e encarar de frente nossos monstros. Amei esse livro, o Benjamin também e Stella começou a se simpatizar. Porque acho que é para uma idade um pouco maior mesmo, tem inclusive, bastante texto.

Dicas de livros infantis

O livro dos sentimentos

As crianças também ganharam no aniversário desse ano (2018). Acho que foi presente para os dois, da Dani, madrinha da Stella. Eu já tinha visto em livrarias e me interessado. É um livro com pouquíssimo texto, muitas ilustrações e, obviamente, bem colorido. É para trabalhar as emoções e sentimentos, principalmente dos piticos – que ainda não sabem muito bem expressar o que sentem. Então, nesse livro, encontramos sentimentos como raiva, medo, ansiedade, alegria, solidão, vontades, coragem, preguiça, enfim. Todos aqueles sentimentos que já são confusos para nós adultos, quem dirá para os pequenos.

Dicas de livros infantis

Dicas de livros infantis

 

Coisas que a gente não vê

Desconfio que esse livro veio da escola. A escola das crianças faz muito bem um trabalho com leituras. Eles incentivam a leitura desde a educação infantil. Ou seja, até a Stella tem atividades com livros e traz toda semana um livro para ler em casa. E, às vezes, a turma do Benjamin ganha algum livro. E não é de editoras tão conhecidas. Esse, por exemplo, é um deles. Mas tem uma história muito bacana. De forma bem lúdica, a autora incentiva as crianças a praticarem a observação. Achei o máximo isso! Porque de certa forma, tem muito a ver com o mindfulness.

O livro conta uma experiência na escola. A professora, um determinado dia, diz que a lição de casa é as crianças observarem tudo o que pudessem durante o trajeto de casa até a escola. E então, depois, as crianças contam tudo o que observaram. Um incentivo e tanto para fazermos com as crianças. Pois, numa época em que vivemos freneticamente, desassossegos, inquietações, precisamos ensinar os pequenos a mergulhar nesse estado de observar. Livro com linguagem simples, mas com uma mensagem e um aprendizado incrível.

Dicas de livros infantis

Essas são algumas das nossas dicas de livros infantis para presentes! Espero que vocês tenham gostado! 😉

compartilhe!

0

comente!

tags: , ,

0 resposta para “Dicas de livros infantis para dar de presente”

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.