11 dez 2015

Dicas para economizar nas compras de Natal

por
Gabi Miranda

Destaque, Dinheiro, Maternidade

Chegou fim de ano, décimo terceiro, Natal. Época de confraternização, reencontros e gastos desenfreados. Aqui em casa todo ano falo a mesma coisa “esse ano não vou comprar presente pra ninguém”. Mas acabo comprando pra todo mundo. Nessa, a gente gasta mesmo uma boa grana. Mesmo que sejam só lembrancinhas, basta somar o valor delas pra ver que o montante é alto. A gente não quer presentear só a família, mas os amigos, quer aproveitar e dar uma caixinha para os porteiros, entrar no amigo secreto do trabalho, da família, das amigas virtuais, do grupo de livros e por aí vai. Além de tudo, é a época mais propícia para gastos, nos sentimos atraídos por tudo o que vemos. É a temporada mais perigosa do ano para se afundar em dívidas e gastar além do orçamento. Portanto, separei algumas dicas de como economizar nas compras de Natal.

Imagem Google

Imagem Google

Faça uma lista
Relacione pessoas que você gostaria de presentear, depois de alguns dias repasse a lista e veja se é necessário presentear todas elas. Seja frio e coerente nessa hora. Não precisamos presentear, por exemplo, a tia que nunca vem nos encontros da família e só encontramos uma única vez no ano, justamente no Natal. Seja racional e não emocional. Enumere pessoas que são realmente importantes para ganhar um presente: marido, filhos, pais, irmãos.

Defina um valor
Estipule um valor total para gastar com presentes e um valor médio para cada presenteado. Fique atento para não gastar além do seu salário. Jamais se endivide para comprar presentes caros.

Pesquise
Antes de sair às compras, busque os melhores valores. Geralmente, o melhor preço está sem sair de casa, na internet.

Compre pela internet
Além de encontrar melhores preços, você economiza o maior bem que temos, o tempo. A Diiirce deu ótimas dicas para compras de Natal pela internet, tem lojas com opções de presentes para as crianças e adultos. Comprando através da maiorias dessas lojas, você economiza e contribui com o trabalho de mães empreendedoras.

Faça você mesmo
Presente não precisa ser caro e quando feito por nós mesmos tem um valor maior ainda. Então, se você tem alguma habilidade, foque nela e faça você mesmo o presente de Natal. Se acha que não tem habilidade nenhuma, é porque nunca tentou. Veja o tutorial de um porta retrato lousa que pode ser usado para recados e na decoração, uma opção que você mesma pode fazer e agradar o presenteado. A Lelê, do blog Eu, ele e as crianças, sempre dá ótimas dicas de faça você mesmo, veja AQUI.

Compras pessoais
A maioria das pessoas esquecem, mas em janeiro vem aquela mega liquidação nos shoppings. Tudo o que você comprou em dezembro pelo olho da cara, em janeiro está com até 70% de desconto. Portanto, se puder, espere para comprar coisas como roupas, sapatos para você e para as crianças.

Evite comprar para pagar a perder de vista
Pagamento à vista pode ser uma ótima opção para negociar descontos. Fuja de compras parceladas e foque no item abaixo.

Não esqueça das despesas do início do ano
Toda vez que sair às compras, além de se fazer a pergunta básica “preciso mesmo comprar isso?”, pense nas despesas de janeiro: matrícula, uniformes e material escolar, IPVA, IPTU, seguro do carro, etc.

É tempo de confraternizar
Não precisamos gastar um monte de dinheiro para mostrar que gostamos de alguém – isso fazemos ao longo do ano, através de demonstrações de afeto, cuidado e muito amor. Natal é uma época que pede presentes sim, mais para as crianças e para aqueles bem próximos de nós. É tempo de reencontro, de alegria, estar junto, confraternizar ao lado das pessoas que amamos. Se não comprou presentes para todos que gostaria, dê amor e aproveite a companhia das pessoas queridas e BOAS FESTAS!

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Dicas para economizar nas compras de Natal”

  1. Monica Zappa disse:

    Oi Gabriela,
    Gostei muito das suas dicas, se não estipularmos direitinho como o dinheiro será gasto, pode acabar saindo tudo do controle. Uma outra dica para agregar valor ao seu post, seria a indicação de o uso de um cupom de desconto. Em muitos sites é possível economizar até 80% em alguns produtos, é o sonho de natal! Nesse site: http://www.saveme.com.br/cupom-desconto/americanas tem ofertas para aproveitar durante o ano inteiro.

  2. […] assim, não ajude a conter os gastos nessa época do ano. A ideia é celebrar sim, mas também economizar nas compras de Natal. […]

  3. Lele disse:

    Adorei as dicas!!!!
    E obrigada por me incluir nessa! <3
    beijao

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.