09 mar 2018

Dicas para praticar o desapego

É importante praticar o desapego. Desapegar do que não usamos mais pode ser difícil para algumas pessoas, mas quando conseguimos, nos dá uma sensação de leveza e bem estar. As energias se renovam e abrimos espaço para o novo. Além disso, tudo o que está sobrando em nossa casa pode estar fazendo falta a outra pessoa.

Eliminando o excesso de roupas, sapatos e objetos, temos uma visão melhor de tudo que temos. Conseguimos manter a organização e a praticidade no dia a dia. Além da economia, pois evitamos comprar itens em duplicidade, já que sabemos exatamente tudo o que possuímos.

Pelo menos uma vez por ano é interessante fazer o processo de descarte, retirando tudo que não usamos mais, fazendo uma limpeza no armário e reorganizando tudo.

Verifique se você tem espaço suficiente para tudo o que guarda e se precisa realmente desses itens. A ideia é manter apenas o que você ama e te faz feliz. Por isso, hoje vou dar dicas para praticar o desapego.

dicas para praticar o desapego

Descarte:

1 – Analise item por item e separe em pilhas para doação, caso esteja em bom estado. Ou lixo, caso não sirva para mais ninguém. Se alguma peça estiver precisando de conserto, como um botão ou costura, providencie.

2 – Separe para doação as peças que não são usadas há mais de um ano. A exceção fica para casacos e vestidos de festa, que são usados esporadicamente. Na dúvida, vista a roupa, olhe-se no espelho ou tire uma foto para analisar. Veja se ainda faz o seu estilo, se veste bem e se te faz feliz. Se a resposta for não, é hora de desapegar.

3 – Sapatos velhos, que apertam ou machucam, elimine também.

4 – Objetos quebrados ou trincados, caso tenham conserto, providencie. Caso contrário, descarte.

5 – Caso você queira guardar alguns itens apenas pelo valor sentimental, monte uma pequena caixa de lembranças e guarde-a numa prateleira mais alta ou local menos acessível. Assim você libera espaço no armário para as roupas que estão realmente em uso.

6 – Adquira o hábito de retirar um item para doação sempre que um novo entrar, assim você evita o excesso e consequentemente a bagunça.

E você, tem dificuldade em desapegar? Conte pra gente aqui nos comentários!

dicas para praticar o desapego

 

compartilhe!

6

comente!

6 respostas para “Dicas para praticar o desapego”

  1. Destralhar e desapegar faz muito bem. Abrir espaço traz leveza. É muito bom. Ótimas dicas.
    beijos
    Chris

  2. Talita Rodrigues Nunes disse:

    Esse é o tipo de coisa que é mais fácil falar que fazer! Mas confesso que desde que o filhote nasceu, tenho praticado com certa regularidade.

  3. Regina disse:

    Pelo menos 2 vezes no ano eu dou uma arrumada com grandes desapegos, adorei suas dicas!!!!

  4. julianapelizzari disse:

    Eu simplesmente amei o post.
    Precisamos fazer essa renovação com frequência, porque tira o peso, o excesso e evita até da gente comprar coisas que não precisa ou em duplicidade…
    Coisas velhas, quebradas, ou que não usamos, precisam passar para a frente para ajudar outras, penso exatamente assim…
    Tem coisas novas, que eu acabo até vendendo em brecho, quando não tenho ninguém para doar…
    Mas desapegar é renovar, abrir espaço…
    Bjs
    Ju

  5. Amei as dicas. Eu consigo me desapegar e sempre que posso arrumo os armários de casa e dou muita coisa. Parece que a vida fica mais leve quando a gente tira da frente o que não serve mais 😉 beijos

  6. Estela disse:

    Sou bem praticante do desapego…
    Arthur desde pequenino também já tem aprendido a importância de desapegar, doar e renovar.

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.