13 jul 2018

Dicas para usar caixas organizadoras

Tem gente que é louca por uma caixa organizadora, e eu me incluo nessa. É possível encontrar uma grande variedade de modelos, cores e materiais, para os mais diversos gostos e utilidades.

Mas não podemos nos empolgar e comprar qualquer caixa aleatoriamente, sem antes ter uma finalidade para ela. Pois corremos o risco de ter mais um item em excesso para contribuir com a bagunça.

A seguir listei algumas dicas para usar as caixas organizadoras:

1 – O primeiro passo de qualquer organização é destralhar

Manter apenas o necessário e o que realmente usamos. Não vamos perder tempo e dinheiro ocupando espaço e organizando tralhas numa caixa.

2 – Defina o que será organizado

O tamanho, o material e o modelo da caixa vão depender do que será colocado dentro dela. Verifique também em qual cômodo essa caixa ficará.

Caixas plásticas podem ser usadas em quase todas as situações. Caixas de tecido e papelão deverão ser evitadas em áreas úmidas como lavanderia e banheiro, pois podem embolorar facilmente.

3 – Categorize os itens

Não adianta pegar uma caixa organizadora e colocar vários objetos misturados lá dentro. Assim você estará apenas escondendo a bagunça.

A ideia é separar por categorias, de forma que qualquer item seja facilmente encontrado quando necessário.

4 – Identifique

Use etiquetas para nomear a categoria contida naquela caixa. Assim fica fácil para qualquer membro da família localizar um item e principalmente devolvê-lo ao local correto após o uso. Esse passo é fundamental para a manutenção da organização.

5 – Ideias para usar as caixas organizadoras

No closet, quando se tem poucas gavetas as caixas podem substituí-las. Eu uso para as blusas de lã, por exemplo, mas podemos usar para os biquínis, roupas de ginástica, cachecóis, bolsas pequenas que ficariam soltas na prateleira, e muito mais.

Lembre-se de colocar um sachê antimofo dentro da caixa para evitar a umidade.

Dicas para usar caixas organizadoras

Leia também: dicas para deixar o guarda roupa organizado

No banheiro, podemos setorizar os itens em estoque, como sabonetes, shampoos, cremes, lenços umedecidos, etc. Evite guardar a caixa de remédios no banheiro, pois a umidade e variação de temperatura podem alterar as características dos medicamentos. Prefira um local seco, arejado e longe do alcance das crianças.

Dicas para usar caixas organizadoras

 

Na sala ou no escritório podemos guardar os fios e cabos carregadores. De preferência numa caixa com divisórias para facilitar a visualização e evitar que enrosquem.

Leia também: 6 dicas para uma vida mais organizada

Dicas para usar caixas organizadoras 3

No armário da lavanderia ou na garagem podemos ter uma caixa de ferramentas organizada, todas juntas num só lugar e sempre acessível quando necessário.

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para organizar? Entre em contato comigo!

compartilhe!

0

comente!

0 resposta para “Dicas para usar caixas organizadoras”

  1. […] Leia também: dicas para usar caixas organizadoras […]

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.