03 dez 2018

Dieta digital e dicas de como se desligar mais do celular

Se você está lendo esse post, muito provavelmente está no celular ou deixou ele de lado e está no computador. Há quase dois meses comecei uma dieta digital. Primeiro eu tinha chamado de detox digital.

Em tempos que se fala em essencialismo e atenção plena, dedicar tempo ao que realmente nos importa, comecei a refletir sobre como ficar algumas horas longe do celular poderia me proporcionar uma nova forma de enxergar a vida e aproveitá-la da melhor forma. E o tempo que a gente passa no celular tem tudo a ver com isso.

Então, decidi que faria uma dieta digital, que nada mais é que equilibrar o tempo de uso do celular. A palavra dieta vem do Latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa modo de vida. Ou seja, escolhi olhar com atenção e mudar o meu modo de vida. E comecei a ler sobre a era digital em que vivemos e descobri que tudo está ligado com outros temas interessantes que gosto como propósito, essencialismo, atenção plena, produtividade.

E tem mais uma coisa, passei a refletir em como eu quero que meus filhos se relacionem com essa era digital frenética. Uma coisa é fato, não dá pra fugir disso e nem devemos. A tecnologia existe para facilitar a nossa vida. Mas como ensinar nossos filhos a lidarem de forma saudável com a tecnologia?

dieta digital

O que dizem as pesquisas sobre o tempo de uso do celular

Uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco, na Califórnia (EUA), apontou que interagimos uma média de 2.617 vezes com o nosso celular. Isso significa aproximadamente duas horas e meia navegando no aparelho. Um outro estudo com dados levantados pela Hootsuite e We Are Social mostrou que o Brasil é o terceiro país que passa mais tempo on-line (9 horas e 14 minutos em média por dia), estamos atrás da Tailândia e das Filipinas.

Ao ler essa informação numa revista, fiquei assustada e tratei de medir o meu tempo diário no celular. E para meu espanto eu tinha ficado um total de 5 horas do dia no meu celular. CINCO HORAS!!!! Gente, isso é absurdamente muita coisa!

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Reparei que ficava muito tempo nas redes sociais e whatsapp. E reparando no meu comportamento, percebi que muito da minha ansiedade vinha do uso desmedido do celular. Porque  muitas vezes não tinha likes novos nas minhas redes sociais, nem mais mensagem para responder. E eu ficava abrindo mesmo assim com um tempo muito curto de espaço. Eu nem precisava fazer o tal teste sugerido pela revista para descobrir. Sim, eu estava viciada digitalmente.

Eu estava o tempo todo com o celular na mão. Na sala de espera, na condução, dirigindo, no restaurante, quando deitava para dormir eu precisava checar as últimas postagens no celular, responder as últimas mensagens no whatsapp.

Eu sempre falo para o Benjamin, meu filho mais velho, o quanto o tempo é precioso. A forma que você escolhe usar o seu tempo é a forma como você escolhe viver a sua vida. A vida não pode ser desperdiçada.

Como se diagnosticar viciado

Será que você é apegado demais ao celular? Se você se encaixa em pelo menos 5 dos sinais abaixo, sim você é um dependente do celular. Confira alguns sinais.

  1. A ideia de ficar desconectado te deixa angustiado;
  2. Uso excessivo do celular a ponto de se desconcentrar de outras atividades;
  3. Apresenta sinais de irritabilidade, ansiedade, angustia por ficar desconectado;
  4. Trabalho fora do horário;
  5. Cansaço na vista e dor de cabeça;
  6. Antes de dormir, fica no celular na cama;
  7. Leva o celular ao banheiro;
  8. Necessidade de tirar foto de qualquer ocasião;
  9. Perde a noção do tempo;
  10. Seus filhos pedem para você largar o celular;

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Se mesmo assim, você quiser medir o grau de dependência tecnológica, você pode fazer um teste (existem vários na internet). Esse AQUI é bem indicado. Não tive coragem de fazer. Na verdade eu só ia confirmar o óbvio.

Há prazer na vida offline

Sim, há prazer na vida offiline. Ficou confirmado pra mim que o celular rouba o nosso tempo e nos tira do foco do que realmente é importante para nós. É possível largar o celular num mundo completamente tecnológico? Sim, é possível se você se compromete com a mudança. Estou exatamente há 49 dias fazendo a dieta digital e nesse período já li três livros, assisti séries e com certeza fui mais produtiva no meu dia a dia.

Só meus filhos não percebem que fico menos no celular. hahaha Porque eles querem nossa atenção 100% do tempo. E com eles combinei o seguinte: agora temos a hora deles, a hora da família, a hora do trabalho da mamãe, a hora da mamãe e do papai e a hora só da mamãe. Ou seja, na hora da mamãe, ela faz o que quiser, inclusive, ficar no celular.

Leia também: o uso constante do celular é um hábito que pode atrapalhar a nossa vida

Também ganhei horas a mais na minha noite. Antes da dieta digital, depois que as crianças dormiam, eu acabava ficando no celular. Agora não! O mesmo horário que eles dormem, é o horário que eu desligo o celular. É o meu momento para fazer o que eu quiser, menos ficar no celular. Repare, a qualquer momento de ócio que tenhamos, imediatamente pegamos o celular. Sendo que um momento de ócio é bom também. É quando saímos do automático.

O ócio ainda é visto como algo pejorativo, mas eu tinha um chefe que falava que os momentos de ócio eram importantes para exercitarmos a nossa criatividade. Isso porque nesses momentos podem surgir grandes ideias. Sempre senti que quando não estou fazendo nada, estou perdendo algo. Mas já faz algum tempo – desde que parei de assistir novela – que penso que perder tempo é fazer algo que rouba parte do tempo que poderíamos estar fazendo algo importante para nós. Deu para entender?

Como fazer uma dieta digital

Não vou dizer que é fácil fazer essa dieta, principalmente porque trabalho com digital. Mas é possível sim fazer o uso do celular de forma equilibrada e com propósito. Para isso é importante levar em consideração as suas necessidades e seus valores (aprendi isso no livro Conexão Digital, mas esse é assunto para outro post). Por exemplo, no meu caso, avaliei os seguintes pontos:

  • quanto tempo é necessário para eu me dedicar ao meu trabalho com a tecnologia? Baseado nisso, fiz uma divisão de blocos, lembrando que eu não preciso estar à disposição 100% do tempo para responder na mesma hora;
  • que momentos na minha casa que eu não quero mais que o celular me atrapalhe? Exemplo: na hora de ler um livro para as crianças, não levo o celular junto;
  • quanto tempo quero passar nas redes sociais?
  • quando houver tempo livre no dia, quais as melhores formas de usá-lo e o que eu gostaria de fazer?

Com essa avaliação, cheguei em algumas táticas para fazer minha dieta digital. E é por isso que batizei como dieta digital, porque na verdade a ideia não é parar de usar totalmente o celular, mas sim mudar o meu modo de vida.

Dicas para fazer a dieta digital

Há uma fórmula mágica? Não! Acho que depende muito de cada indivíduo. Mas após uma avaliação sincera do que é importante na sua vida, você consegue ver a prática que lhe cabe melhor. Abaixo, as minhas dicas do que tenho colocado em prática.

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  1. Desligue o celular uma hora antes de dormir
    Comecei a fazer isso na primeira semana, mas depois passei a colocar no modo avião. E não apenas uma hora antes de dormir, mas determinei um horário. Escolhi o horário das 20:00 para desligar todas as noites.
  2. Desative as notificações
    O meu celular é iphone e ele tem uma forma de desativar tudo a partir do horário que eu determinar. Coloquei o meu para desativar as notificações às 20:00 e às 07:00 ele volta.
  3. Largue o celular mesmo
    Se você estipular um horário, largue de fato o celular, coloque-o longe.
  4. Aproveite de verdade os momentos em família

  5. Estipule momentos
    Estipulei momentos no meu dia. Antes, assim que eu acordava, eu pegava o celular e já começava a ver e responder tudo. Agora não, a minha primeira hora da manhã é offline. Acordo com calma, tomo café e vou ver o celular lá na academia que é um lugar que não curto muito e o celular me distrai mais. Estipulei vários horários ao longo do dia offline.
  6. Contabilize seu tempo digital
    Sério! Eu passei a contabilizar. Existem aplicativos que fazem isso, mas o Iphone já faz isso por seus usuários, basta ir em ajustes. É uma delícia quando bato o record do dia anterior.
  7. Ative o celular para avisar que você está muito tempo nas redes sociais
    Eu fiz isso para o Instagram que é a rede social que mais uso. Estipulei uma hora de uso e quando bato esse tempo, o Instagram me avisa na hora. Raramente tenho ultrapassado.
  8. Não abra o Watsapp a todo instante
    Durante esse processo, confirmei uma coisa muito importante: se não é você quem está no controle do seu tempo, pode ter certeza de que alguém está. E geralmente quem está no controle são as notificações do nosso celular. Ou seja, o e-mail que chegou ou a mensagem no whats. Controlar o nosso tempo, portanto, significa também que não precisamos responder tudo e a todos no mesmo instante em que recebemos a mensagem.
  9. Saia de grupos de Whatsapp
    De quantos grupos do Whats você faz parte? Tenho certeza que você nem participa de alguns. Saia dos grupos que você não interage e que não agregue nada. Uma vida minimalista é viver com menos, só com o que realmente é importante. Portanto, só fique nos grupos que realmente interessam a você.

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