03 nov 2014

É possível economizar água no banho?

por
Gabi Miranda

Comportamento, Maternidade

Sim, é possível economizar água durante o banho. Fiz o teste durante 7 dias seguidos e pude comprovar isso.

cronometro

Não é tarefa fácil economizar água na hora do banho. A arte de banhar-se, além de ser conhecido como o momento de higiene pessoal, é considerado também o instante que usamos para relaxar. Até outro dia, eu deixava a água do chuveiro cair sobre os meus ombros – o que me dava certa sensação de relaxamento. Mas o meu momento do banho mudou um pouquinho.

Recentemente, fiz um post com 14 dicas para economizar água. A primeira dica era justamente diminuir o tempo no banho. Todos os dias tomo dois banhos: a) um pela manhã para lavar a cabeleira; b) outro a noite ao voltar do trabalho. (simplesmente não consigo voltar da rua, colocar pijama e dormir como se estivesse limpinha). Esse é um hábito que não consigo mudar.

Então decidi que deveria tomar banhos mais rápidos. Sempre achei que era rápida no banho (bom, pelo menos comparado ao marido hihihi), mas após cronometrar durante 7 dias esse meu momento, descobri que podia mudar alguns costumes, entre eles: não escovar os dentes no banho, não lavar a calcinha, não fazer hora deixando creme agir no cabelo e o mais penoso pra mim: fechar o chuveiro enquanto esfrega o sabão no cabelo. Confesso que o último ainda não consegui, mas os outros três já coloquei em prática. Já que tomo dois banhos, tracei uma meta: usar 10 minutos, em média, por dia, para esse fim. Afirmo, é difícil pra caracoles.

Teste de 7 dias

Durante os 7 dias, recebi mensagens surpresas e até incrédulas nas redes sociais: “dois minutos de banho, como você conseguiu???”. A lição que fica: muitas vezes é custoso quebrar alguns hábitos e colocar novos em prática, mas com força de vontade – assim como tudo na vida, é possível. Inclusive, pode ser colocado em prática ensinando as crianças. Se descobrimos um jeito melhor e diferente do que já fazemos, é até mais fácil para inserir na vida dos pequenos os novos hábitos do que o que já estamos acostumados a fazer.

Nessa semana de auto desafio, identifiquei que posso economizar em vários sentidos. Por exemplo: aqui em casa, o chuveiro é a gaz, quando abre só sai água fria, passei a colocar um baldinho para utilizar essa água em outra situação (dica de uma amiga do condomínio e leitora do blog); nunca fui de deixar luzes acesas pela casa, mas percebi que andei apagando mais as luzes; o monitor do trabalho, pode ficar desligado enquanto eu almoço ou estou num trabalho externo; a água que não tomei toda do copo, pode ser tomada depois; o banheiro pode ser lavado com um pequeno balde com água e sabão e não com o chuveiro ligado, aliás, não precisa nem jogar água pelo banheiro todo. Enfim, pequenos hábitos que podem gerar  grandes resultados.

E você, leitor, se anima cronometrar o seu banho e fazer desse hábito um outro jeito para economizar água? 🙂

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “É possível economizar água no banho?”

  1. Opi disse:

    Animo sim! Mudei recentemente para uma casa que ainda não tem fornecimento de água direto e tenho que economizar pra não pagar um dinheirão de caminhão pipa. Assim, acabo adotando uma atitude ética e responsável, que espero manter de agora em diante. Topei o desafio!
    Bjs

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.