31 maio 2016

Escreva uma carta à mão para seu filho

por
Gabi Miranda

Destaque, Maternidade

Carta de amor é escrita não para dar notícias, não para contar nada, mas para que mãos separadas se toquem ao tocarem a mesma folha de papel.
Rubem Alves

carta-escrita-a-mão-bossa-mãe

Pinterest

Em tempos de tecnologia avançada, onde não usamos mais papel e caneta, e correspondência são só contas (e olhe lá, porque até isso chega por códigos de barra no celular), resolvi escrever cartas à mão para meus filhos. A ideia é produzir algumas coisas como causos engraçados, histórias de família, textos pequenos, lembranças e até reunir alguns textos do blog mais destinado a eles. O blog já tem centenas de textos e duvido que um dia meus filhos leiam tudo o que está aqui. No entanto, acredito que se encontrarem um caderno ou um envelope, assim com a letra da mãe, talvez isso tenha uma força maior e desperte a curiosidade deles.

Esse desejo surgiu ao mexer numas coisas guardadas da minha mãe. Faltavam alguns dias para meu aniversário de 35 anos, há um mês, e precisava sentir a presença dela de alguma forma. Fui lá fuçar e revi várias coisas escritas por ela. A letra da minha mãe. Não sei explicar, mas é bom ter a letra dela estampada ali. Pensar que ele pegou naquele papel, que tem as impressões digitais dela. Mesmo que isso me faça pensar nas impossibilidades…

Ao mesmo tempo que aqueles escritos me fizeram chorar, eles amenizam a minha dor. Em cada coisa escrita tem um pouco dela, cada palavra carrega um pouco da minha mãe. Não, não falo só da letra, mas do tempo que ela se dedicou escrevendo aquilo, da força da sua escrita, das suas impressões digitais. Nas letras dela me conecto com os seus sentimentos.

É claro que é mais intenso porque minha mãe já se foi e pra mim essas recordações escritas à mão são únicas. Mas eu tenho uma caixa de cartas escritas à mão pelo meu pai, do tempo em que a internet ainda nem existia. Escrever uma carta à mão hoje em dia tem muito significado, porque não é qualquer um que para um tempo para dedicar uma mensagem a outra pessoa. É uma forma de dizer àquela pessoa o quanto ela é importante para você. E com certeza um tesouro valioso para seu filho.

Por isso, indico, escreva uma carta à mão para seu filho. Não precisa de muito, basta papel, caneta, um pouco do seu tempo e as palavras você deixa que o coração dita. 😉

compartilhe!

21

comente!

21 respostas para “Escreva uma carta à mão para seu filho”

  1. buscaalpha disse:

    Olá, você teria uma sugestão de folha especial para escrever as cartas? Acho que uma carta especial merece uma folha especial… Só estava pensando nisso! E como estou começando nessa empreitada, queria umas dicas…

  2. […] Sou suspeita para falar porque AMO escrever e receber cartas e cartões escritos à mão. […]

  3. OI Gabis, sabe que eu não tenho o costume de guardar nada?! Mas ter essas lembranças faz toda a diferença. Já escrevi vários bilhetinhos e cartas para as minhas filhas. ALiás, fiz um caderno para a Ana Luiza escrevendo as minhas emoções em relação a ela e a entreguei quando ela fez 15 anos. Nunca contei isso no blog por ser uma coisa muito especial. Mas agora até fiquei com vontade de fazer uma foto desse caderno.
    beijos
    Chris

  4. Eu organizei um projeto de cartas ano passado e foi um sucesso, a Emilly recebeu muitas cartinhas, acho que devemos preservar essas coisas boas da vida! Amei sua postagem!

  5. Adri disse:

    Gabis. Realmente uma cartinha escrita à mão não tem preço!!!! Uma vez mexendo nas coisas da minha mãe encontrei uma cartinha que ela havia escrito na maternidade. A emoção em encontrar não consigo descrever!!! Vou fazer isso ❤️❤️❤️❤️

  6. Viviane disse:

    É com certeza uma recordação eterna, cheia de amor.
    Eu ainda prefiro anotar as coisas em agenda, e vou escrever uma carta para guardar e mostrar para o Isaac quando crescer.
    Amei a sua dica ♥

    Bjs
    Vivi

  7. Lindo seu post Gabis! Amo receber cartinhas das minhas filhas e os cartões do meuu marido até hoje e guardo tudo com muito carinho <3 Também escrevo pra eles e eles também guardam <3
    Em tempo de tecnologia avançada é bom mantermos essas coisas antigas que nos aproximam mais, não é mesmo? Mas quando não estamos tão perto vale uma mensagem também 😉
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

  8. Gabi, eu tenho várias cartas que escrevi quando estava grávida para o Caio. Desde o dia que descobri a gravidez, até o dia do nascimento!

  9. Adorei o post … É as cartas são uma forma de nos manter conectados né …

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  10. Nossa!!! Que lindo!!!
    Acho que vou passar a fazer isso com meu pequeno Arthur Arteiro…

  11. acessosanti disse:

    Ah, que lindo…
    Amei o texto e vou escrever com certeza, não uma, mas várias. Para os três!
    Parabéns!!!
    Camila
    http://www.mammys.com.br

  12. patricegu disse:

    Gabis, adorei a ideia. Por aqui, faço um caderno de receitas. Anoto à mão as receitas. Passei a colocar datas e acho que passarei a colocar observações sobre quem gostou, quem não gostou. Para quem não tem o hábito de escrever cartas, mas faz caderno de receitas é uma forma de transmitir amor.
    Adorei o post. Lindo.
    Beijo

  13. Ah Gabis….
    Eu adoro escrever e tento cultivar isso… Acho que os álbuns de scrapbook ajudam a eternizar os momentos e as palavras. Mas vou escrever cartas tb. Boa ideia
    Bjs no coração
    Lele

    • https://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Adoro quando você manda “beijo no coração”, Lelê.
      Sim, os álbuns de scrap ajudam muito, mas acho que terão mais valor sentimental para nossas meninas, não?! Acho que os meninos não ligarão muito. Sei lá, tenho pensado nisso. rsrsrs
      Beijo no seu coração tb.

  14. anaalonsocukier disse:

    Adorei lei seu post. Realmente uma carta escrita à mão faz toda diferença. Sempre que compro um livro para meu filho escrevo uma dedicatória, para que, no futuro, ele possa lembrar de um momento que estivemos juntos e lemos aquilo juntos. Meu pai me deu um dicionário quando eu era bebê e eu confesso que adoro ler a dedicatória dele lá. Uma letra linda a do meu pai….bem diferente da minha kkkk
    Gostei da sua idéia de escrever e farei isso por aqui também.
    Beijo

  15. Poxa.. acabei de lacrimejar no post da Lelê agora venho aqui e desabo de vez rs… Imagino a falta que tua mãe te faz, e a saudade que apertou lendo seus manuscritos. A letra da minha é muito bonita (diferente da minha rs) e me imaginei no seu lugar lendo o texto. Me dá um abraço??? Linda ideia de escrever uma carta pros filhos, vou escrever também! beijo querida

    • https://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Ahhhh, Cynthia, sua linda. Abraço quentinho.
      Faz uma falta enorme, mas a gente vai vivendo. rs
      Fico feliz que você gostou da ideia e é mais uma que vai entrar nessa.
      Super beijo e obrigada pela visita.

  16. Pois é a tecnologia vem tão rápido que eu nem consigo amamentar sem estar com o celular a mão. Mas acho que isso é tão ruim. O olho no olho. Certas coisas tão simples como escrever uma carta a mão significam muito.

    Adorei o post, parabéns!

  17. melissa disse:

    Linda mensagem que você passou com esse texto…Uma carta, algo tão simples,mas que traz significados para eternidade!!
    Bjs

  18. Tatiane disse:

    Que post lindo! Em tempo de tecnologia muitos filhos nem conhecem a letra dos pais! Amei a ideia é vou escrever para minha Mari.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.