11 jan 2019

Férias com filhos: Como criar tempo e se divertir com as crianças

Essa semana estava conversando com uma amiga o quanto é difícil a rotina cotidiana de férias com filhos. Uma coisa é você estar de férias com os filhos, porém viajando com eles. Outra bem diferente é estar em casa de férias com filhos. Ela me relatou os últimos acontecimentos e eu confessei que o meu problema era a rotina com eles. Porque enquanto eu estava viajando, estava totalmente relaxada, mas foi em três dias em casa, eu já estava enlouquecendo.

férias com filho

No entanto, era para estar mais enlouquecida se eu não tivesse feito uns combinados com as crianças. Quando voltamos de viagem, combinei que precisaria voltar ao trabalho também. Porém, eu poderia dividir o meu dia. Metade trabalharia e a outra metade faríamos algo juntos. Isso incluiria pelo menos 3 passeios durante a semana e atividades de lazer em casa mesmo. Para o Benjamin isso é mais compreensível e tem sido mais tranquilo. Para Stella não é tanto, mas estamos caminhando.

Mesmo assim fica muito cansativo porque às vezes eles demandam mais a atenção na parte da manhã. E a tarde preciso pegar no tranco para cumprir meus compromissos profissionais. E de manhã é o período em que tenho mais disposição para trabalhar. Sem contar que fico pensando nas coisas que tenho pra fazer e me esforçando para me desligar quando estou com eles. Enfim, a verdade é que tem dado mais certo fazendo combinados. Às vezes é tão simples o que precisamos fazer, mas não enxergamos.. E quando combinamos com a criança parece que criamos um laço de confiança. E ela sabendo como será a programação, fica menos ansiosa e consegue esperar o momento que ficaremos com a atenção total para ela.

Como criar tempo e se divertir com as crianças

Paralelo a essa conversa, estava procurando uma informação para essa mesma amiga no meu planner de 2017 e encontrei essas anotações.

férias com filhos

  1. Valorize as janelas do seu tempo
  2. Inclua brincadeira na sua agenda
  3. Crie rotinas especiais
  4. Envolva as crianças nas tarefas de casa
  5. Planeje-se até em fins de semana
  6. Saia da rotina e faça algo diferente
  7. Crie um ritual para a hora de dormir
  8. Organize um clubinho em casa
  9. Compartilhem um hobby
  10. Diga mais SIM para momentos de brincar

férias com filhos

Eu disse que o planner era de 2017. Tempo em que eu trabalhava fora e acho que valorizava muito mais o tempo com eles. Afinal, tínhamos menos tempo juntos.

Achei que encontrar essas anotações foi o Universo me enviando uma mensagem. Pra mim e para a minha amiga (tanto que compartilhei com ela).

Penso que nós pais criamos muitas expectativas em relação as férias, rotina e tudo mais. Enquanto que as crianças só querem viver momentos especiais com a gente. Não importa se nas férias vai rolar viagem. Tudo bem se não rolar. O importante para eles é a forma como vão viver esses momentos livres nas férias. Às vezes, fazer as mesmas coisas, porém de forma diferente conta mais. Ou seja, se você repetir pela milésima vez um passeio, vai ser bacana se for feito de forma diferente. E em casa, há tantas coisas que podemos fazer e mil e uma maneiras. Não precisa jogar aquele jogo demorado, pode ser algumas partidas de jogo da velha. Não precisamos descer na piscina do condomínio, pode rolar aquela piscininha da praia na varanda. Um balanço na rede. Um jeito de arrumar tudo brincando.

As férias ainda estão longe de terminar, portanto dá para aproveitar muito ainda. Que tal fazer uns combinados diferentes com as crianças?

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.