14 jan 2019

Hábitos que mudarão sua vida em 2019

por
Gabi Miranda

Destaque, Maternidade, Produtividade

Muitas pessoas tem me perguntado como é minha rotina matinal, o que mudou na minha vida após ter parado de trabalhar fora. Nesse post, vou falar sobre os hábitos que mudarão sua vida em 2019! Se você quiser isso, claro!

Somos responsáveis pelos nossos hábitos. Adoro esse aprendizado que tirei do livro “O poder do Hábito“. Isso quer dizer que pequenas ações podem ter um efeito significativo em nossa vida, mas precisamos querer mudar. Por isso, hoje vou falar de alguns hábitos que comecei a implementar em 2018 e fazem total diferença na minha vida.

Leia também: somos resultados de nossos hábitos

Não tem fórmula mágica para mudar rapidamente um hábito. O que vou falar aqui, não quer dizer que comecei os hábitos num dia e foi tudo maravilhosamente bem. Não é nada fácil mudar um hábito rapidamente ou incluir um novo. Somos todos diferentes, assim como os nossos hábitos. Ou seja, eu sou de uma maneira, você de outra e temos hábitos distintos também. Por isso, mudar os padrões em nossas vidas diferem de uma pessoa para a outra e de um comportamento para o outro.

hábitos que mudarão a sua vida

Acordar cedo é diferente de deixar o celular de lado na noite seguinte, que é diferente de mudar como você se relaciona com uma pessoa, que é diferente de como você prioriza as tarefas do seu dia a dia. E pra ajudar, os hábitos de cada indivíduo são guiados por desejos diferentes. Portanto, é interessante refletir o que você deseja. Acredito que alguns hábitos que vou compartilhar aqui são gerais. Ou seja, é o que a maioria de nós precisa para alcançar o que desejamos. Tenho certeza que se você colocar em prática, esses hábitos mudarão sua vida em 2019.

Hábitos que mudarão sua vida

1. Rotina matinal

hábitos que mudarão a sua vida

Começando por esse tema, porque pra mim, a forma como você começa o seu dia é que vai determinar como serão suas próximas 24 horas. A rotina matinal é um dos hábitos mais importantes para nossa vida. Acordar, ter os melhores pensamentos ainda na cama, agradecer e se espreguiçar.

Acordar cedo é uma das maiores dificuldades da minha vida. Sempre foi. Principalmente, no inverno. No verão é um pouco mais fácil, porque tendo sol, ganho energia pra sair da cama e realizar. Normalmente, acordo às 7h30, mas meu sonho é mudar esse hábito e adiantar para às 06h00.

Tenho conseguido isso há algumas semanas e o efeito é poderoso no meu dia. Acordar às 06h00 contribui para que eu possa planejar melhor o meu dia, o meu trabalho, os meus objetivos. Esse primeiro horário é o que me dedico a mim, então faço minha atividade física (hábito que inseri na minha vida em 2018), medito, tomo meu café da manhã, banho e me preparo para efetivamente começar meu dia de trabalho.

Mudar a maneira como despertamos, pode transformar qualquer área da nossa vida mais rápido do que imaginamos. Afinal, ficamos mais produtivos.

2. Rotina Noturna

Hábitos que mudarão sua vida

Para conseguir uma rotina matinal de sucesso, é importantíssimo ter uma rotina noturna. Não dá para acordar cedo e com disposição, se você vai dormir super tarde e ainda por cima tem hábitos nada saudáveis a noite.

(Exemplos de hábitos não saudáveis: ficar no celular até tarde ou assistir televisão, fazer uma alimentação pesada e tarde, etc)

Não tem como acordar com mais energia dormindo menos. Portanto, é essencial definir um horário para ir pra cama todos os dias.

Outra coisa muito importante e que aprendi com o livro “O milagre da manhã”, é que tem um significativo impacto os pensamentos que temos ao ir para a cama, o que dizemos a nós mesmos como nos sentiremos quando acordarmos. Ou seja, se você olha no relógio, está indo dormir tarde e pensa que vai estar exausto no dia seguinte, o seu primeiro pensamento ao acordar será o mesmo que teve ao ir para cama na noite anterior.

O que você pensa na hora de ir pra cama, é como uma profecia autorrealizadora (e também autossabotadora). Por isso, a indicação é mudar as suas crenças. Pois a ligação entre o corpo e a mente são poderosas. Então, vá para cama com bons pensamentos para acordar no dia seguinte energizado e cheio de disposição.

Leia também: o milagre da manhã

3. Pare de reclamar

Hábitos que mudarão sua vida

Acredite, reclamar é um hábito! Em vez de reclamar como as coisas devem ser, temos três opções: abandonar a situação que está nos deixando insatisfeitos e infelizes, mudá-la ou aceitá-la de coração aberto. Pare de investir energia desejando que sua vida seja diferente. Agradeça e faça você algo diferente para mudar ao invés de ficar reclamando. Se você quer que sua vida seja diferente, precisa estar disposto para fazer algo diferente.

Leia: como lidar com pessoas tóxicas e transformar a sua vida

4. Planejar, controlar e programar o seu tempo

Hábitos que mudarão sua vida

Eu acredito que sem planteamento é impossível alcançar nossos objetivos. Ainda mais quando somos mães. Não é nada fácil conciliar maternidade, vida pessoal e profissional.

Uma das coisas que comecei a fazer em 2018 e teve mudança significativa na minha vida, é agendar a minha semana. Todo domingo, pego meu planner e planejo a minha semana.

E outra coisa que me ajudou aumentar minha produtividade é controlar o tempo que gasto em determinadas atividades. Por exemplo, se eu começo a trabalhar e preciso ver os e-mails, vou dedicar 30 minutos para ver só os e-mails e não fazer outra coisa além disso. Não perder o foco. É mais ou menos separar as atividades por blocos. Isso tem me ajudado e muito. Aprendi no método de organização chamado Pomodoro  (algo que quero falar a respeito).

Ah! E agrupar as tarefas que são semelhantes, também ajudam muito. Então, se durante a semana você precisa ir ao supermercado, ao Correios, à feira, à farmácia, etc. A sugestão é ver o que é perto um do outro e pode ser feito na mesma hora/dia.

5. Renovação do espírito do lar

Hábitos que mudarão sua vida

E por falar em domingo. Esse é o dia em que me dedico ao lar. Limpo, lavo, preparo comida, organizo tudo para a nova semana.

Quando eu trabalhava fora, o domingo era o meu dia drástico da semana. Tipo “ó céus, ó vida, amanhã tenho que trabalhar”. Agora não! Passei a amar e cuidar mais dos domingos. Um domingo produtivo, é sinal de uma semana mais produtiva ainda.

E quando faço toda a minha programação dominical, inclusive o planejamento da semana. O domingo é a abertura para nos prepararmos para uma semana incrível.

6. Estabeleça suas intenções

Hábitos que mudarão sua vida

Para finalizar, indico sempre estabelecer suas intenções. Isso mesmo, estabelecer suas intenções é um hábito! O que você deseja para o dia que está começando? E para essa nova semana que se inicia? Estabeleça suas intenção ao acordar, ao ir dormir, ao planejar a semana. Tenha pensamentos e afirmações boas. Crie empolgação genuína para correr atrás dos seus sonhos. Isso tudo transforma a vida. E esteja comprometido a fazer tudo o que é preciso para atingir seus objetivos.

Ótima semana pra você! E feliz 2019!

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “Hábitos que mudarão sua vida em 2019”

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.