06 jul 2018

Leve a criançada para a cozinha nessas férias!

por
Gabi Miranda

Chefe de Papinha, Colunas

chefe de papinha

As férias escolares chegaram e muitas famílias ficam de cabelo em pé pensando no que as crianças vão comer nesta época, especialmente porque o risco de escorregar na tentação das guloseimas é maior.
leve as crianças para a cozinha nessas férias
 
Mas dá para manter a alimentação dos pequenos saudável durante o período de férias sem abrir mão do sabor, e você ainda pode aproveitar para convocá-los a ajudar na cozinha para preparar os lanchinhos. Para isso, escolhi algumas receitas que são super práticas.
 
A primeira receita é a GELATINA CASEIRA. A criançada adora gelatina, mas aquele pó pronto é cheio de corantes, conservantes e NÃO FAZ BEM. Por isso, a melhor opção é preparar a gelatina em casa, no sabor que você quiser.
 
Para fazer a gelatina, você vai precisar de cerca de 400ml de suco natural (ou suco integral, se quiser fazer a de uva) e 1 pacote de gelatina incolor (10g). 
 
Bata a fruta de sua preferência com um pouco de água até chegar na quantidade de 400 ml.

Em um pote pequeno, coloque o pó da gelatina e hidrate com um pouco do suco pronto (o suficiente para cobrir o pó e ele formar uma pasta gelatinosa dura). Em banho maria, coloque o pote pequeno e mexa com uma colher até essa pasta gelatinosa ficar mole. Quem quiser, pode hidratar a gelatina no micro-ondas, seguindo as instruções da embalagem.
 
Misture a gelatina já hidratada com o restante do suco pronto, coloque em forminhas e leve à geladeira. Alguns sucos como o de abacaxi precisam ser aquecidos por alguns minutos para facilitar o processo de gelatinização. Aí, espere esfriar um pouco antes de misturar a gelatina incolor.
 
Uma dica legal é usar forminhas diferentes para fazer a gelatina e não apenas potinhos. A consistência da gelatina pode ser variada aumentando ou diminuindo a quantidade de água. Também fica uma delícia se você colocar pedacinhos de fruta, como maçã picadinha.
 
Outra receita saudável para substituir um industrializado que faz mal é o PETIT SUISSE CASEIRO. As crianças adoram aquele “inho” que não é iogurte e contém muito açúcar, corante e outros aditivos. A versão caseira é bem melhor e fica deliciosa, e existem duas versões disponíveis.
 
Na primeira versão, você vai precisar de 1 copo de iogurte natural, meio copo de creme de leite fresco (mede usando o copo do iogurte), 10 morangos (ou a fruta de sua preferência) e 1 pacote de gelatina sem sabor.
 
Hidrate a gelatina seguindo as instruções do pacote – mistura o pó com água fria até cobrir, deixa hidratar por um minuto, e depois leva ao microondas por 15 segundos ou dissolve no fogão.
 
No liquidificador, bata o copo de iogurte natural, o creme de leite, o morango e a gelatina já dissolvida. Se quiser um pouco mais doce, coloque um pouco de mel ou açúcar demerara. Bata por uns 5 minutos, coloque em recipientes e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, até ficar na consistência desejada.
 
Outra versão é feita com inhame. Cozinhe dois inhames em água até ficarem macios. Em seguida, bata os inhames cozidos no liquidificador com 10 morangos e acrescente a água do cozimento aos poucos, se necessário. Adoce como desejar (preferencialmente com mel, açúcar demerara ou usando uma banana madurinha). Distribua em potinhos e leve à geladeira.
 
Se o seu filho adora um biscoito, que tal preparar COOKIES DE BANANA, COCO E AVEIA?
 
Em uma tigela, misture quatro bananas amassadas, 40ml de leite de coco, 3 colheres de sopa de coco ralado, 1 xícara e meia de aveia em flocos (mistura flocos finos com grossos, que fica ótimo). A quantidade de aveia pode variar para dar um pouco mais de liga. Se quiser, pode acrescentar um pouco de canela e açúcar mascavo.
 
Misture tudo até ficar bem incorporado, coloque em assadeira com ajuda de duas colheres, moldando como quiser e asse em forno baixo pré-aquecido por 15 minutos. Ele sai do forno molinho, mas endurece um pouco depois de esfriar. A consistência é molinha. Esses cookies duram três dias em pote bem fechado fora da geladeira.
 
Se a turma daí suspira por NUGGETS, você pode preparar uma versão caseira que fica muito gostosa, e dá para servir com catchup. Você vai precisar de 300g de peito de frango sem pele e sem osso, meia abobrinha, 1/4 de cebola, três colheres de sopa de farelo de aveia, sal a gosto, um ovo e farinha de rosca e de milho para empanar
Coloque no processador o peito de frango em pedaços, a abobrinha e a cebola em pedaços, o sal e bata até misturar. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente o farelo de aveia.  Se você não tiver processador, compre o frango já moído, rale a abobrinha e misture tudo manualmente numa tigela.  Modele os nuggets com ajuda de uma colher, passe no ovo e empane na mistura de farinha de rosca e de milho. Asse a 180 graus por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo.
 
Agora é convocar a sua seleção e ir para a cozinha preparar os lanchinhos!
chefe de papinha

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.