26 fev 2015

5 livros para contar a chegada de um irmãozinho (a)

por
Gabi Miranda

Gravidez, Livros, Maternidade

A notícia da chegada de um irmãozinho transforma a vida de toda família, em especial da criança que já existe na casa. Se ela for a única até aquele momento, é normal que sinta medo, insegurança, sofra mudanças no comportamento e não entenda muito bem o que está por acontecer. O melhor que os pais tem a fazer é encontrar uma forma delicada para abordar a chegada do novo integrante da casa. E mostrar quanto será bom para a criança a chegada de um irmãozinho (a). Mostrar que todos passarão por uma transformação e que é normal sentir aquele turbilhão de sentimentos.

A família reunida vai encontrar um jeito de lidar e entender juntos esse momento que será novo para todos. Um jeito que encontrei para compartilhar com o Benjamin a chegada do seu irmãozinho (a), foi lhe presenteando com um livro que explicava um pouco todo esse processo. Para ajudar outras famílias, reuni 5 dicas de livros que servem para presentear os pequenos que serão promovidos a irmão (a) mais velho.

1) Vou Ganhar um irmãozinho – Editora Panda Books

Esse livro foi o que dei para o Benjamin ao contar que ele teria um irmãozinho (a). Nele os autores explicam como é uma gravidez e como o bebê se forma dentro da barriga e todas as tranformações que a mamãe passa. De início me arrependi um pouco. Achei complexo para a idade do Ben. Mudei de ideia quando vi a forma do marido contando para o Benjamin. Os dois se divertindo. E depois de uns dias, Benjamin contando a história sozinho, bem entendido sobre o desenvolvimento do bebê.
Idade recomendada: a partir de 5 anos (Ben está com 3 anos e meio, mas como disse gostou e entendeu o livro, acho que vale a leitura compartilhada para crianças a partir de 3 anos).

chegada de um irmãozinho

2) Mamãe botou um ovo – Ática Editora

Esse livro explica de forma bem humorada como os bebês são feitos. Nele, as crianças não sentem dificuldade nenhuma em falar do assunto, diferente dos pais que ficam mais travados.
Idade recomendada: a partir de 4 anos (leitura compartilhada).
chegada de um irmãozinho

3) Vou ganhar um irmãozinho! Menino ou menina – Editora Girassol

Esse aqui é uma espécie de box com dois livros. Um conta a história de uma menina que vai ganhar um irmão e como ela compreende a chegada de um irmãozinho. O outro é como se fosse um diário onde a criança pode anotar suas primeiras aventuras com seu novo companheiro.
Idade recomendada: a partir de 5 a 8 anos.
chegada de um irmãozinho

4) O menino e seu irmão – Editora Record

Esse livro tem uma coisa especial que vale destaque: as ilustrações em bordados. Acho que esse detalhe faz toda a diferença. Atribuindo mais delicadeza na história que conta como é a chegada de um irmãozinho (a) na vida do filho único. Tem toda uma magia em volta do número 3 que para a criança era o que regia a vida familar dele: três abraços, três pratos no jantar, três tudo quando de repente vira 4 que nem são 4, porque na cabeça do pequeno, ele e o pai são dois, depois vem mais dois, o irmão e a mãe que vive na função do bebê – que sempre foi prometido como um companheiro.

O irmão mais velho tem uma percepção negativa, enciumada do bebê, mas depois, com o tempo, mostra que os dois viram grandes amigos. Esse livro é lindo, sobre amor, generosidade, laços familiares. Estou louca para comprar pro Ben.
Idade recomendada: a partir de 5 anos.

 

chegada de um irmãozinho

 

5) Semente da Gente – Editora Recor

É da mesma autora do livro acima, Letícia Wierzchowski, autora também de A casa das sete Mulheres. Ou seja, ela tem uma sensibilidade e uma delicadeza ímpar para abordar assuntos de questões humanas. É a história de um menino que queria ter um irmão e esse irmão já existia, em segredo, dentro da barriga da mamãe. Esse livro fala sobre a expectativa da espera, sobre compartilhar suas coisas com o outro e a multiplicar o amor. Um aprendizado também para os pais.
Idade recomendada: a partir de 5 anos.
chegada de um irmãozinho

 

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.