11 nov 2015

Mãe, olha o que sei fazer

por
Gabi Miranda

Comportamento, Filhos

olha o que sei fazer

Benjamin fica a todo instante querendo mostrar suas habilidades físicas, artísticas, faceiras e até bagunceiras. Coisas muitas vezes simples, bem de criança pedindo atenção. Ele repete várias vezes ao dia “mãe, olha o que sei fazer”. Aí dia desses li em algum lugar que não lembro mais aonde sobre essa necessidade que os filhos tem em querer nos mostrar a todo instante o que sabem fazer. E a culpa – sim ela sempre existe e nesse caso com razão – é da mamãe e do papai. Ok, essa sociedade consumista e que nos cobra o tempo todo estarmos antenados também tem sua parcela de culpa.

As crianças não querem sair do vídeo-game, do iPad, do celular, de frente da televisão. E isso é reflexo dos nossos comportamentos, afinal ficamos também o tempo todo no celular, no iPad, computador, televisão. E as crianças estão atrás de nós implorando para que olhemos o pulo que ela sabe dar, a careta que sabe fazer, o desenho que acabou de pintar. Nossos filhos querem ser observados por nós.

Qual o direito de uma criança? Brincar!

E nosso dever como pais? Reservar um tempo, todos os dias, para fazer parte do mundo delas. As brincadeiras, por exemplo, perderam espaço. Quando deixamos a criança em frente à televisão, iPad, computador, não estamos deixando que ela viva seu mundo infantil. E nós estamos perdendo, pois deixamos de observar nossos filhos se desenvolvendo e construindo seu mundo.

E aí houve o dia das crianças e fiquei pensando no quanto essa data é comercial. Ok, assim como qualquer outra. Mas percebi uma preocupação exagerada em comprar um presente, quando na verdade podíamos fazer desse um dia diferente presenteando nossos filhos com um passeio especial, com a nossa presença, nosso tempo. Toda essa reflexão, surgiu baseada na minha vida familiar nos últimos tempos. Nesse dia das crianças, nós demos presente para o Benjamin pela primeira vez. Ele também tem ficado muito tempo em frente à TV (essa aliás, é uma briga constante aqui em casa). Pode até parecer desculpa, mas nossa vida ainda está em transformação com a chegada da Stella e eu sinto culpa por não dar tanta atenção ao Benjamin e acabo cedendo aos pedidos dele para ver filmes (coisa que ele adora).

Percebendo tudo isso, resolvi implantar novamente algumas regrinhas para TV, iPad, video-game (sim, ele já adora!). Consiste em não ver TV nos dias em que tem escola, tempo limitado para os outros dois itens. Eu tenho que dar o máximo de atenção ao Benjamin e tentar encaixar brincadeiras com ele. Difícil, viu?! Ainda não conseguimos uma semana inteira sem a TV, por exemplo. Mas já conseguimos minutos impagáveis de brincadeiras. Graças ao anjo da guarda, ele não tentou nada parecido como a imagem que ilustra esse post. E o melhor: é a felicidade dele quando dedico alguns minutos para brincarmos juntos.

compartilhe!

0

comente!

0 resposta para “Mãe, olha o que sei fazer”

  1. […] a nossa atenção a todo instante para ver o que ele está fazendo. Vira e mexe é um tal de “mãe, olha o que sei fazer“. Daí que recentemente, uma pesquisa da AVG Technologies, empresa líder de segurança […]

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.