09 ago 2016

Meu marido não me ajuda em casa

por
Gabi Miranda

Sem categoria

Meu marido não me ajuda em casa, nem com as crianças, ele participa ativamente fazendo a parte dele

meu marido não me ajuda

Imagem Google

 

As pessoas ficam impressionadas porque sabem que o marido participa dos afazeres domésticos aqui em casa, bem como nos cuidados das crianças. É ele quem passa roupa, por exemplo, e também leva e busca as crianças nas escolas. Ao saberem disso, as pessoas comentam e fazem cara de espanto: “seu marido te ajuda em casa???”. Outro comentário que já ouvi é “nossa, o Roberto ajuda em casa, ele passa roupa” ou “coitado, ele quem leva e pega as crianças nas escolas?”, questionamentos que algumas vezes vem carregado num tom penoso. Confesso, me irriiiiiiiiita…! Outras vezes, vem com um misto de otimismo e orgulho por verem um pai tão participativo. Mas não, definitivamente, meu marido não me ajuda em casa! Muito menos com as crianças. Ele lava louça sim, passa roupa sim, às vezes faz comida sim, tira o lixo sim, faz as compras de supermercado sim e faz tudo o que é também dever de um pai. Ele simplesmente faz! E não, não sou mal agradecida, eu também faço. Moramos todos numa casa que necessita de cuidados, ora todos tem suas obrigações e responsabilidades, até o Benjamin já tem as dele.

Vivemos no século 21 e me espanta as pessoas ainda acreditarem que determinadas tarefas são de uma pessoa específica, como cuidar da casa e dos filhos, ser tarefas exclusivamente da mãe. Tem ainda gente que diz que eu deveria levantar as mãos para o céu e agradecer por meu marido me “ajudar”. Ok, até eu já me peguei pensando algo do tipo “é não posso reclamar”. Mas se pararmos para analisar, ele também não pode, também deveria agradecer. Atualmente, as famílias tem inzúmeros formatos. Há o pai que não trabalha fora e a mãe sim (e vice-e-versa); a mãe e pai que trabalham fora; a família que tem ajuda da sogra, da irmã, de uma ajudante…

Nosso formato é de mãe e pai que trabalham fora e de que só tem um ao outro para contar. Trabalhávamos relativamente perto e a vida era mais fácil para ambos, até que ano passado a empresa em que trabalho mudou de endereço e depois de conversamos, pesquisarmos e avaliarmos os prós e os contras, decidimos que seria melhor manter as crianças na mesma região em que o Benjamin já estava, perto do trabalho dos dois, mas que agora é perto só do trabalho do marido. Só na prática e com diversas mudanças, estamos vendo que não fica muito bom para o marido falando profissionalmente, mas é o que temos para hoje e seguimos tentando encontrar um equilíbrio para todos. Infelizmente é muito ruim quando não podemos contar com ajuda de outras pessoas, pois uma coisa é fato: mães e pais precisam de ajuda de terceiros.

Mas vamos vivendo e tentamos levar uma relação igualitária também para os cuidados da casa. Cada um faz um pouco e é bom pra todo mundo. Inclusive para as crianças, que aprendem, desde cedo, que os afazeres domésticos são habilidades praticadas


tanto pela mulher quanto pelo homem.

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “Meu marido não me ajuda em casa”

  1. patricegu disse:

    Gabis,
    Adorei o post. Aqui também é assim. Marcos é ativo e compartilha dos cuidados da casa e dos meninos comigo. E eu adoro a propaganda da Dove Men Care com o slogan “Os homens mais fortes são aqueles que cuidam. E cuidar faz o homem mais forte”. Esse cuidar inclui fazer o jantar, passar a roupa e tantas outras funções indentificadas com o cuidado materno.
    Beijo

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.