09 jan 2019

Minhas metas e objetivos 2019

O nome desse post é minhas metas e objetivos 2019, pois são duas coisas diferentes, porém complementares. Vamos à explicação:

Objetivo é o que você quer conquistar, atingir. Exemplo: trocar de carro, realizar uma viagem, mudar de emprego, casar, ter filho, etc.

Meta é pensar no tempo e nos meios que o farão conquistar determinado objetivo. Ou seja, é preciso traçar um plano: preciso tomar 2L de água por dia, vou colocar uma garrafa de 2L na minha mesa do trabalho, tomar metade dela até a hora do almoço, a outra metade até o fim do expediente. Outro exemplo: durante 12 meses, economizarei um valor mensal estipulado para daqui a um ano fazer a viagem dos meus sonhos.

Leita também: ajuste seus objetivos e metas

metas e objetivos 2019

Ou seja, metas e objetivos caminham lado a lado. E eu tenho alguns para 2019. Inclusive, dois deles estavam na minha lista de 2018. Esse é outro ponto a se falar, não podemos exagerar ao estabelecer metas e objetivos. Porque acho que temos a mania de começar o ano com muitos planos, mas terminamos com pouco resultado. Normal! E acho bacana a cada três meses reavaliar tudo, ver o que está dando certo, o que está parado, o que precisa ser renovado.

Julgo super importante definir metas e objetivos e ESCREVÊ-LOS!

Há pesquisas que indicam: pessoas que escrevem suas metas ou compartilham com alguém (como forma de compromisso), tem 10 vezes mais chance de alcançar o que deseja. Isso porque quando você escreve ou verbaliza o que quer, é como estabelecer o compromisso e a responsabilidade de alcançar o objetivo.

Por isso, eu sempre escrevo minhas metas e objetivos. Separo um espaço em meu planner e anoto tudo. O que estou fazendo diferente esse ano é, além de estabelecer meu objetivo, estou esclarecendo melhor as minhas metas. Ou seja, um dos meus objetivos é manter o blog atualizado pelo menos 3x por semana. O que vou fazer para conseguir isso? Fiz uma listinha como: separar um dia da semana para escrever só para o blog, escrever nem que seja um dia à noite da semana.

Dito isso, além de ter escrito em meu planner, agora vou ESCREVER aqui minhas metas e objetivos para firmar ainda mais meu compromisso.

Leia AQUI: 18 perguntas para ajudar na realização dos seus objetivos

Minhas metas e objetivos 2019

Geralmente, metas e objetivos incluem itens pessoais e profissionais. Acho interessante separar, embora acredito que vida pessoal e profissional se misturam. Aqui, vou falar mais do lado pessoal.

1. Decorar o meu lar

Moramos em nosso apartamento há 5 anos. Morávamos de aluguel, compramos ele na planta e ao pegarmos as chaves, na pressa de mudar, fizemos o que tínhamos que fazer para morar e mudamos. Como eu trabalhava fora, nunca fiquei tão ligada às coisas da casa. E há um ano tenho reparado um monte de coisinhas por fazer. Então fiz uma listinhas de coisas que faremos em 2019 em nossa casa:

  • Pintar o apartamento todo
  • Colocar um espelho na sala
  • Trocar de sofá
  • Colocar quadros na parede da sala (sonho antigo, tô cheia de quadrinhos guardados num guarda-roupa e vou tomar vergonha na cara agora)
  • E comprar algumas coisinhas como: revisteiro, trocar o criado-mudo, jogo de cama, etc.

Esse vai ser basicamente o ano do meu lar!

2. POUPAR!

2018 foi um ano de muitos gastos e pouca poupança. Eu sempre tive o hábito de juntar uma quantia de dinheiro por mês. No entanto, quando tinha um salário fixo, acho que isso era mais fácil. Agora as coisas mudaram bastante e drasticamente em nossa vida. Nem eu, nem o marido temos salário caindo religiosamente todo mês na conta.

Com isso, ano passado foi um ano sem muito controle. E para 2019 quero voltar a poupar. Além de guardar uma quantia por mês, quero gastar menos dinheiro no dia a dia com coisas desnecessárias. Cortar almoços fora, Uber (levei um susto na minha última fatura de cartão que só tinha Uber na relação de gastos), cortar refeições demasiadas fora de casa com as crianças. Enfim, quero poupar! E se for preciso levar a pipoca pronta de casa pro cinema para não ter que gastar uma pequena fortuna em pipoca fria, farei. Esse é o nível da meta que estabeleci para esse objetivo.

3. Cuidar de mim

Aqui entram três pilares: atividade física, meditação e espiritual.

O ano de 2018 também foi um ano que passei a cuidar de mim. E quero manter isso! Quero continuar fazendo atividade física, quero participar de mais provas de corrida (uma das minhas metas em 2019, inclusive é correr meia maratona). Cuidar do meu corpo e da minha imunidade que anda muito baixa, por sinal.

Quero muito pegar firme na meditação. Isso foi algo que comecei, mas sempre tem altos e baixos. Começo e paro, sabe? Quero tornar a meditação um hábito contínuo na minha vida. E quero incluir a Yoga.

Cuidar do meu lado espiritual envolve estudar mais sobre budismo, frequentar mais reuniões. E ir para um retiro!!! Não precisa ser um retiro Vipassana (pois esse foi o que coloquei na minha lista de 2018 e não cumpri porque não me acho preparada).

Aqui também entra usar os eletrônicos com moderação. Vou seguir com a minha Dieta Digital que já falei AQUI.

Quero ler mais e estudar mais minha área profissional que é marketing digital.

E claro, quero viajar com a família e curtir muitas experiências. Aliás, esse ano vai rolar uma viagem…. que nem conto procês. Ainda não.

4. Minhas prioridades

Em 2018, fiz um post contando sobre minhas prioridades, o que realmente importa pra mim. São 5 minhas prioridades e continuam sendo as mesmas: bem estar, família, trabalho, minha escrita. Quero todos os dias me dedicar um pouco a todos esses itens que são essenciais na minha vida. E acredito que tudo que citei acima, está encaixado em cada uma dessas prioridades.

Como fazer para alcançar seus objetivos em 2019?

metas e objetivos 2019

Esses são meus objetivos e metas macros para 2019. Tem muita coisa, eu sei! Mas dessa vez quero ticar toda a lista ao final do ano e ter aquela sensação de “consegui”. Como? Sem procrastinar! Tenho lido muito sobre esse tema e gente, não podemos ficar parados. Precisamos estar sempre em movimento para alcançarmos o que desejamos. Não podemos perder tempo pensando no passado e no futuro. O lance é AGORA! Realizar AGORA! Estar por inteiro onde quer que você esteja. Enfim, tomar uma atitude qualquer é muitas vezes melhor do que não tomar atitude nenhuma.

Sem medo de ser feliz, quando achar que está procrastinando, tome uma atitude! Mesmo que seja uma atitude errada, tenha certeza que você aprenderá algo com sua ação. Sem agir, a gente não aprende, a gente não sai do lugar. Portanto, se movimente e seja lá o que for fazer, faça por inteiro.

Ou seja, não fique esperando as próximas férias, pelo emprego dos sonhos, pelos filhos crescendo, pelo príncipe encantado, pelo sucesso. Não espere para começar a realizar. Pois eu estou me comprometendo a fazer todos os dias um pouquinho do que preciso para chegar ao meu resultado final.

metas e objetivos 2019

E você, quais são suas metas e objetivos para 2019?

 

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.