04 ago 2014

O que fazer nos próximos meses para realizar os projetos do ano?

por
Gabi Miranda

Organização, Terapia do lar

Como realizar os projetos do ano?

O ano mal começou e já está acabando. Alguém duvida?! Dias desses encontrei no rascunho do blog, um post no qual listava meus objetivos para 2014. O mês do texto era fevereiro, nem deu tempo para postar e março entrou dando uma voadora na minha vida. Perdi a noção do tempo e a vontade de fazer qualquer coisa. Mas a vida continua e não dá pra ficar se lamentando e vê-la passar da janela. Temos que acompanhá-la. 

Analisando meus projetos, não era nada difícil de concretizar. Refiz cálculos e metas, listei tudo de novo e decidi correr atrás do tempo perdido. Eu sou assim, preciso ter tudo definido, planejado e de preferência escrito. E fiz uma avaliação geral de todas as áreas da minha vida:

  • materna – estou sendo a mãe que quero ser? Tenho feito passeios com Benjamin? Estou sendo negligente com sua saúde? (em julho já inciamos uma agenda de consultas – pediatra, dentista e agora em agosto tem otorrino marcado) Como esta nossa rotina? Ser mãe não é fácil e ocupa grande responsabilidade da nossa vida e para darmos conta de tudo, precisamos de organização.
  • Pessoal – o que fiz até agora das coisas que desejava fazer no ano? Os cursos, a pesquisa sobre budismo (no fim comecei a fazer uma pesquisa sobre religiões e só agora comecei a ler sobre budismo), ter uma rotina diária para ler livros, assistir filmes, dedicar tempo para os amigos.
  • Casal – a vida de casal também merece cuidados e confesso que a minha está muito básica. Eu e marido não conseguimos mais fazer programas a dois (acho que quando minha mãe estava por aqui era mais fácil porque ela sempre ficava com Benjamin). Mas não tem desculpa, tem que arrumar um jeito de conciliar isso.
  • Profissional – Aquele lance de que quando Deus fecha uma parta, abre duas janelas, é verdade. Ou seja, na vida você perde, mas também ganha. Logo depois de perder minha mãe, voltei ao trabalho e fui promovida. Mudança que veio no momento certo e que estava nos meus objetivos para 2014. Nessa área estou vivendo um período de bastante aprendizado, muita correria e que sem dúvida tem sido positivo.
  • Finanças – depois que aprendi a lidar melhor com o dinheiro, passei a ter metas anuais de economia e investimento. Porém, no primeiro semestre desse ano, até por conta da mudança para apartamento e da viagem à Colômbia, fiquei meio bagunçada. Uma das metas atingidas já no início do ano foi o investimento que fiz para o Benjamin, agora refiz as minhas metas financeiras.
  • Casa – Ao nos mudarmos, decidimos nossas prioridades e uma delas era fazer os armários planejados de todo o apartamento, comprar mesa e cadeiras de jantar, rack para a sala, lustres para todos os cômodos. Ok, cumprimos. Mas ainda faltaria as coisas menores que faríamos mês a mês. Oito meses se passaram desde que mudamos e não fizemos mais nada, nem a compra do capacho da entrada. Fiz uma lista separando por cômodo tudo o que falta fazer. Agora só precisa colocar mãos à obra. Até porque se deixamos as pequenas coisas pra depois, elas nunca serão feitas. Passarão 10 anos e quando nos dermos conta, tudo estará do mesmo jeito.

Refletindo sobre o que eu já havia feito em 2014 – quase nada, recebo do meu pai um vídeo que ele produziu e enviou para seus quatro filhos, pelo nosso grupo no whatsap. Ele escolheu algumas perguntas daquele Coaching in a box que me inspiraram ainda mais para seguir rumo aos meus objetivos. Compartilho algumas delas

Reflita sobre

  1. O que fazer nós próximos 30 dias para ser feliz?
  2. O que deseja mudar em você?
  3. Quando você quer atingir resultados positivos na sua vida?
  4. Qual o seu problema atual?
  5. Quais mentiras você conta para você mesmo (a) e que o (a) impedem de ser feliz plenamente?
  6. Qual o seu maior obstáculo para o sucesso?
  7. Quais são seus principais valores na vida?
  8. De quem depende a ação para sua vida melhorar 100%?
  9. Qual a sua missão neste momento de vida?
  10. Quais ações precisam ser tomadas para solucionar o problema que lhe aflige hoje?
  11. A vida que você tem é a que você deseja? O que faria para transformá-la agora?
  12. O que deseja melhorar em você?
  13. O que deseja conquistar para seu crescimento interior?
  14. Qual o poder da gentileza em sua vida?
  15. Quais são seus três maiores talentos?
  16. O que você acha que pode fazer com seus maiores talentos?
  17. O que é importante para você na vida?
  18. O que é felicidade plena?

Alguns problemas parecem maior do que são. Se olharmos para a grama o vizinho, o nosso problema pode parecer maior, mas o fato é que ninguém nunca escancara suas fraquezas, seus defeitos, sua infelicidade. Todo mundo se preocupa o tempo todo em querer parecer o que não é e estar bem a todo custo. E qual problema não tem solução? Descobri que só a morte. E nesse caso, o que é possível fazer? Aprender a lidar de alguma forma com ela, buscar tirar alguma lição dessa dolorida e inevitável fatalidade da vida. Cada ação nossa gera uma consequência pra vida toda, então a melhor opção talvez seja tentar viver da melhor forma possível, focando em nossos objetivos, cultivar a família, os amigos, o trabalho, na simplicidade e nas pequenezas do dia a dia. Renovei meus votos para 2014, o ano está terminando e começando novamente para mim.

compartilhe!

1

comente!

Uma resposta para “O que fazer nos próximos meses para realizar os projetos do ano?”

  1. Lele disse:

    É isso aí minha amiga!
    Força, foco e fé!
    Você está super ativa, fazendo mil coisas legais.
    Tenho certeza que colherá seus bons frutos!
    beijo no coração
    Lele

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.