09 abr 2018

O sono na adolescência

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Sono

O sono na adolescência

Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Havard, revelou que adolescentes que dormem pouco tem problemas de função cognitiva, atenção e humor. O sono na adolescência é tão importante quanto em qualquer fase da vida. No entanto, os adolescentes não dormem o tempo necessário. A adolescência corresponde à fase da vida em que se dorme menos e precisa dormir mais. Parte disso é porque nessa fase acontece uma mudança no ciclo do sono, fase de explosão de hormônios, de crescimento. E quando que é liberado o hormônio do crescimento? Durante o sono. Por isso, os adolescentes precisam dormir mais. A Academia Americana de Medicina do Sono (American Academy of Sleep Medicine) recomenda que jovens de 13 a 18 anos durmam, pelo menos, de oito a dez horas ininterruptas em um período de 24 horas.

A quantidade de sono pode sim variar de pessoa para pessoa. Tem pessoas que precisam dormir mais, enquanto outras ficam bem dormindo pouco. Acontece que no caso das crianças e adolescentes é diferente. Eles precisam de mais horas de sono. Se esse grupo não dormir horas suficientes pode ter consequências graves, pois o cérebro está em desenvolvimento e, portanto, é mais sensível aos impactos do sono escasso.

A falta de sono, em qualquer fase da vida, ainda mais acumulada, prejudica a aprendizagem e a saúde mental. A falta de sono na adolescência prejudica o individuo de várias formas. Além de reduzir a capacidade de produzir e responder de maneira adequada, prejudica no estudo, na direção de um carro, na prática de esportes, na interação social, no humor e até contribui para doenças metabólicas, como a obesidade. Uma boa noite de sono na adolescência também é o mais poderoso recurso para melhorar o bem estar e o desempenho e em várias áreas da vida, inclusive nos estudos.

Todo mundo precisa saber que a falta de sono afeta 100 bilhões de células cerebrais e um trilhão de conexões. Por isso, é muito importante, desde muito cedo, que os pais estabeleçam horários para dormir, considerando o sono uma prioridade.

O que fazer para melhorar o sono na adolescência?

Converse com seu filho. Por mais difícil que possa ser estabelecer um diálogo com os adolescentes, explique a importância do sono para essa fase da vida dele. Sugira uma rotina para a hora de dormir. Ler antes de dormir ajuda a relaxar. Mas não se pode dizer o mesmo dos aparelhos eletrônicos, celulares, iPads, televisão e computador. O conteúdo pode estimular ainda mais e a luz das telas prejudicam a disposição para o sono.

Não adianta dormir horas a fio aos finais de semana para compensar o que não dormiram durante a semana. O melhor é garantir as 9 horas de sono por noite.

Uma opção é mudar o horário da escola, estudar à tarde ao invés de estudar de manhã para que o adolescente durma mais. No entanto, não adianta nada se for dormir tarde da noite. É importante ter um horário estabelecido para ir pra cama.

 

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