06 ago 2018

O uso do celular é um hábito que pode atrapalhar a nossa vida

por
Gabi Miranda

Comportamento, Destaque, Maternidade

uso do celular

Quando eu trabalhava fora, eu estava me controlando em relação ao uso do celular. A partir das 20h, principalmente se já estivesse em casa. Parei de trabalhar fora, a rotina foi transformada e fiquei ainda mais ligada no celular. Contudo, estou agora me disciplinando novamente para me desligar do celular a partir das 20h00. Essa é uma das minhas metas para esse mês de agosto. E por que eu quero tanto me desligar do celular? Por vários motivos.

O celular tira o nosso foco, nossa concentração, nos mantém ocupados, mas não produtivos. E dependendo do momento, ele atrapalha muito! Sei que a correria do dia a dia, encontramos no celular muita praticidade, pois ele nos permite resolver muitas coisas e de forma rápida. Mas de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. O número de infrações decorrente desta prática perigosa aumentou cinco vezes no primeiro semestre do ano. Ou seja, atrapalha bastante e nos prejudica bastante, né?

E segundo o neurocirurgião Ronald Farias, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), o que pouca gente sabe é que esse hábito negativo, que nos faz concluir ações em segundos, faz com que o nosso cérebro entre em transe, nos deixando sem atenção, visualização e audição do que acontece no entorno. Ou seja, o celular altera as ondas cerebrais e tira o nosso foco do que acontece ao nosso redor.

Em família

O uso do celular atrapalha, inclusive, a nossa relação com nossos filhos. Com o celular em mãos, a gente deixa de prestar atenção naquilo que é mais importante para nós. O momento presente. E por diversas vezes, tenho percebido que meus filhos falavam comigo e eu não escutava. Até que outro dia, minha filha caçula, a Stella, pediu: “mamãe, por favor, solta o celular um pouquinho para brincar comigo”. Ouvi aquilo com tanta nitidez. Eu já estava com planos de começar a largar o celular a partir das 20h00. Mas foi quando ela me disse isso, que me deu um clique. Eu estava perdendo momentos preciosos ao lado dos meus filhos.

Eu precisava também me desligar do celular em outros momentos durante o dia. E o que de pior pode acontecer? Nada! Tudo o que envolve o celular, pode esperar. E se surgir algo extremamente urgente, alguém vai ligar.

Com a praticidade toda que o celular proporciona, costumamos carregá-lo até para a cama. Porém, o uso do celular também atrapalha o sono! Isso porque o uso do celular é capaz de atrasar a sensação de sono e provoca alteração na secreção hormonal de melatonina – hormônio responsável pela regulação do sono. O papel da melatonina é justamente nos induzir ao sono. Enquanto que a luz emitida pelo celular (ou tablet e até a televisão) faz com que fiquemos despertados, ou seja, o sono não chega. Conclusão: o hábito de usar o celular antes de dormir pode atrapalhar a nossa qualidade de sono. 

Na prática

Além disso, parar de usar o celular à noite, pode ser um ritual simples e que trará grande espaço para realizarmos outras atividades. Aqui em casa, às 20h00 é o horário que as crianças vão para cama. Então, na verdade, pouco antes já devo me desligar porque entramos na rotina noturna da casa: jantar, banho, contação de história. E quando as crianças dormem, ao invés de eu ficar usufruindo meu tempo livre com o celular, posso assistir uma série, ler um livro, escrever. Enfim, posso fazer qualquer outra coisa que me cause a sensação de produtividade. E que, principalmente, agregue valor à minha vida.

Dito tudo isso, convido você, cara leitora, que tal repensar os seus hábitos e quem sabe deixar o celular de lado? 😉

compartilhe!

6

comente!

6 respostas para “O uso do celular é um hábito que pode atrapalhar a nossa vida”

  1. Oi Gabis
    Confesso, passo muito tempo no celular, principalmente no Instagram…e quero diminuir tbe
    Ótimo seu post.
    Vamos aproveitar para ler mais, ver filmes e curtir os amores
    Bjks mil

  2. Luana Souza disse:

    Sei bem como usar o celular sem controle pode nos atrapalhar, tanto que venho tentando deixar o meu de lado em prol das minhas relações com outras pessoas e das minhas leituras haha.
    Adorei o post. Falar sobre esse assunto é muito importante, pois hoje em dia existe até tratamento para curar viciados em celular o.O
    beijos.

  3. Tá Lendo disse:

    Bem temos que ser conscientes do seu uso…Vale a pena sim se policiar e colocar regras…
    Abraços
    Ale Helga

  4. Lunna Guedes disse:

    Olha, eu esqueço o celular em todos os cantos e lugares. Uso para a minha realidade profissional, mas lhe confesso que não tenho paciência com esse objeto, tampouco sou dependente dele, mas já vi algumas pessoas que inexistem sem ele e não conseguem ficar sem consultá-lo. Acuso preguiça e lembro que existe uma coisinha chamada ‘modo avião’ que uso constantemente. rs
    Já me causou problema, confesso, porque não sabia onde o tinha deixado e não tinha como ligar para ele. kkkkkkkkkkkkkk

    bacio

  5. Oi Gabiella,

    Muito bom seu post, eu confesso que estou tentando me policiar para não ficar toda hora olhando no celular pois realmente ele rouba muito tempo nosso em que poderíamos estar fazendo algo mais proveitoso ou estar com que amamos, além de não ser muito bom para a saúde né? Gostei de conhecer seu blog bjinhos.

  6. Oie

    O que eu mais deixo de lado é o celular hahaha. Acho que, diferente da tendência que as pessoas estão hoje em dia, eu sou meio “anti social” nesse aspecto. Então não fico muito no celular e nem nas redes sociais.
    Mas faço bem ideia do quanto prejudica, pois vejo minha mãe, uma pessoa totalmente dependente e com pouco tempo para a família. Triste isso.
    Gostei muito do post!

    bjs
    Fernanda

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.