19 out 2015

Os benefícios da Shantala

por
Gabi Miranda

Bebê, Filhos

Os benefícios da Shantala são inúmeros. Eu sempre tive vontade de aprender essa massagem poderosa e há alguns dias participei de um curso ministrado pela Baby Planner Danielle Cogo. Simplesmente amei!

Shantala 2

O que é Shantala? A shantala é um método de massagem indiana desenvolvido especialmente para bebês, foi trazida do Ocidente pelo obstetra francês Frederick Leboyer, que, em viagem à índia, encontrou uma mulher massageando seu filho e ficou comovido com a ternura daquele momento de troca entre mãe e bebê. Parece que essa técnica, na Índia, é passada de mãe para filha há mais de cinco mil anos.

Pesquisas revelam que os benefícios da Shantala vão além do relaxamento. O método traz vantagens físicas fundamentais para o desenvolvimento saudável do bebê: aumenta a velocidade da circulação sanguínea e linfática, o que contribui para a eficiência do sistema imunológico da criança; favorece o funcionamento do intestino; previne cólica; contribui para um sono mais tranquilo; estimula a parte imunológica e estimula a consciência corporal do bebê – que passa a ter maior domínio sobre seu próprio corpo – e da presença da mãe; e auxilia também no seu desenvolvimento emocional.

Os movimentos da massagem também trazem ao bebê lembranças das sensações intra-uterinas, pois ali o feto era envolvido e massageado pelo líquido amniótico, quando massageado, ele se sente mais acolhido. Além de todos esses benefícios, a Shantala contribui para a criação do vínculo entre a mãe e o bebê, transmitindo mais segurança ao pequeno.

Blog_fotos-2015

Agora aqui em casa rola Shantala na Stella e no Benjamin – em quem eu tinha dúvidas que conseguiria fazer e desde que fiz a primeira vez, ele pede todos os dias “mãe faz massagem no meu corpo todo”. A Shantala pode ser feita diariamente, mas necessita uma rotina. No curso, aprendi que é ideal estabelecer sempre um mesmo horário. Então tenho feito sempre ao final do dia na Stella e à noite no Benjamin (porque ele chega mais tarde em casa e também porque ainda preciso esperar um horário mais tranquilo da Stella para me dedicar só ao Benjamin). Eu faço antes do banho nela, pois não curto que fique melecada de óleo, mas o indicado pela Dani Cogo é após o banho, já que alguns bebês ficam mais agitados depois do banho e a massagem ajuda a relaxar. Como o banho agita ainda mais o Ben, faço nele depois.

É importante que a mãe (ou quem for fazer a massagem) esteja disponível e de bem com a vida, pois são uns 30 minutos que vamos dedicar ao bebê/criança e massagem também é troca de energia, portanto quando estamos bem, transmitimos sensações boas também. Devemos nos desligar do mundo exterior e nos concentrar apenas naquele instante, no contato, na relação com o bebê/criança.

Existem alguns cuidados a serem tomados antes de iniciar a massagem. Um deles é evitar a hora da mamada, se o bebê mamou, precisa esperar meia hora para começar. Outro, é aplicar a massagem em bebês maiores de um mês de vida, pois é necessário aguardar a cicatrização do umbigo e a descamar a pele do bebê. Não citarei todos aqui, mas tem outros conselhos preciosos que a Baby Planner apresenta no curso (vale a pena fazer!).

Danielle Cogo, além de Baby Planner, é consultora do sono infantil e especialista em aleitamento materno, certificada internacionalmente pela IMPI (International Maternity & Parenting Institute), de San Francisco, Califórnia-USA. Além de aulas em grupo, ela oferece aulas de Shantala individuais. Conheça mais o trabalho dela através do site Assessoria Mamãe.

Quer saber mais sobre o poder da Shantala? Leia também uma matéria que produzi para a Revista Pais & Filhos, sobre massagem: Vínculo pelo toque.

compartilhe!

0

comente!

0 resposta para “Os benefícios da Shantala”

  1. […] já que bebê tem um cheirinho delicioso natural. Abusava de hidratante ou óleo na hora da massagem. E continuo usando hidratante. Mesmo tendo uma pela macia, dizem que a pele do bebê perde até […]

  2. […] Depois que aprendi a Shantala, sempre rola ao final do […]

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.