14 maio 2018

Os vilões do sono

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Sono

A hora do seu filho ir para a cama é um desafio na sua casa? Acredite, o sono é a maior dificuldade das famílias com crianças pequenas. Alguns fatores que prejudicam o sono podem atrapalhar ainda mais esse momento. Entenda quais são os vilões do sono.

vilões do sono

Vilões do sono

Rotina

Acredite, a falta de rotina diária e noturna, prejudica o sono das crianças. Os motivos de uma família não ter rotina são inúmeros. Pode ser porque os pais trabalham fora o dia todo e os cuidadores tem dificuldade de impor limites. Ou inexperiência dos pais para estabelecer horários – é muito difícil seguir à risca os horários. Ou porque os pais chegam tarde do trabalho e quando chegam querem dar atenção total aos filhos. Os motivos são inúmeros. Mas é muito importante estabelecer e organizar a rotina para que a criança tenha horários para tudo, inclusive jantar, tomar banho e fazer atividades relaxantes. O ideal é uma criança ir dormir às 20:00, pois é o horário que a melatonina sobe e fica mais fácil para a criança relaxar e pegar no sono. Mas sabemos que nem todo mundo tem essa possibilidade. Então, como definir o horário que a criança precisa ir dormir? Depende muito da hora que ela precisa acordar no dia seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia.

Eletrônicos em excesso

O uso excessivo dos eletrônicos não é nada benéfico para as crianças, principalmente antes de dormir. O uso de tablet, televisão, celular antes de dormir estimulam e inibem a produção de melatonina. É essencial evitar o contato com as telas durante a noite ou pelo menos duas horas antes da criança dormir. Então, se seu filho dorme às 20:00, o ideal é que às 18:00 seja evitado o contato com eletrônicos. Esse pode ser um ótimo momento para estreitar laços através de uma conversa em família, um jogo de tabuleiro ou a leitura de um livro. Não é indicado a criança ter televisão no quarto.

Alimentação

A alimentação também pode ser um fator que prejudica o sono da criança. A falta de uma alimentação adequada, ou seja, uma alimentação pesada pouco tempo antes de dormir, pode atrapalhar o sono da criança. Servir o jantar duas horas antes da criança ir dormir. Aposte em combinações saudáveis e de fácil digestão. Cafeína e doces também não são indicados para comer à noite, pois por serem estimulantes, também podem afetar o sono. Claro que uma vez ou outra não tem problema, como numa festa de aniversário. Mas o excesso prejudica. Se uma criança pequena que ainda toma leite, não tem uma alimentação adequada durante o dia, provavelmente ela acordará durante a noite querendo leite. Isso porque ela não foi saciada durante o dia. A ajuda de um especialista pode contribuir para uma alimentação adequada.

Temperatura

Fique atento à temperatura! Esse é um fator que passa despercebido por muitos pais e pode atrapalhar o sono da criança porque ela pode se sentir desconfortável. Às vezes acabamos seguindo o que estamos sentindo. Quer dizer, se estamos com frio, acreditamos que a criança também está. Mas as temperaturas podem variar de adultos e crianças. Bebês são mais sensíveis à temperatura, por exemplo. Está calor demais? Se tiver, não exagere no pijama. Perceba também o clima do quarto e veja se está quente ou frio. Isso contribui para a decisão do pijama a ser usado, bem como a necessidade de meias e cobertores.

Iluminação

A melatonina – hormônio que contribui para adormecermos, é liberada pelo organismo durante a noite toda, quando a iluminação diminui e o ambiente começa a escurecer. Para facilitar a atuação desse hormônio no organismo das crianças, é necessário manter as luzes do quarto apagadas. Por isso, quando a noite cair, é bom diminuir as luzes da casa.

Medos e pesadelos

Medos e pesadelos é comum na vida das crianças, principalmente em algumas fases de vida. E quando esses medos se manifestam na forma de pesadelos, é normal apresentar resistência para dormir ou acordar no meio da noite com medo. Se seu filho diz que tem um monstro no quarto dele, uma dica é usar o “spray mágico”. Antes de dormir, espirre água com um borrifador no quarto do seu filho e diga que com o spray mágico afasta o medo e o protege, para isso basta borrifar quando quiser. Se o problema for o escuro, explique que os ambientes são iguais com ou sem luz. Apague a luz e mostre para ele como tudo permanece no mesmo lugar, apenas nossa imaginação trabalha. Se a criança tiver pesadelo e acordar de madrugada, vá você até o quarto dela ou se ela vier para seu quarto, ouça, acolha, mas o leve novamente para o quarto dela. Você pode até esperar que ela durma para voltar para o seu.

Leia também: seu filho acorda no meio da noite?

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