13 mar 2018

Pantera Negra, o filme: 10 motivos para assistir com seu filho (a)

por
Gabi Miranda

Destaque, Entretenimento, Maternidade

Há duas semanas fomos assistir o filme Pantera Negra. Eu sei que já ficou um pouco tarde para falar do filme, mesmo assim quero fazê-lo. Aqui temos um menino viciado em Marvel. Uma mãe que não ligava muito para essa coisa de super-heróis, mas que pegou gosto depois da maternidade. Definitivamente eu não gostava muito e isso mudou completamente. Muito por conta do menino que ama e vibra tanto por super-heróis quanto pelos vilões. A Marvel tem também sua parcela de culpa por me conquistar. Os caras realmente fazem filmes com bom enredo e mensagens de valores significativos.

Mesmo sabendo disso, foi uma surpresa pra mim o filme Pantera Negra. E pelo que vi por aí, surpreendeu positivamente muitos telespectadores. Abaixo, relacionei uma lista dos itens que mais me chamara a atenção.

Motivos para assistir Pantera Negra com seu filho

Lealdade

O filme ensina uma importante lição de lealdade ao mostrar a ligação que o povo de Wakanda – o reino (quase secreto) que é o centro da trama – tem com seu rei Pantera Negra. Lealdade na vida é coisa fundamental, para com nossos amigos, nossa família, nossos colegas de escola e de trabalho. E aprender isso desde criança gera valores para a vida toda… afinal, vivemos em comunidade e em constante convívio, enfrentando dificuldades que, talvez em outra escala, não sejam tão diferentes das do filme.

Propósito

Nos dias de hoje, não se vai muito além da próxima esquina sem ouvir alguém dizer algo sobre propósito! É o tema da vez, totalmente atrelado à felicidade e realização, mas que faz muito sentido para mim e norteia a vida e as atividades de muita gente ao meu redor. E como todo bom super-herói, não falta propósito no nosso protagonista Pantera Negra e vou lá dizer, nos vilões também…! Mas assim como na vida real, tendo firmeza no propósito e superando dificuldades das mais fáceis até as que parecem impossíveis, a prosperidade há de vir.

Exemplo

O Pantera Negra é um exemplo a ser seguido. O filme mostra o herdeiro do trono de Wakanda, como um personagem íntegro, humilde, bondoso, com personalidade, cercado de amigos e família e adorado pelas pessoas que o conhecem, enfim, um verdadeiro líder. Apesar da violência exigida e exercida por todo super-herói, o Pantera tem um ótimo conjunto de qualidades que, definitivamente, é um exemplo para as crianças.

Personalidade

Pantera Negra é um personagem com muita personalidade e dá amostras disso durante todo o filme. Não é por menos que ele é o Rei de Wakanda. Sempre em busca do bem para seu povo e justiça para todos, ele não teme enfrentar quem for preciso por seus ideais. Digno. Stella tem personalidade forte, logo pensei nela e no seu crescimento, nos ideais que ela terá e buscará, fez-me refletir sobre o futuro.

Família

Diferente de alguns outros personagens-super-heróis que já vi no cinema, o Pantera Negra tem uma ótima relação com sua família, que envolve a valorização dos antepassados e ótima convivência e respeito pelos membros que o cercam. Gosto desse tipo de exemplo para meus filhos, traduz um pouco da nossa realidade na telona e caminha de acordo com o que acredito. Valorizar a família é tudo de bom!

Elenco Negro/Primeiro Super Herói Negro dos quadrinhos

O filme conta com um elenco negro maravilhoso. Até que enfim! (palmas, palmas, palmas!)
Além disso, descobri que o Pantera Negra é o primeiro super-herói negro da história dos quadrinhos, do ano de 1966. Grande e feliz surpresa pra mim, ainda mais porque o filme fez jus ao herói pioneiro. Também acho um grande avanço já que nos quadrinhos, o Pantera Negra, já existe a mais de 50 anos. Ou seja, demorou para virar filme. Crianças e jovens negros que quase nunca se veem representados nas telas têm acesso a uma super produção, com efeitos incríveis, e final surpreendente.

Empoderamento Feminino

Wakanda tem diversas personagens mulheres que merecem muito respeito. Primeiro que lá existe um exército de mulheres super fortes e habilidosas, com qualidades invejáveis e que não temem nada. Lembra um pouco as amazonas da Mulher Maravilha, muito guerreiras. Depois ainda tem a “mana” do Pantera Negra, que comanda a avançada área tecnológica do reino. Nada mal para essas garotas, girl power total!

Wakanda

O país não existe, mas bem que poderia existir. No filme, é um reino africano quase desconhecido do mundo, porém muito mais avançado tecnologicamente se comparado ao restante do planeta. Os avanços que eles têm na medicina, nos acessórios e equipamentos, nas armas e na vida cotidiana fazem a gente gostar ainda mais dos personagens e torcer por eles e pela tal Wakanda.

Guerra Infinita

Tem um tal filme que vem por aí e deve estrear em meados de abril ou maio e já está deixando o Benjamin numa expectativa além da conta… é o tal Vingadores Guerra Infinita. Ele já assistiu ao trailer incontáveis vezes no Youtube e vibra com cada imagem nova que ele vê por aí. O nosso super-herói Pantera Negra faz parte desse próximo filme, por isso recomendo assistir ao filme atual, para que próximo não fique tão fora de sintonia. Eu que me aventuro nesse mundo de heróis há pouco tempo, fico meio deslocada com histórias que o Benjamin sabe na ponta da língua. Se você for como eu, assista para contextualizar.

Altruísmo – ajuda ao próximo

O Pantera Negra, além de um grande guerreiro, mostra-se um grande governante. E consegue ainda exercer também o seu altruísmo. Pensar no próximo é lição de vida que todo ser humaninho deve receber desde pequeno. Sem mais detalhes para não dar spoiler…

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

?