19 fev 2018

Planejamento financeiro com Feminanças

por
Gabi Miranda

Destaque, Dinheiro, Maternidade

planejamento financeiro

Quem me acompanha aqui sabe que sempre falo da importância de um planejamento financeiro. E muitas pessoas já me perguntaram como era nossa organização do orçamento familiar. E agora tem muita gente perguntando como me organizei financeiramente para parar de trabalhar fora e como estamos nos organizando sem renda fixa agora. Resolvi falar como estamos fazendo o nosso planejamento financeiro.

Como muitos sabem, marido também estava desempregado. Agora ele arrumou um trabalho home office, vai ser PJ, o que não era exatamente o meu desejo, mas já coloquei na cabeça que o que eu desejo pra mim não é o que ele quer para ele. Acabamos achando ótimo e, de certa forma, nos dá um sossego porque agora vai entrar um dinheirinho fixo. Enquanto isso, eu sigo firme e forte com o meu propósito: empreender. Estou encabeçando dois projetos, em duas áreas que amo: comunicação e desenvolvimento infantil. Uma está ligada à minha profissão e a outra ao blog que é a minha paixão de vida. E vamos ver o que vai dar certo primeiro. O fato é que os dois, por enquanto, estão dando pouco retorno financeiro. Eu já sabia que isso aconteceria e me programei para viver um ano com dinheiro às minhas custas.

Recentemente, vi a necessidade de buscar ajuda para fazer meu planejamento financeiro e foi a Sandra, da Feminanças, uma consultoria de finanças especializada na mulher micro e pequena empreendedora, quem me ajudou. A Feminanças desenvolve projetos de finanças e gestão e dentro disso oferece vários serviços. Entre eles, o planejamento financeiro que foi o serviço que escolhi para esse momento da vida.

E para que serve o planejamento financeiro?

O Planejamento Financeiro serve para: realizar um diagnóstico completo da sua situação atual, análise dos gastos mensais, organização financeira, traçar objetivos da empresa (ou pessoal) e te auxilia na busca dos recursos necessários para alcançar seus objetivos e sonhos.

No final da minha consultoria com a Sandra, detectamos o que eu já tinha em mente, que o dinheiro atual dá para vivermos a mesma vida por um ano. Mas o que me deixou fascinada pelo trabalho dela é que fazer o planejamento financeiro me abriu caminhos. Caminhos de economia, dos esforços pessoais que preciso fazer, o trabalho que tenho pela frente, dos investimentos (de tempo, trabalho) que preciso tomar para alcançar meus objetivos. Sem falar da disciplina que preciso ter – item importantíssimo e que impacta no meu planejamento financeiro (empresarial e pessoal).

Passamos uma tarde inteira fazendo o meu planejamento financeiro e ao final ficou muito claro pra mim que é essencial definir metas e sonhos para entender como alcançá-los. Sabe aquela coisa de se perguntar quais são seus planos a longo, médio e curto prazo? Como quero estar daqui um ano? Quantos clientes preciso para ter a renda X. E quais serão os próximos planos para daqui 2, 5 e 10 anos? Para planejar isso, é preciso fazer cálculos e aí entram todas as receitas e custos de vida que temos. Despesas fixas e as variáveis.

O planejamento financeiro ajuda a ter controle

Eu já fazia um controle financeiro e confesso que, depois de perder a minha receita fixa, andava meio desleixada. Mas depois do planejamento com a Feminanças, resolvi retomar até porque a Sandra fez outra planilha pra mim, onde consigo ter uma visão melhor das receitas e custos mês a mês. Ela também me fez enxergar que o controle financeiro é o passo fundamental para quem quer realizar sonhos. Precisa de dedicação, tirar sempre um tempinho para reunir e checar todas as informações sobre gastos e rendimentos da família (ou da empresa), mas vale muito a pena. Isso evita surpresas desagradáveis. E fazendo esse controle, sabemos onde podemos segurar, quanto podemos economizar, o que pode até ser cortado das despesas.

Bom, tudo isso depende muito de organização e prioridade. Amei o serviço da Sandra e agora fica pipocando em minha cabeça uma frase dela pra mim: é preciso saber onde você está e para onde quer ir. Só assim conseguimos encontrar o caminho que deve ser seguido. A Feminanças abre a porta para esse caminho. 😉

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Planejamento financeiro com Feminanças”

  1. Planejamento é super necessário, aqui marido é o único que tem renda fixa, e para controle de entrada e saída temos uma planilha

    Bjs Michele Gobbato

  2. Camila disse:

    Adorei essa frase que fica pipocando e super concordo. Por aqui temos uma planilha de gastos anuais e estamos sempre de olho nela!

Comente!