15 abr 2015

Planet Kids – Aplicativo aliado dos pais

por
Gabi Miranda

Uncategorized

Usei e adorei: Planet Kids!

Eu nunca imaginei que aos 3 anos de idade do Benjamin eu já teria que me preocupar com o conteúdo e o tempo gasto com TV, videogame e tablet. Na minha infância, meus pais não tinham essa preocupação. Mas a tecnologia revolucionou a educação, a comunicação e a nossa vida em geral, por isso precisamos tomar cuidado com o que consumimos, e, principalmente, com o que os nossos filhos consomem. Assim como a TV, a internet pode ser um aliado, mas também um inimigo que oferece perigos. Como lidar?

Não dá pra educar a criança numa redoma e privá-las das tecnologias, mas podemos usufruir de tudo com parcimônia, como diria meu avô paterno. Lá em casa, por exemplo, acho até que demoramos para apresentar o tablet ao Benjamin. A relação deles é de uns 8 meses pra cá. E claro, é uma relação viciante se não brecarmos. Portanto, ele pode ver tablet, mas não levamos no carro, a restaurantes e em reuniões familiares. E dois critérios são fundamentais:

1) Tempo: Benjamin não fica a Deus dará no tablet, nós estipulamos um tempo e quando acaba, acabou, não tem vela nem choro. Ele até que compreende.
2) Conteúdo: nós controlamos o que ele vai acessar. Assim nós temos no tablet aplicativos que achamos adequados para ele.

Algum tempo atrás, uma leitora me pediu dicas de aplicativos, mas como Benjamin ainda não tinha livre acesso ao tablet, não tive como ajudá-la, porque não conhecia quase nada, mas foi logo depois que senti a necessidade de pesquisar e conhecer algumas coisas. Entre a avalanche de aplicativos infantis, encontrei o Planet Kids – um canal sério e responsável que reúne conteúdo para crianças de 02 a 06 anos e pode ser acessado através dos tablets com sistema operacional iOS ou Android.

Planet Kids

Nele a gente encontra diversas atividades entre músicas, jogos, desenhos, pintura e livros. Todos os personagens preferidos dos pequenos estão lá: a famosa Popó (Galinha Pintadinha), os palhaços Patati e Patatá, Caillou, Meu Amigãozão, Peixonauta, entre outros.

Planet Kids

Achei o aplicativo tão completo, pois evita cairmos na arapuca de deixar a criança solta navegando na internet. E ainda é possível encontrar contos como A Cigarra e a Formiga, A Raposa e as Uvas e Pedro e o Lobo.

Planet Kids

Não temos como esconder a internet dos nossos filhos, nem devemos fazer isso, afinal podemos aproveitar o que a tecnologia tem de melhor e, de fato, é mais uma ferramenta que contribui para desenvolver a capacidade de aprendizagem das crianças.

Contudo, é nosso papel preveni-los de conteúdos inadequados, é importante tomar algumas precauções, como:

1)      Conhecer os canais e oferecer o que parece o melhor para o seu filho de acordo com a idade e conteúdo;

2)      Alertar seu filho sobre os perigos da internet;

3)      Estabelecer acordos de tempo e horários para usufruir o equipamento eletrônico;

4)      Conhecer mecanismos de proteção que a tecnologia apresenta.

O aplicativo da Planet Kids oferece um ambiente seguro, pois não permite que as crianças compartilhem informações com terceiros, além de não permitir nenhum tipo de publicidade – diferente da TV.

selo-publipost-hubme

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.