21 jan 2016

5 dicas de Planilhas de Gastos para controlar seu orçamento em 2016

por
Gabi Miranda

Destaque, Dinheiro, Maternidade

O que muda a vida financeira são nossos hábitos, mas para mudar hábitos precisamos começar de algum lugar. Portanto, comece anotando seus gastos. Planilha de gastos não faz a gente parar de gastar, mas ajuda a organizar as finanças, apresenta com o que estamos gastando o nosso dinheiro. Inclusive, quando anotamos os nossos gastos diários e mensais, é possível analisar em quais itens podemos cortar. Quando enxergamos para onde está indo o nosso rico dinheirinho, passamos a controlar melhor os nossos impulsos. Eu comecei a fazer uma planilha de gastos depois do curso que realizei na Bovespa, comecei usando uma planilha deles e com o tempo criei a minha própria planilha, aquela com a qual me dei bem e hoje é automático fazer meus registros. Eu planilho tudo nela: investimentos, entradas e saídas do meu dinheiro.

Selecionei 5 dicas de planilhas de gastos para controlar seu orçamento em 2016 e não deixar seu dinheiro voar. Tem da opção mais tradicional, como o antigo Excel, até da mais moderninha, aquela através de um toque pelo celular.

1. Planilha de orçamento pessoal Bossa Mãe <<< clique para baixar e utilizar a planilha!!
Tem campo de receitas e despesas e reúne na mesma página o orçamento de todos os meses do ano. Nessa coloquei exemplos de despesas e receitas. Eu coloco tudo, despesas fixas (aquelas que temos todo mês, como mensalidade da escola, condomínio, contas) e despesas variáveis (aquelas do dia a dia, as que não estavam previstas, etc). Ao final da planilha, apresenta o resumo total de despesas e receitas do ano.

2. Orçamento Pessoal BOVESPA
Na época em que fiz o curso, a planilha era bem diferente e pelo visto a BOVESPA aprimorou a planilha de orçamento e agora ela está bem parecida com o conceito da que eu uso atualmente.

3. Planilha de Orçamento Doméstico idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
À primeira vista ela é assustadora, mas é ótima para quem nunca controlou o orçamento antes. Trás definições de termos como receita líquida, bruta, despesas fixas e variáveis.

4. Guia Bolso
App gratuito, conecta-se ao seu banco, permitindo-lhe ver detalhes de suas transações bancárias. É possível fazer um planejamento e acompanhar de forma automática se você está cumprindo suas metas financeiras. Conforme você informa suas receitas e despesas, a ferramenta ainda faz um diagnóstico da sua situação financeira e diz qual a sua situação no momento (se está no limite, no vermelho, ou se é poupador).

5. Organizze
App disponível para o iOS, permite registrar receitas e despesas, faz um resumo do orçamento e ainda oferece um gráfico de entradas e saídas.

compartilhe!

9

comente!

9 respostas para “5 dicas de Planilhas de Gastos para controlar seu orçamento em 2016”

  1. Ricardo disse:

    Grande Artigo! Sempre é bom ter controle dos gastos, e aqui foi mostrado um conteúdo muito interessante! Parabéns

  2. Andreia Sales disse:

    Adorei as dicas para controlar nosso orçamento. Ano passado eu não usei nenhuma planilha e me enrolei toda.
    Então, ano novo, vida nova, já fiz meu controle e vamos que vamos.
    Bjks

  3. Alê disse:

    Muito importante fazer um controle de gastos, ainda mais nesta época de crise.

  4. Alê disse:

    Muito bom, ainda mais nesse época de crise!

  5. Milene disse:

    Por aqui, meu trabalho com as finanças domésticas é gastar (hohohoho) e arquivar os comprovantes (e verificar se tem boleto faltando e correr atrás).
    Acho legais essas ferramentas, mas marido neofóbico vai de papel e caneta mesmo.

    bjo nocê e na família

    Mi http://www.diiirce.com.br

  6. Muito legal saber planejar bem os gastos, não é mesmo? Assim evitamos os sustos e surpresas kkk Aqui também fazemos nossos planejamentos e controles. Depois com mais tempo vou dar uma olhada nas planilhas 😉
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

  7. OI Gabis, adorei as dicas. Vou olhar com calma cada um para ver qual se aplica melhor para mim. Achei que esse App Organize pode até ser útil para a minha filha controlar os gastos com a mesada.
    beijos
    Chris

  8. Adri disse:

    Gentemmmm fantástico!!! Ótimo para a (desorganizado aqui) se organizar mais 💋💋

  9. Adorei depois vou baixar para fazer o controle

    Bjs Mi Gobbato

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.