20 out 2015

Por que ensinar o bebê a dormir sozinho?

por
Gabi Miranda

Bebê, Destaque, Filhos

Foto: Bolsa de Mulher

Foto: Bolsa de Mulher

Acabo de fazer Stella dormir. Enquanto faço isso, ninando ela em meus braços, reflito sobre a ideia que algumas pessoas têm sobre ensinar o bebê a dormir sozinho. Está em livros, na internet e vários pediatras abordam o tema.

Segundo a teoria do Dr. Richard Ferber, diretor do Centro de Disfunções Infantis de Sono no Children’s Hospital, em Boston, os maus hábitos de sono são aprendidos e, portanto, podem ser desaprendidos. Para isso, ele recomenda que os pais coloquem o bebê no berço acordado e o ensinem a dormir sozinho. Se o bebê chorar, o Dr. acima sugere deixar a criança chorar por períodos cada vez mais longos.

Lembro que a nossa pediatra indicou deixar o Benjamin resungar por um período de 5, 10 e 15 minutos, mas não era para ensiná-lo a dormir. Na verdade, tinha a ver com deixá-lo resmungar e não atendê-lo ou pegá-lo no colo a cada gemido que ele desse, pois assim como adultos, os bebês também têm picos durante o sono que podem fazê-lo acordar brevemente e voltar a dormir em seguida.

Eu sou contra esse negócio de deixar o bebê chorar até ele dormir ou seja lá por qual motivo. Em minha opinião, deixá-lo chorar desvaloriza a sensibilidade e as necessidades do bebê. E também não concordo com esse blá blá blá de ensinar o bebê a dormir sozinho no berço. Os bebês precisam se sentir seguros e nada mais ideal se for aos braços da mãe, pai ou cuidador. Existe o contraponto que explica um dos motivos de fazer o bebê dormir sozinho no berço, o faz se sentir seguro se acordar e ver que está no mesmo local em que dormiu, ele não se sente desorientado.

Parece-me que existem várias fases do sono sendo que a última delas, também conhecida como “Golden Minute”, é a hora em que o bebê entra em sono profundo. Eu indico colocar o bebê no berço antes que ele entre nessa fase, pois sendo colocado no berço com o sono ainda leve, o bebê não corre o risco de acordar sem saber aonde está. Pelo menos é o que tenho feito por aqui, até porque Stella demora a entrar nesse sono profundo. E de certa forma o bebê aprende a dormir sozinho, pois percebe que chegou no estágio que é a hora de dormir no berço e não no colo.

Mas eu não concordo em ter que colocar o bebê acordado no berço, pois penso em qual é a graça disso para o bebê e para os pais. É uma das coisas mais gostosas ninar um bebê nos braços. Ok, que eles crescem e ganham peso muito rápido, mas podemos fazê-los dormir aconchegados próximos a nós fazendo um cafuné. Então por que o colocá-lo no berço acordado? Basta nos colocar no lugar do bebê, tem coisa mais gostosa que dormir sendo confortado por quem amamos? Esse é um processo que fazemos por um período tão curto de nossas vidas, afinal os bebês crescem e eu nunca vi um adulto dependente de balanço no colo para dormir. Ou seja, não faremos isso por toda vida.

E também não vejo isso como acostumar mal o bebê. Acredito que precisamos desenvolver rituais para a hora de dormir e existem várias maneiras para fazer o bebê dormir. Por aqui, tenho feito no colo, entre balaços suaves, quando Stella pega no sono a coloco no berço e lá ela cai no sono profundo. Às vezes, ela resmunga, se vejo que há necessidade, antes que ela desperte de verdade, vou lá, faço um carinho, assim como às vezes nem é necessário encostar nela. É claro, evito pegá-la no colo toda vez, pois além de não achar necessário, acredito também que dormir é uma questão de hábitos e não é minha intenção cultivar hábitos que não poderei atender sempre. Então, concordo que não seja necessário pegar o bebê no colo a cada resmungo quando está tentando dormir. Mas não vejo mal nenhum e faço questão de dar um colinho no primeiro estágio de sono e quando mais achar necessário para atender uma necessidade da minha bebê. Se estou certa ou errada não sei.  O que aprendi nas últimas semanas com a minha nova filha é que mesmo errando, a gente acaba acertando.

compartilhe!

2

comente!

2 respostas para “Por que ensinar o bebê a dormir sozinho?”

  1. Suzana disse:

    Graças a Deus encontrei alguém que escreveu td o q eu penso sobre esse assunto!²
    É cansativo, mas recompensador. Pra mim deixar chorar é crueldade.

  2. Jaque disse:

    Oi Gabriela!! Graças a Deus encontrei alguém que escreveu td o q eu penso sobre esse assunto! Obrigada!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.