14 abr 2015

Qual o significado de felicidade para você?

por
Gabi Miranda

Uncategorized

Vivemos desejando que nossos filhos sejam felizes. Mas qual é a nossa concepção de felicidade? Fazemos parte daquele grupo que espera para ser feliz (quando eu trocar de carro, quando eu viajar, quando eu me formar, quando eu tiver dinheiro…)?

Esse tema é discutido há milhares de anos por filósofos, astrólogos, psicólogos, curiosos e todos concordam que muitas pessoas vivem equivocadas ao pensar que a felicidade está ligada ao bel prazer físico e ao dinheiro. A pessoa pode ser rica e estar desfrutando de uma viagem à Grécia, enquanto o outro está acordando às 5h para enfrentar condução cheia para chegar ao trabalho onde ganha um salário mínimo por mês com o qual tem que sustentar uma família de 7 pessoas. Mas essa pessoa pode ser feliz, enquanto a que está na Grécia está passando por um luto. Eu, por exemplo, não tenho dinheiro, mas há um ano, estava na Colômbia, desfrutando de um paraíso, mas estava de luto.

Só para ter ideia de como esse tema é controverso, a pessoa que está atravessando um luto também pode ser feliz, mas está num momento de dor e tristeza. Porque você pode ser feliz, mas estar triste. Tristeza e alegria são dois sentimentos que dependem de acontecimentos externos. A felicidade não. Para Dalai Lama, líder do budismo tibetano, a felicidade é determinada pelo estado mental da pessoa, com a satisfação que sentimos com o que temos, está relacionada à mente e ao coração. E isso está ligado a paz de espírito de cada um.

Felicidade é relativa e varia de pessoa para pessoa e com o momento de vida que cada um está. Para muitos, a própria felicidade depende da felicidade do outro. Eu sou completamente feliz quando os meus pares estão felizes, se não estão, sofro. Fico feliz com a felicidade de amigos. E quando a minha felicidade é boa demais para ser verdade, não consigo usufruí-la deliberadamente, vivo achando que algo pode acontecer e estragar tudo, e esse algo é sempre uma tragédia. Já dizia Ruben Alves: quando a felicidade é demais, a gente tem medo do que pode acontecer.

E todos vivem se perguntando como alcançar tal felicidade. Acredito que uma estratégia boa seria não transferir nossa expectativa de felicidade no outro, nem para um momento que achamos será possível ser feliz. Um método confiável para buscar a felicidade, segundo Dalai Lama, consiste em não termos o que queremos mas, sim, em querer e apreciar o que temos. E ainda focar no que podemos fazer.

Diariamente nos deparamos com decisões. Estamos escolhendo constantemente e nunca sabemos o que será bom para nós, por isso escolher é tão difícil, principalmente porque na maioria das vezes nos exige algum sacrifício. Mas uma das escolhas “fáceis” da vida, podemos fazer ao acordar quando podemos decidir se naquele dia seremos felizes ou não. Isso implica não deixar que nada atrapalhe o nosso espírito. Para isso precisamos aprender como as emoções e comportamentos negativos são prejudiciais, enquanto as positivas são benéficas.

felicidade

Alguns exercícios que tenho feito

  • A pergunta clássica na hora de uma discussão: quero ser feliz ou ter razão?
  • Quando alguém me fere com palavras ou atitudes: tento fazer o bem de volta para aquela pessoa. É difícil! Mas era uma das coisas que minha mãe fazia de melhor. E uma coisa que tem me ajudado mais nesse exercício, foi algo que meu chefe me falou dia desses sobre dar o seu melhor para outra pessoa, porque isso faz o outro enxergar o quanto ele está errado com a atitude dele.
  • Pensar duas vezes ao entrar num conflito: é sempre melhor ter paz de espírito.
  • Ser gentil e amável com as pessoas.
  • E um dos que mais gosto de mentalizar: HOJE SÓ COISAS BOAS ACONTECERÃO. Frase diária da avó do Benjamin, minha mãe.

Assim como o post de ontem, na teoria é tudo muito simples. Mas se queremos ser felizes e, principalmente, que nossos filhos sejam, é importante refletir sobre qual é o nosso significado para felicidade.

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.