28 maio 2014

Quantas roupas uma criança precisa?

por
Gabi Miranda

Organização, Terapia do lar

Quando Benjamin nasceu pensei em guardar a maioria das roupas dele para o próximo filho. Depois algumas coisas aconteceram e me fizeram mudar de opinião. O mais decisivo foi uma colega perder o bebê com 9 meses de gestação. Ela guardava tudo do primeiro filho. Aquilo me doeu tanto e me fez refletir sobre o quanto vale a pena guardar tudo de um filho para o outro.

O desejo de querermos ter outro filho não nos dá a certeza de que o teremos. O segundo filho vai nascer em outro momento, outra época, que talvez nem interesse todas as coisas guardadas. Sempre tem uma avó, um tia coruja que vai encher a nova criança com novas roupas, novos brinquedos. Sempre tem alguém que precisa mais que a gente.

No mundo existem milhões de bebês e crianças precisando de ajuda. Sempre tem um vizinho ou um amigo que conhece ou esteja precisando de roupas. Dentro da nossa família mesmo sempre tem alguém. No meu caso, Benjamin era o único bebê. Logo em seguida, duas primas ficaram grávidas. Uma delas teve um menino e foi perfeito para começar a passar adiante todas as coisas do Benlindo.

Como era o primeiro filho da minha prima, assim como Benjamin, sabia que ele ganharia muitas coisas, então sempre separei duas levas: 1. roupas para o filho da minha prima e 2. roupas para crianças mais necessitadas. Eu dou TODAS as roupas que não servem mais no Benjamin!

Tenho uma sacola com algumas coisas que guardei de recordação dele: saída da maternidade, um sapatinho, um macacão que ficava lindo nele. São pouquíssimas peças, nada que entulhe nosso espaço ou faça a energia ficar parada.

Afinal, quantas roupas uma criança precisa?

Com isso, Benjamin hoje tem poucas roupas. Não precisa de mais e acredito que ainda podemos nos desfazer de algumas. Meu raciocínio é o seguinte: não precisamos de muito para viver, não precisa de um guarda-roupa amarrotado de roupas (e quase sempre não usar tudo). Principalmente quando a criança já vai para a escola, quando já usa uniforme (nosso caso por aqui).

De segunda a sexta Benzoca usa uniforme. Aos finais de semana roupa comum – que divido em roupas de sair e roupas de ficar em casa. A cada três meses, no máximo, faço uma varredura. Antes de nos mudarmos, Benjamin tinha além do guarda-roupa uma cômoda – onde ficavam todas as roupas dele. Fizemos algumas mudanças: a cômoda foi para o quarto de hóspedes e passou a armazenar as roupas de cama, banho e outras tranqueiras do Benjamin. Seu guarda-roupa, tem 4 gavetas (menores em tamanho e número que a cômoda) e ficaram divididas em:

Primeira: pijamas, cuecas, meias.

Segunda: uniformes e roupas para mandar pra escola na mochila.

Terceira: roupas para sair.

Quarta: roupas novas, calças e blusas que ainda não servem (ainda tem isso, geralmente, a única criança da família ganha tanta coisa que algumas nem chega a usar na mesma época que ganhou).

No cabideiro ficam os casacos. No maleiro ficam as mantas e cobertas. E no resto do guarda roupa estão acessórios (bolsas, sapatos, inalador, etc), tem uma prateleira só para livros com acesso fácil para Benjamin e brinquedos – esses se multiplicam.

Nunca compramos roupa para Benjamin, exceto uniformes. Tudo o que ele tem foi presente da família, até de amigos. A Dani, minha amigona mãe-de-dois, repassa para nós as roupas dos seus pequenos. E assim vamos alimentando uma corrente de generosidade, um vai passando para o outro, que vai passando para aquele outro e esse para outro, até que um dia pode voltar para nós, para nosso outro filho.

compartilhe!

3

comente!

3 respostas para “Quantas roupas uma criança precisa?”

  1. Fernanda disse:

    Ola meus filhos. Ganham muita roupa eu gistria de saber mais ou menos quantas peças eu
    Preciso por estaçao. Para desintulhar o roupeiro. .. Bjao

  2. poliana disse:

    Oi Gabriela, tudo bem com você?

    Estou precisando de uma ajudinha…

    Gostaria de saber em torno de quantas roupas usa-se em uma criança de 2 anos por dia (ou por semana).
    Obrigada <3

    • https://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Oi Poliana,
      Olha, minha filha caçula está com 1 ano e 6 meses e já usa uniforme na escola e não faz troca nenhuma. A não se que suje a roupa, mas está sendo raro por aqui.
      Então, acho que usa uma roupa por dia, com uma troca caso seja necessário. e se não for, só troca após o banho.
      Ajudei?

      super beijo

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.