05 dez 2018

Roda das competências e Roda da Vida

por
Gabi Miranda

Comportamento, Produtividade

Você já ouviu falar da roda das competências? Eu já tinha visto e até feito uma, mas não me lembrava mais até fazer minha primeira sessão de coach com a Cath. Trata-se de uma ferramenta do coaching para avaliar o grau de comprometimento que você tem com seus objetivos. Na verdade, é uma ferramenta muito bacana para você usar para acompanhar objetivos específicos que você deseja alcançar.

Conheci a roda da competência num curso de empreendedorismo que fiz. Mas não sabia que tinha esse nome. E quando a conheci foi fazendo um exercícios de competências mesmo. Cada parte do círculo referia-se a alguma dessas habilidades: comunicação, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de pessoas, relacionamento interpessoal, criatividade, liderança de equipe e orientação para o cliente.

Como funciona a roda das competências?

Mas a roda das competências pode ser utilizada para diversos fins. É uma ferramenta muito utilizada em processo de coaching profissional, mas você pode usá-la no seu dia a dia. Porque te ajuda estipular os objetivos e a refletir sobre cada um dos itens escolhidos. Eu acredito que quando escrevemos nossos objetivos, conseguimos ter mais clareza do que queremos, consequentemente conseguimos fixar e encontrar os recursos certos para realizarmos o que for preciso.

Leia também: verdades libertadoras sobre produtividade

Eu adoro uma lista! Além de ter uma atitude mental positiva, anoto todos os meus objetivos porque acredito que isso me ajuda a seguir um planejamento. E acaba tornando-se um lembrete para que eu não saia do meu foco. Portanto, a roda das competências voltou para minha vida de um jeito muito propício quando a Cath fez comigo um exercício: listas os objetivos da semana.

Como fazer a sua roda da competência

É muito fácil fazer a sua! A roda das competências tem um formato de pizza e é muito similar a famosa roda da vida. Basta fazer um circulo, um xis no meio dele e dividir em 8 partes. Essa é a roda das competências que fiz pra mim na semana passada.

A ideia pode ser fazer uma por semana ou utilizar a mesma  por determinado tempo. A minha fiz para ser utilizada durante essa semana. Até porque tinha objetivos simples, como colocar em dia a leitura dos meus dois exemplares da revista Vida Simples. Mas os outros objetivos são itens que quero reforçar ao longo das semanas, quero continuar seguindo.

Minha experiência com a roda da vida

No meu planner 2018 eu tenho a roda da vida no final de todo mês. Durante os primeiros meses do ano, eu preenchi, mas depois larguei mão (muito porque eu não gostei tanto do meu planner desse ano). Mas é outra ferramenta muito bacana para ser utilizada. Ela serve para refletirmos sobre áreas importantes da nossa vida, como: profissional, qualidade de vida, pessoal e relacionamentos.

A ideia de usar a roda da vida é manter todas essas áreas se desenvolvendo positivamente para que nossa vida progrida saudavelmente. Usando-a conseguimos ter uma noção melhor de como anda a nossa vida em determinada área e momento. Assim, conseguimos ajustar o que for necessário rumo a satisfação pessoal.

Tanto a roda das competências quanto a roda da vida, nada mais são do que ferramentas de autoconhecimento.

O interessante da roda da vida é que dentro de cada área encontramos as subcategorias e cada uma delas vai de uma nota 1 a 10. A sugestão é que você pinte cada parte atribuindo uma nota de acordo com a sua satisfação.

Nesse post AQUI você tem acesso a uma roda da vida para imprimir. Mas você também pode fazer a sua própria roda da vida personalizada.

Como usar roda das competências ou a roda da vida

Acredito que fazer o uso dessas rodas é um exercício para ser feito sempre. Um jeito de usar é estabelecer objetivos semanais com a roda das competências. E para a roda da vida as áreas podem ser avaliadas mensalmente.

Ambas contribuem justamente para que você estabeleça as ações que vão gerar o compromisso para o cumprimento dos seus objetivos. Mas tem que fazer e colocar num lugar onde você veja constantemente.

E depois é só celebrar as conquistas!

compartilhe!

0

comente!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.