19 mar 2018

Rotina diária das atividades domésticas

Há alguns dias, postei no stories a foto da minha tabela de rotina diária das atividades domésticas. A imagem estava cortada e muitas pessoas me pediram para postar no Instagram a imagem toda. Trata-se de um quadro feito à mão, que fiz para estabelecer certa rotina da vida doméstica. Confesso que acho muito chato os deveres domésticos, alguns mais que outros. As pequenas coisinhas vão minando a minha vontade de trabalhar em casa. O trabalho da casa nunca acaba e se bobear passamos os dia inteiro trabalhando para a casa. Como conciliar trabalho home office, casa, casamento e maternidade?

Eu e marido estamos juntos em casa e essa tabela de rotina diárias das atividades domésticas foi criada para não causar discórdia em nosso relacionamento. Sério. Penso que nós mulheres, talvez por termos sido criadas assim, achamos evidente tudo o que precisa ser feito numa casa. Nós enxergamos o pó nos móveis, os banheiros sujos nos incomodam, o lixo tiraríamos todos os dias e passaríamos o dia varrendo a casa toda. Ainda mais casa com crianças.

A criação dessa rotina foi para manter a minha sanidade mental. Se deixar, fico limpando a casa todos os dias. E para evitar que eu fique pedindo o tempo todo pro marido fazer algo. Ele pode não achar, mas eu odeio ter que pedir para fazer algo. E odeio mais ainda ter que fazer eu mesma, todo santo dia, as coisas que são óbvias, como tirar o lixo, limpar o jornal da Capitu, arrumar as camas, inclusive das crianças. Não temos uma pessoa diariamente cuidando da casa e da nossa comida, portanto precisamos nos cuidar e cuidar do que é nosso. Moramos num lar e somos um time, precisamos jogar juntos.

Essa foi uma forma da gente se ajudar  e se cuidar sem gerar estresse. A ideia também era simplificar a limpeza e arrumação da casa. Percebi que perdemos muito tempo limpando e arrumando quando não precisamos. Não precisamos fazer todos os dias certas tarefas. Quando temos uma rotina simples, com tarefas divididas diariamente, como ter definido os dias para tirar o lixo, o dia para varrer e passar pano, o dia para tirar o pó, o dia para lavar o banheiro, etc, garantimos a ordem e limpeza da casa. Algumas tarefas são rápidas e práticas que contribuem para a manutenção do lar sem neuras e mantendo a harmonia.

Quando eu trabalhava fora, tinha uma ajudante a cada 15 dias para fazer uma geral na casa. E eu tinha que fazer as tarefas pequenas do cotidiano mesmo assim. Agora, aciono a Lu, nossa ajudante, quando as coisas estão precárias e eu não tive mesmo tempo para colocar em prática uma faxina daquelas. Assim como fazíamos quando trabalhávamos fora, mantenho essa faxina geral há cada 15 ou 20 dias, mas agora somos nós quem fazemos. Distribuir as tarefas de limpeza ao longo da semana, mantém a casa minimamente limpa e organizada até chegar o dia da faxina pesada.

A lista foi montada por mim e quando apresentei pro marido, teve algumas rejeições porque ele não achava que algumas coisas precisassem ser feitas tão próximas uma da outra. Não acredito que tenha fórmula ou que tenha o dia certo para executar cada tarefa. Acho mesmo que devemos usar o bom senso. Os itens foram escritos para saberem que precisam ser feitos, alguns deles não podem ser demorados, outros podem até ser empurrados, mas o fato é que uma hora precisa ser realizado.

A verdade é que precisamos diminuir as expectativas em relação a tudo, gente. Não tem como uma casa com crianças (e um cachorro) ficar impecavelmente limpa e organizada. E vamos combinar, seria até sem graça. Para ter casa de novela, só pagando alguém. Vamos curtir nosso lar, nos dedicar a ele sem neuroses.

Tabela de rotina diária das atividades domésticas

Essa lista tem feito diferença na nossa rotina familiar, espero que faça na sua também.

Preparamos com muito carinho um arquivo para você imprimir e montar a sua rotina diária de tarefas domésticas. 😉

 

compartilhe!

0

comente!

Comente!