25 jul 2018

Rotina do sono das crianças na volta às aulas

por
Gabi Miranda

Destaque, Filhos, Sono

sono das crianças

Não sei vocês, mas aqui acho difícil retomar a rotina do sono das crianças. Aliás, sei da importância de manter a rotina dos pequenos inclusive nas férias. E não sei como tudo foge do controle.

Estou cansada de saber que ter uma rotina do sono é um dos principais fatores que colaboram com a saúde, o crescimento e desenvolvimento das crianças. E depois do episódio que tivemos no primeiro semestre com o Benjamin, devia ter aprendido a lição. Contei AQUI que fomos chamados na escola porque Benjamin estava sofrendo de falta de atenção.

Mas com o período de férias não consigo manter os horários regrados, especialmente porque o Benjamin adora ver um “filminho” e os melhores passam à noite. Eu acabo afrouxando e deixando ele ver TV até mais tarde. Afinal, se não viajamos, para que servem as férias?

Leia também: como regular a rotina de sono com a volta às aulas

Há uma semana para retomar as atividades escolares, resta-nos estabelecer a ordem novamente. E depois ter paciência com o período de adaptação das crianças. Porque com certeza, na hora de acordar cedão para ir à escola, estarão com sono e vão ficar irritadas. Sobra para nós, pais, administrar a situação. A verdade é que quanto mais estável a rotina de sono for mantida, mais fácil será a readaptação no período de volta às aulas. Por isso, o ideal é que o horário de sono seja igual todos os dias, com variação máxima de uma hora. E isso vale para os finais de semana. Quando a criança dorme bem, ela tem mais disposição e bom humor para aproveitar o dia, seja na escola ou em casa.

Rotina do sono das crianças na volta às aulas

Mas quando o assunto diz respeito à escola, muda de configuração. O sono é fundamental para que a criança tenha uma aprendizagem de qualidade. Pois, o tempo todo as crianças são submetidas a algo que nunca vivenciaram, além de novos estímulos. E o sono é fundamental para que todas essas experiências sejam transformadas em aprendizado.

Vale lembrar que é durante o sono que as crianças solidificam o aprendizado e, crianças que não têm noites bem dormidas, apresentam dificuldades de aprendizado além de ficarem irritadas, chorosas e com baixo rendimento nas atividades.

sono das crianças

Noites bem dormidas

O ritmo para recuperar a rotina de sono pode variar para cada criança mas, geralmente, é necessário pelo menos uma semana para que tudo volte ao normal. A falta de sono pode acarretar irritabilidade e agitação, além de redução das funções cognitivas, piora da inteligência, memória e atenção.

O acúmulo de noites mal dormidas pode retardar o crescimento pôndero-estatural nas crianças. Afinal, há redução da liberação do hormônio GH (responsável pelo crescimento), pois o mesmo é secretado durante estágios profundos do sono de ondas lentas. As medidas de higiene do sono são sempre importantes e podem ajudar bastante nesses momentos.

Leia AQUI sobre higiene de sono

Para isso, é importante lembrar de alguns cuidados: Ter horário para dormir e para acordar; manter o quarto como um local tranquilo e utilizado apenas para dormir; evitar celulares, televisões, refeições pesadas e brincadeiras agitadas pelo menos duas horas antes da hora de dormir.

É importante criar um ritual de atividades tranquilas que devem ser feitas antes de dormir. Como por exemplo: tomar um banho quentinho, escovar os dentes, massagem, ouvir uma história ou uma música relaxante.

Qual a quantidade de sono recomendada para cada período da infância

compartilhe!

0

comente!

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.