17 set 2018

Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu em 2017

por
Gabi Miranda

Destaque, Maternidade, Trabalho

No dia 15 de setembro de 2017, fui demitida da empresa para qual trabalhei há mais de 8 anos. Na época, meu marido também estava desempregado, meu atual chefe sabia e me demitiu alegando corte da maior despesa da área. Não vou mentir. Apesar de ter desejado muito ser demitida, naquele momento, eu fiquei puta da vida. Não fiz tentativa nenhuma para ser forte. Chorei. Desabei. Fui tomada por muitos sentimentos. Contraditórios até. Era uma sexta-feira. E me dei o direito de sentir todos os sentimentos ruins naquele final de semana. Eu ainda não tinha certeza que ser demitida seria a melhor coisa que podia me acontecer.

ser demitida foi a melhor coisa

Na segunda-feira, acordei e decidi virar a página. Enfim, comecei a pensar em todas as possibilidades que estavam à minha frente. Antes de qualquer decisão, a primeira coisa que fiz, foi aproveitar as minhas férias na Itália com a minha família. E fui feliz em ver quantas coisas fascinantes o mundo oferece.

Fui demitida às vésperas das minhas férias. Sabe o que é isso? Aquilo que acontece para nos mostrar que a vida não pode ser controlada.
S U R P R E S A! Ela pode ser boa ou ruim. Com o tempo eu percebi que aquele episódio tinha sido uma boa surpresa. Uma grande oportunidade. Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu!

Leia também: fui ao meu velório e renasci

O Universo conspira a nosso favor

Há meses eu vinha falando para o marido que queria pedir as contas. Quando, enfim, tinha tomado coragem, meu marido foi demitido. Voltei 10 casas e fiquei firme no meu emprego. Embora eu estivesse infeliz, agradecia todos os dias por aquele emprego. Afinal, eu trabalhava numa ótima empresa, tinha vários e ótimos benefícios, meu salário era bom, tinha amigos.

Acontece que quando você não age, o Universo age por você. Quando você pede muito por algo, o seu desejo é realizado. Deus ouve nossas preces. Mesmo que elas não sejam direcionadas a Ele. (Por isso é importante tomar cuidado com os pedidos que fazemos). E como dizem, Deus fecha uma porta e abre janelas. No entanto, a sensação de ser demitida é ruim. É semelhante a um luto. Surge um sentimento de impotência, de incapacidade, uma vez que você foi o escolhido para não vestir mais a camisa da empresa. Resta-nos, portanto, aceitar. Afinal, como dizem, “aceita que dói menos”.

Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu

ser demitida foi a melhor coisa

Quando nos deparamos com um problema, dificilmente enxergamos as oportunidades. Raramente, contemplamos um fato ruim como um impulsionamento. E por medo, acabamos perdendo chances maravilhosas. É aí que está o nosso maior problema. Os sonhos tem mais chances de serem realizados, quando acreditamos nele. Principalmente, quando decidimos, mesmo com medo, dar o primeiro passo. Às vezes o sonho parece grande demais, aparentemente inalcançável. Porém, basta dividir esse sonho em partes. Em pequenas tarefas que podem ser começadas hoje. Porque sonho é sobre pequenas decisões que você toma hoje.

Em poucos dias da minha demissão, consegui enxergar que aquele episódio tinha sido a melhor coisa que tinha me acontecido. Era um presente. E tenho certeza que foi uma intercessão do Universo. Uma força Divina me dizia que tudo ia dar tudo certo, que os caminhos seriam tortuosos e cheios de buracos e pedras. Porém, eu chegaria em algum lugar. Algo muito forte me dizia que havia coisas bonitas me esperando a frente, bastava acreditar. Demorei uma vida inteira para aprender isso, mas é verdade! Quando a gente acredita, pode crer que as coisas acontecem.

O que eu fiz durante esse um ano

Fiz uma viagem de 20 dias para a Europa com a família. Voltei e fiz um curso voltado para o empreendedorismo materno. Comemorei o fim de ano. Fiz um plano de saúde familiar.

Leia também: coisas que mudaram quando parei de trabalhar fora

 

ser demitida foi a melhor coisa

Abri uma empresa com meu marido, a Mirtilo Comunicação, voltada para produção de conteúdo e marketing digital, que hoje conta com 12 clientes fixos e alguns clientes de jobs extras. A empresa tem oficialmente 7 meses e quando paro pra pensar nisso, lembro que eu nem sabia por onde começar.

O grande impulso foi da Marina, lá do curso de empreendedorismo, quando cheguei com uma ideia e ela falou: você não escreve? Não é o que você ama fazer? Por que você está indo para esse lado? Vai fazer o que toca seu coração. Outra propulsora e incentivadora dessa ideia foi a Micheli. Duas pessoas que sempre serão lembradas dessa minha jornada.

ser demitida foi a melhor coisa

Passei mais tempo com meus filhos e no meu lar. Enfim, viajamos mais vezes. Dediquei-me ao blog, que é outra parte do meu trabalho de escrita. Aprendi a fazer um feijão delicioso. E bolo de laranja e de cenoura. Não tenho muito mais tempo livre que eu imaginava que teria com meus filhos. E trabalho mais do que eu trabalhava quando era CLT. No entanto, hoje tenho uma liberdade que não tinha no meu ex-emprego.

Nasceu uma empreendedora e o que será do futuro?

ser demitida foi a melhor coisa

Rá! A pergunta de um milhão. Muitas pessoas me perguntam “você não tem medo?”. Lógico que tenho! Mas eu vou com medo mesmo! Diariamente tomo uma dose de coragem para enfrentar esse medo de fracassar. Não tenho certeza de nada. Se eu precisar voltar ao mercado de trabalho, volto! A única certeza que eu tenho nesse momento, é que agora eu não quero aquela vida novamente. Prefiro pensar que nasceu uma empreendedora e isso não tem volta. Quero ser feliz.

Sobretudo, será assim com todas as outras coisas da vida. Um dia podemos errar. Podemos tomar decisões mal calculadas. Deixar alguma tarefa cair por terra. E adivinha só! Vai ficar tudo bem. Só da morte não damos conta. Enquanto tivermos o amanhã, teremos outro dia. Então, aparecerá outra oportunidade. Outra chance.

A Mirtilo ainda é um bebê e com ela nasceram outros sonhos. Vai ser fácil? Não! Mas sei que valerá a pena, como valeu até agora. E quero sempre lembrar de fazer uma pausa, como agora, para apreciar o caminho e perceber as coisas que vivi e aprendi. Abraçar essa jornada porque ela é autoconhecimento. Ela nos provoca a olhar para dentro de nós, a nos questionar o que queremos da vida. E as pedras no caminho existirão, mas há flores também.

Leia também: cinco coisas que você não deve contar a ninguém

compartilhe!

6

comente!

6 respostas para “Ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu em 2017”

  1. sacadademae disse:

    Que jornada bacana! Parabéns!!!

  2. […] segunda-feira quando disse que ser demitida foi a melhor coisa que me aconteceu, tenho recebido lindas mensagens de seguidoras. Pessoas que me conhecem apenas pelo blog e redes […]

  3. MARIA GABRIELA CARAM disse:

    Parabéns! 🙂
    Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. – Mateus 6:34

    Muito feliz por ver você feliz.

  4. Dani disse:

    Emocionei com seu relato. Comecei a te seguir por conta da Mari Brancatti. Dá gosto de seguir pq vc é inspiração. Vc é gente como a gente e nos dias de hoje de rede social é bom pra quem tá tô lado de cá. Passei por algo parecido. No início dessa crise fui demitida da empresa que trabalhava (empresa de um parente) Por conta de custo. Um mês depois 2 dias antes das férias da família meu marido foi informado que seria demitido na volta. Ficamos 1 ano sem emprego. Foi um ano que nem gosto de lembrar mas passou e estamos bem e empregados. Te desejo todo o sucesso 🙂

    • https://bossamae.com.br/novo/wp-content/themes/bossa-mae/img/img-coment.png Gabi Miranda disse:

      Dani,
      Fiquei emocionada com o seu comentário. Esse é o tipo de coisa que é como uma injeção de ânimo pra mim.
      Se você diz que eu a inspiro, não sabe o quanto vc me inspira a continuar essa jornada sendo quem sou e tentando melhorar cada dia mais.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      beijos

  5. Nayane disse:

    Orgulho da mãe e profissional que vc é!
    Continueeeeeee, a vida reservou o melhor pra vc!
    Merecedora de todo sucesso….

Comente!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.